Tecnologia

Como conseguir seguidores no Instagram - principais dicas

Para obter mais seguidores no Instagram, seu conteúdo e conceito precisam estar bem definidos.
Tempo de leitura: 6 minutos

Em 2010, Kevin Systrom e Mike Krieger lançaram um serviço gratuito para compartilhamento de fotos na internet, que eles venderam apenas dois anos depois para o gigante das redes sociais Facebook, pela soma recorde de um bilhão. Estamos falando do Instagram, a rede social que se concentra no compartilhamento de imagens. Naquela época, havia apenas 12 funcionários trabalhando em um site que acabou ultrapassando 500 milhões de usuários ativos em junho de 2016.

Celebridades como astros do esporte, atores e modelos descobriram o potencial do Instagram, nesse sentido, e eles usam o Instagram como uma ferramenta de marketing, que tem aumentado sua influência desde 2013, quando o Instagram introduziu a ferramenta de publicação de vídeos curtos.

RELACIONADO: Os Melhores sites para comprar seguidores no Instagram em 2021.

Essas celebridades postam selfies regulares de sua vida privada e profissional, deixando que seus seguidores tenham uma ideia sobre suas atividades diárias. Ao fazer isso, eles despertam e aumentam cada vez mais o interesse das pessoas e, por sua vez, conseguem ainda mais seguidores no Instagram.

As empresas, por outro lado, tendem a ser bastante restritas no uso do Instagram, principalmente porque a rede social do Facebook não atualmente não disponibiliza perfis para usuários corporativos.

Isso significa que nenhuma informação comercial pode ser exibida nos perfis de usuário. Mas, desde que você tenha a estratégia certa, o Instagram pode ser uma ferramenta muito útil para a sua empresa quando se trata de marketing digital.

As melhores dicas para conseguir seguidores no Instagram

A princípio, conseguir muitos seguidores no Instagram em um curto espaço de tempo parece um processo fácil se você acreditar nos inúmeros artigos e tutoriais dedicados a este tópico e que estão publicados pela internet a fora.

RELACIONADO: Como criar uma hashtag no Instagram

"Eles fazem promessas como '500 novos seguidores em uma hora, 10.000 em uma semana - tudo com a ajuda de 'um truque simples'".

Além disso, uma das táticas mais simples para conseguir muito mais seguidores no Instagram é comprar seguidores com através de serviços como o "Compraseguidores". Você pode subir de forma rápida a quantidade do seu público entrando dessa forma, mas aqui neste artigo você vai aprender de forma manual a como conseguir aumentar seus seguidores no Instagram.


Otimize ao máximo seu perfil e conteúdo do Instagram

Para ganhar mais seguidores no Instagram, seu conteúdo e conceito devem estar bem definidos.

Lembre-se de que todas as suas postagens representarão sua empresa e sua marca, portanto, devem estar focadas nas características mais distintas que diferenciam o seu negócio.

É interessante que você reserve um tempo para encontrar o seu motivo ou assunto adequado. Se você estiver em dúvida sobre isso, é melhor não postar nada, ainda mais se não houver uma motivação clara para fazer isso.

Assim também, como o Instagram é predominantemente focado em fotos e vídeos, nem é preciso dizer que a qualidade das suas imagens, gráficos e vídeos é muito importante.

Por outro lado, ao contrário das celebridades e artistas que postam selfies a toda hora, você deve garantir que seu conteúdo seja enviado com a melhor qualidade possível (até 2048 x 2048 pixels).

Ao fazer isso, você também pode evitar o uso dos filtros típicos do Instagram, que os usuários mais assíduos detectam a quilômetros de distância.

Como todas as páginas de rede social que você administra, sua conta do Instagram deve ser considerada seu carro-chefe. Escolha um nome de usuário adequado e uma imagem de perfil significativa para despertar o interesse dos usuários e criar uma identidade de marca.

Desde que se adeque ao que sua empresa oferece, pode valer a pena usar um tema fornecido pelo próprio Instagram para a sua conta, como comida, fotografia, animais ou moda.

Perfis de profissionais que focam num tópico específico - e se dedicam à ele - tendem a conseguir mais seguidores. Se você puder garantir uma mistura harmoniosa entre conceito e postagens, construirá uma confiança em sua base de fãs, levando a mais curtidas, comentários, compartilhamentos e, finalmente, mais seguidores no Instagram.

Tente usar as hashtags certas para conseguir seguidores no Instagram

Hashtags são o melhor meio de organização de 'comunidades' do Instagram. Ao utilizar as hashtags (palavras-chave), você pode organizar suas postagens por tema dentro da plataforma. Mais importante ainda é encontrar hashtags que se encaixem bem no seu assunto e em seus posts de imagem e vídeo.

Não tenha medo de dar uma olhada no perfil de seus concorrentes em busca de inspiração - ainda mais se eles estiverem ativos no Instagram há muito mais tempo do que você. Mas também é essencial fazer sua própria pesquisa.

O site 'top-hashtags.com' é ótimo para encontrar os números de utilização das hashtags mais populares, e é atualizado diariamente.

