MundoZ! Portal de Conteúdo.

Carros

Cotação de seguro auto. Quais são os tipos de seguro de carro

Tudo o quê você precisa saber sobre a contratação de seguro de automóveis.
Cotação de seguro auto. Quais são os tipos de seguro de carro

O suporte das corretoras de seguros é uma peça fundamental na hora da contratação de uma apólice de seguros que neste artigo vamos denominar como 'seguro auto'. É possível fazer a contratação das seguintes modalidades de seguro: completo/compreensivo, seguro auto roubo, seguro de acidentes pessoais para passageiros, seguro para terceiros, a instalação de rastreadores, bloqueadores ou localizadores.

Quem pode fazer a contratação do seguro automotivo

Qualquer pessoa proprietária de um veículo pode contratar o seguro auto. Pessoas que tenham interesse em proteger seu automóvel contra qualquer tipo de sinistro ou roubo, por exemplo, podem fazer a contratação do seguro de carro.

Os tipos de seguro para automóveis que estão disponíveis no mercado

Modalidades de seguro como o 'auto jovem' é um produto que visa oferecer suporte completo, além de garantia de um seguro para o público jovem que está fazendo a contratação de uma apólice de seguro auto pela primeira vez.

Essa modalidade de apólice de seguro é ofertada por algumas seguradoras do mercado. Sendo que na hora de concluir a contratação, provavelmente, a seguradora vai solicitar que o contratante faça um curso de direção defensiva.

Já a modalidade de 'seguro auto mulher' destina-se exclusivamente ao público feminino, tendo coberturas formatadas às necessidades mais comuns das mulheres, principalmente quando se trata de trânsito e carro. E isso ocorre porque o público feminino é considerado mais 'zeloso' quando está no trânsito, tendo um índice de sinistralidade muito mais baixo.

Seguro carro usado

O seguro para carro usado tem somente uma particularidade que o difere do seguro para automóvel zero quilômetro. Na hora de fechar a contratação, se não for para renovação, o contratante deverá fazer uma vistoria prévia no veículo. Uma exigência das seguradoras para que tenham uma análise completa do carro usado.

Mais sobre: seguro de carro usado.

Seguro para carros financiados

A modalidade de seguro para carro financiado é igual ao seguro para carros já quitados. A única diferença está no caso de ser preciso receber a indenização para sinistros com perda total. Existem duas formas para receber um pagamento integral de indenização em caso de apólices de seguro de carros financiados.

Na primeira forma: o segurado deve fazer a quitação do saldo devedor do financiamento junto a financeira ou montadora e liquidar a dívida. A outra é forma é onde a seguradora faz a quitação do saldo devedor do financiamento diretamente com a instituição financeira que administra o financiamento do automóvel e na sequência o segurado recebe a diferença dos valores.

Veja mais sobre seguro para carros financiados.

Seguro Auto PCD

Todos os públicos precisam ser atendidos por modalidades de seguros adequados para as suas necessidades, e neste contexto entra o seguro auto PCD.

Apólices de seguro para carros com isenção possuem certas particularidades importantes que precisam ser conhecidas antes da contratação. Existem muitas pessoas que simplesmente não sabem que podem comprar automóveis com isenção e na sequência fazer a contratação de um seguro auto PCD.

Mas é preciso ficar atento, da mesma forma como comprar automóvel com isenção, fazer seguro auto PCD não se destina a qualquer pessoa. Há grupos bem específicos de consumidores que de fato podem acessar esse direito. A contratação do seguro auto PCD está disponível apenas para aquelas pessoas que tenham limitações físicas ou mentais.

Mais Sobre: Seguro auto para pessoas com deficiência

Como fazer seguro auto

Para fazer a contratação de um seguro auto, a primeira providência é contatar uma corretora de seguros idônea e solicitar uma cotação. A empresa irá solicitar algumas informações antes de fazer a cotação de seguro auto, como informações pessoais, detalhes sobre o automóvel e sua utilização. Essas informações ajudam a seguradora a precificar o valor do seguro.

Documentos para fazer seguro auto

Para facilitar o pedido de cotação de seguro online é sempre bom estar munido dos seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) - o documento do carro, CPF e, se for a renovação do seguro, tenha sua última apólice em mãos, pois, nela constam algumas informações importantes, como a classe de bônus, a última seguradora contratada, além da vigência da apólice.

Veja aqui sobre a documentação para fazer o seguro auto.

