MundoZ! Portal de Conteúdo.

Carros

Pandemia faz consumidores procurar seguro auto mais em conta

A diminuição da renda das famílias aliada ao aumento das incertezas mudaram muito o perfil do consumidor que contrata o seguro de automóvel no Brasil.
Tempo de leitura: 4 minutos

A crise causada pela pandemia do Covid-19 fez com que os consumidores procurassem seguros de automóveis (seguro auto) mais baratos.

A diminuição da renda causada pelas incertezas do atual cenário no país, mudou o perfil das pessoas que buscam por seguro auto, além disso, o valor médio das renovações também teve uma diminuição de 15%, em média.

Veja também

Como é calculado o valor do seguro de carro
Formas de pagamento do seguro auto
Quais são os documentos para fazer seguro de carro

Houve um aumento significativo na contratação de apólices de seguro auto com pacotes mais enxutos, um incremento da ordem de 45%.

Agora, a preferência dos segurados é pelas apólices que cobrem apenas sinistros como furto e roubo. Este é o resultado do levantamento feito pela Insurtech, uma start-up de tecnologia focada no segmento de seguros.

Segundo o levantamento, este aumento está ligado a diminuição do poder de compra da população e também à redução do deslocamento das pessoas, causado pelos sucessivos lockdowns. Estes fatores acabaram fazendo com que grande parte dos consumidores deixasse de lado a renovação do seguro compreensivo, aquele que além de furtos e roubos também cobre sinistros de colisão.

Outra alteração de comportamento verificado na pesquisa, foi a busca por maior número de parcelas nos contratos de seguro auto:

Antes da crise do Corona Vírus, apenas 38% dos consumidores parcelavam o seguro em dez ou mais vezes, contra 43% agora.

Ainda houve uma queda em torno de 15% no preço da renovação do seguro para carros usados, ao passo que para os carros novos, a redução foi de 5%. Essa diminuição de preços só não foi maior, porque as empresas do segmento de seguro automotivo, costumam trabalhar com horizontes de longo prazo. Por exemplo, o valor de um seguro, contratado hoje, deve considerar uma projeção de no mínimo doze meses. E ainda temos um cenário de grande incerteza pela frente, ressalta a pesquisa.

Além disso, uma mudança na forma como as seguradoras fazem a avaliação de um veículo também contribuiu para a redução dos custos, e isso se deve ao processo de digitalização das empresas do setor, imposto pelas medidas de restrição durante a pandemia. Hoje é possível enviar fotos de celular para as empresas de inspeção veicular.

Isso indica que a oferta de produtos mais adequados as necessidades dos consumidores deve aumentar a partir de agora.

 

...

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

RELACIONADOS

159 mil automóveis Tesla podem apresentar falhas por causa de 'memórias gastas'

Mesmo se receberem correções, os carros com chips ainda podem apresentar problemas no futuro.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Carros

Carros

Honda Civic Type R 2022
Honda Civic Type R 2022 na cor azul.

Honda Civic Type R 2022

Tudo o que sabemos sobre a 11ª geração do modelo.
Carros

Carros

Vai trocar de carro

Vai trocar de carro? Veja as nossas dicas para se dar bem

Descubra como conseguir os melhores preços na hora de comprar seu carro novo ou semi-novo.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Carros