As principais hashtags incluem termos como:

#amar
#instagood
#tbt
#fotododia
#moda

Você deve ter em mente que as hashtags mais populares também têm a maior concorrência, o que significa que uma boa combinação entre hashtags populares mais comuns e suas próprias hashtags é o melhor caminho pois permite ter um certo equilíbrio.

Para a maioria das imagens e videos, 5 a 10 hastags serão mais do que suficientes para aumentar seu alcance sem incomodar os usuários. Além disso, para controlar suas hashtags e evitar ter que digitá-las manualmente toda santa vez em que você for fazer uma nova postagem, aplicativos como o 'TagsForLikes' podem ser muito úteis. Esses apps permitem que você salve suas hastags e só copie e cole na hora de fazer novas postagens.

Para ter mais seguidores faça networking no Instagram

Assim como em qualquer rede social, compartilhar e trocar informações com seus seguidores diariamente é uma das tarefas mais importantes. Essa também é a maneira mais fácil de aumentar o número de seguidores no Instagram.

Ao postar perguntas e frases de que servem como chamariz em suas fotos ou vídeos, você pode motivar os usuários a comentar em seus posts. Quanto mais original você puder ser com isso, melhor, assim como, se você também puder fazer isso usando uma hastag própria, poderá criar sua própria 'identidade de marca' ou até mesmo lançar uma nova tendência.

 

Há outra chave central para o sucesso quando se trata de fazer publicações no Instagram: o tempo.


Você pode ter a melhor postagem de todos os tempos, com hashtags incríveis e únicas com potencial de ininciar um excelente debate em torna da sua marca, mas se você postar no horário errado, ou seja, enquanto a maior parte de seus seguidores e demais usuários estiver offline, o resultado será insignificante.

O Instagram pode mostrar os dados do seu perfil com todas as informações dos seus usuários, então seria interesante tirar proveito disso na hora de fazer o seu planejamento de postagens.

Serviços como 'Iconosquare' oferecem uma ampla gama de estatísticas sobre a atividade de seus seguidores e o sucesso de suas postagens. Explorar essas estatísticas pode ajudá-lo a otimizar sua estratégia no Instagram.

Também vale a pena considerar as seguintes dicas fornecidas pelo próprio Instagram quando se trata de networking:

Reaja a comentários e curtidas e chame a atenção dos seguidores no seu Instagram

Antes de tudo, você deve demonstrar interesse em seus seguidores, respondendo aos comentários deles quando e agradecendo-lhes pelo apoio toda vez em que uma postagem atingir um bom número de curtidas.

Faça contatos com outros perfis do Instagram

A interação com outros Instagrammers é na verdade a filosofia vital dessa rede sociais baseada em imagens. Nesse sentido, se você comentar ou curtir os posts dos outros usuários que você segue, terá uma grande chance de ser retribuído. E uma outra boa estratégia também seria ajudar os influenciadores do seu nicho.

Use a Geotagging do Instagram

Informar onde uma foto ou vídeo foi feito pode não ser relevante para todas as empresas. Mas se você está tentando impactar uma região muito extensa, ou mesmo se está focando num mercado menor, numa área geográfica menor, informar o local na hora de fazer as postagens poderá ajudar a obter mais credibilidade de seus seguidores e alcançar seu público alvo com mais facilidade.

Vincule sua conta do Instagram a outras contas de rede social

Se você também estiver presente em outras plataformas, vale a pena vinculá-las ao seu perfil do Instagram. Mas certifique-se de oferecer também conteúdo exclusivo para cada rede social individualmente, não cometa o erro de postar a mesma imagem em várias redes sociais.

Coisas a evitar se quiser conseguir seguidores no Instagram

Regras e regulamentos à parte, há outras coisas a evitar. Posts mal elaboradas, estratégias de hashtag ruins e postagens excessivas podem ter impactos negativos em sua página do Instagram.

Mesmo que depois seja possível excluir o post, você deve planejar bem, antes de postar, para garantir que seu conteúdo e as hastags usadas sejam interessantes e tenham um objetivo claro.

Você também deve evitar o uso de hashtags muito populares em seus posts e que estejam fora de contexto. Desnecessário dizer que os grupos de hashtags gerados automaticamente raramente alcançam algum resultado interessante.

Como obter seguidores no Instagram: um resumo

As dicas do próprio Instagram, relacionadas abaixo, aumentarão suas chances de elevar o status da sua empresa na plataforma. Então, não entre em pânico se sua contagem de seguidores crescer de forma lenta no início - é altamente incomum ver um aumento repentino e massivo de seguidores em projetos sérios de longo prazo. Preste atenção às seguintes regras básicas em todos os momentos:

- Especialize-se em um tópico específico;
- Crie conteúdo interessante e de alta qualidade;
- Use uma boa combinação de hashtags populares e originais;
- Publique apenas quando tiver algo significativo para dizer;
- Poste apenas quando seus seguidores estiverem realmente online;
- Conecte-se com seus seguidores por meio de perguntas e frases de chamariz;
- Procure criar uma rede com outros Instagrammers e influenciadores populares;
- Vincule sua conta do Instagram a outras contas de rede social que sua empresa administra.

 

...

 

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo