Seguro de carro usado: Como funciona?
- Proteger o patrimônio é uma estratégia muito importante, mesmo que se trate de um automóvel usado.
- Tempo de leitura: 4 minutos.
- MundoZ! Carros & Motos
- Atualizado: Terça, 23 Março 2021 17:12
- Views: 3.226
Muita gente sonha em ter seu próprio carro para não depender mais do serviço de transporte coletivo. Entretanto, a maioria das pessoas não se preocupa em incluir o valor do seguro na conta, antes de comprar seu carro usado.
Mas a grande questão é: como funciona o seguro do carro usado?
Quais as exigências e critérios das seguradoras na hora de vender uma apólice de seguro para carro usado? Estas são algumas das dúvidas mais comuns dos consumidores, e vamos ajudar a esclarece-las neste artigo.
- Cotação de seguro auto. Quais são os tipos de seguro de carro
- Como receber a indenização do seguro em caso de perda total de carro financiado -
- Seguro para carro financiado: Como funciona?
A questão mais relevante na qual você precisa prestar a atenção no que tange a seguro de carros usados é justamente a diferença entre este tipo de seguro e o seguro veicular para carros novos.
E um dos principais pontos neste caso diz respeito ao valor do seguro do carro usado, que geralmente é mais barato se comparado com o seguro para veículos novos.
Valor do seguro para carro usado
Sendo que o valor da apólice vai depender da modalidade que foi contratada, e claro, do ano de fabricação do carro usado, além do perfil do motorista, como idade, sexo, se já esteve envolvido em acidentes e outros detalhes que são avaliados por cada seguradora em particular. Mas o que realmente faz a diferença nesse caso é o risco que a seguradora pode ter em cobrir possíveis sinistros que podem ocorrer quando [a seguradora] vende uma apólice de seguro para carro usado.
E partindo deste ponto, o comprador precisa estar atento à documentação do veículo, assim como às exigências de cada seguradora (elas podem divergir de uma empresa para outra), que oferece contrato de seguro para carros usados.
Seguro para carro usado - tempo de fabricação
Outra coisa importante a saber é que seguradoras que oferecem este tipo de apólice costumam fechar contratos somente para os veículos com até 15 anos de uso, no máximo. Isso quer dizer que aqueles veículos muito antigos ou que estejam em mau estado de conservação ficam fora deste tipo de apólice.
Mas como o maior interesse das seguradoras é justamente VENDER apólices de seguro, claro que existem algumas exceções a esta regra, como, por exemplo, para proprietários de carros antigos que são parte de coleções, existem empresas de seguros que oferecem modalidades de apólices específicas para este tipo de cliente.
...