Formas de pagamento do seguro auto

Ao fazer a contratação do seguro auto, existem muitas possibilidades de pagamento, tais como: débito em conta, parcelamento por cartão ou boleto bancário. Cada empresa seguradora tem suas próprias regras para pagamento, principalmente para o parcelamento do seguro auto, diante disso, é difícil especificar em quantas parcelas o valor poderá ser quitado.

- Mais sobre formas e parcelamento de seguro de automóveis.

Quando o seguro auto passa a valer

A validade da apólice de seguro do seu automóvel inicia e acaba às 00h das datas que são especificadas na apólice. Sendo que em certas circunstâncias, as seguradoras exigem a vistoria prévia do veículo para fazer a avaliação do risco e estado do carro antes da contratação.

A importância de contratar um seguro auto

Um seguro auto faz com que o segurado tenha uma proteção adicional que vai além dos problemas mais conhecidos, como os sinistros. A contratação de um seguro auto garante maior tranquilidade para estar amparado em diversas outras situações.

Como é feito o cálculo para o seguro de carro

Os fatores que influenciam no valor do seguro de automóvel. Muitos fatores são levados em conta na hora de se apurar o valor do seguro auto, sendo os principais: o modelo do veículo, coberturas e perfil do segurado e a região de circulação. E no quesito 'perfil do segurado' certas características possuem grande importância, como idade, sexo, estado civil, local onde reside e local onde trabalha.

Qual é o preço do seguro auto no Brasil

A média de preço para o seguro auto no Brasil, entre as versões mais populares, gira em torno de R$2.600, na data de publicação desta matéria. Mas esse valor pode sofrer alteração segundo o modelo do automóvel, a versão, ano em que foi fabricado e o perfil do condutor. O preço geralmente se baseia num perfil médio: homem, 35 anos, casado e que possua casa com garagem.

Como funciona o seguro de carro

O seguro auto é uma proteção adicional que a pessoa pode contratar para seu carro, para manter-se mais protegido em caso de imprevistos. Existe a possibilidade de contratação de diversas coberturas, num plano personalizado para cada perfil de consumidor.

O tipo de seguro mais adequado para cada pessoa

Existem diversos fatores que são levados em conta para fazer a precificação do valor de uma apólice de seguro auto, mas os principais são: o modelo do carro, a região onde costuma circular, tipos de cobertura e o perfil do segurado. Sendo que sobre o perfil do segurado certas características têm grande importância, tais como a idade, estado civil, sexo, onde reside e onde trabalha.

Sobre a vistoria prévia na hora de fazer o seguro

O procedimento de vistoria prévia costuma ser adotada pelas seguradoras para verificar a real existência do automóvel e, claro, o estado de preservação em que o carro se encontra, isso tudo visando se precaver de fraudes e possíveis eventos evolvendo sinistros duvidosos.

É possível fazer a transferência do seguro?

Uma apólice de seguro é um tipo de serviço onde não há a possibilidade de transferência para um novo proprietário do automóvel em caso de venda do mesmo. E existem alguns motivos para isso, dentre eles estão: os dados da apólice de seguro são pessoais e exercem influência na hora da precificação dos valores da apólice.

Dá para fazer o endosso do seguro?

Endosso é o documento onde são efetuadas as alterações na apólice de seguro auto, quando existir a necessidade. Através do endosso de seguro pode-se formalizar a efetivação de todas as modificações que se façam necessárias ao longo da vigência da apólice.

O prazo de vigência do seguro

A vigência de uma apólice se seguro tem início e fim exatamente às 24 horas das datas que forem estipuladas no contrato da apólice. E quando se trata do prazo de uma apólice de seguro de carro, ela tem duração de apenas 12 meses, a contar da data de contratação.

As coberturas do seguro auto e suas assistências

Cobertura do seguro auto

O pacote das coberturas de seguro auto é definido no momento em que é feita a contratação da apólice de seguro, podendo sofrer alterações no decorrer da vigência do contrato. Embora não seja permitido fazer a inclusão de coberturas adicionais em caso de um sinistro que já esteja em andamento.

Seguro de danos a terceiros

O seguro auto para terceiros serve para indenizar, dentro dos valores especificados na apólice, danos causados em outro veículo ou mesmo a outras pessoas, como pedestres, por exemplo. Com essa apólice de seguro é possível acionar a seguradora para pagar o conserto do automóvel ou mesmo a indenização.

Seguro para condutor adicional

Esta é uma das coberturas que tem mais importância e que devem ser mencionadas numa negociação de apólice de seguro auto: o condutor adicional. Também é um dos fatores que costumam incidir sobre o preço final do seguro do automóvel, por estar diretamente relacionada ao risco de sinistralidade, principalmente no que tange a colisões.

Seguro contra roubo e furto

A apólice com cobertura para roubo e furto, é o seguro mais comum existente no mundo do seguro auto. Existem até mesmo modalidades de seguro auto focadas inteiramente para esse tipo de sinistro, e que são justamente as opções mais baratas do mercado. E como não contemplam as demais proteções, como colisões e o seguro para terceiros, o preço costuma ser bem menor.

Seguro de carro reserva

A apólice com cobertura para carro reserva reduz o inconveniente de se ficar sem o carro em caso de um sinistro de grandes proporções. Sendo que o carro reserva poderá ser acionado para cobrir a falta do automóvel em caso de acidente, roubo ou furto.

Sobre a indenização de seguro

A indenização do seguro deve ocorrer na existência de um sinistro, seja este de perda parcial ou total do veículo. A indenização do seguro em caso de uma perda parcial ocorre da seguinte forma: houve a batida do automóvel e existe a necessidade de reparo. O valor total destinado ao reparo é de R$10.000 e o preço da franquia é de R$3.000. Neste caso, o segurado arca apenas com o preço da franquia.

Mas em caso de haver perda total do automóvel, a seguradora deve arcar de forma integral com o valor do carro, seja por conta de uma colisão onde o valor do conserto é superior a 75% do valor do veículo ou quando o carro foi roubado e não foi recuperado.

Seguro auto com assistência 24 horas

O seguro com assistência 24 horas é uma apólice oferecida por todas as seguradoras do mercado. Com esta apólice, o contratante tem o direito de acionar o seguro visando solucionar ou amenizar problemas pontuais do veículo, como problemas mecânicos, por exemplo.

A renovação do seguro de carro

A renovação do seguro auto exige que um novo contrato seja firmado com a seguradora, ou seja, depois do período de 12 meses, especificado na apólice de seguro, será preciso efetuar a contratação de uma nova apólice de seguro auto.

Seguro auto - Classe de bônus

Classes de bônus são usadas na ocasião de renovação de apólices de seguro auto. Costuma ser um 'indicador de experiência' do seguro. As classes de bônus funcionam da seguinte forma: a cada ano que o segurado passa sem apresentar sinistro, ganha um (01) ponto, que é chamado de classe de bônus.

O que é considerado como sinistro e como acionar seguro?

Seguro auto - O que é um sinistro?

É considerado como sinistro toda a ocorrência que tenha cobertura especificada na apólice de seguro auto contratado.

Como acionar o seguro auto?

O ato de acionamento do seguro do automóvel pode ocorrer durante a vigência do contrato. Caso aconteça algum sinistro, como colisão com perda parcial ou total do veículo, ou ainda qualquer ocorrência prevista na apólice, o contratante deverá entrar em contato com a seguradora para fazer a comunicação do sinistro e acionar o seguro.

Sobre a franquia do seguro de carro

A franquia trata sobre o valor estipulado na apólice e que representa a participação que o segurado terá nos prejuízos de um possível sinistro com perda parcial. Por exemplo: um seguro, dependendo do perfil do contratante e do plano contratado, dentre muitas outras informações, pode ter o preço de franquia de R$3.000. E se por acaso houver um sinistro em que os custos de reparo sejam de R$8.000, por exemplo, o segurado deverá arcar apenas com R$3.000, enquanto a seguradora deverá responder com o restante desse valor – R$5.000.

Veja aqui: Como receber a indenização do seguro em caso de perda total de carro financiado

Seguro Auto - Como se define a perda parcial?

Perda parcial se dá quando o automóvel sofrer algum tipo de avaria com danos onde os custos de reparo não atinjam 75% do valor especificado na Tabela Fipe.

Seguro Auto - o que é perda total?

No caso de o veículo sofrer um acidente de grande monta, como aqueles provenientes de colisão, onde os valores de reparo sejam superiores a 75% do valor do automóvel, isso será considerado como uma perda total.

...

MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

RELACIONADOS

159 mil automóveis Tesla podem apresentar falhas por causa de 'memórias gastas'

Mesmo se receberem correções, os carros com chips ainda podem apresentar problemas no futuro.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Carros

Carros

Honda Civic Type R 2022
Honda Civic Type R 2022 na cor azul.

Honda Civic Type R 2022

Tudo o que sabemos sobre a 11ª geração do modelo.
Carros

Carros

Vai trocar de carro

Vai trocar de carro? Veja as nossas dicas para se dar bem

Descubra como conseguir os melhores preços na hora de comprar seu carro novo ou semi-novo.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Carros