Google+

Tecnologia

Como conseguir mais seguidores no Instagram

10 maneiras de incrementar sua audiência no Instagram rapidamente. Numa época em que as redes sociais já se tornaram mamão com açúcar para muita gente, a importância de plataformas como o Instagram continua crescendo. 

Com base em informações fornecidas pela Statista, em junho de 2018, o Instagram alcançou e ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Mas todo mundo sabe que as frutas mais doces estão sempre nos galhos mais altos e mais difíceis. Determinar o objetivo geral da sua conta do Instagram, criar uma estratégia de conteúdo e promovê-la para então conseguir o máximo de engajamento foram os truques que fizeram maravilhas nos primeiros dias do Instagram.

Mas hoje em dia isso é regra geral e você precisa suar muito a camiseta para aumentar o alcance da sua conta.

E nós temos uma pequena lista de dicas que podem te ajudar a alavancar de maneira um pouco mais rápida sua audiência no Instagran, fazendo com que o retorno do seu investimento seja mais rápido.

Índice

1. Ganhe seguidores, sem precisar seguir ninguém, use as hashtags em todo o seu potencial
2. Junte-se a micro-comunidades
3. Interaja com os principais influenciadores
4. Aproveite ao máximo a tag Localização
5. Siga pessoas que gostam de páginas concorrentes
6. Siga uma grande quantidade de usuários
7. Capriche nas legendas
8. Chamada para a ação
9. Tenha um disciplina
10. Publique nos horários de pico

1. Ganhe seguidores, sem precisar seguir ninguém, use as hashtags em todo o seu potencial

Usar hashtags é uma das maneiras mais eficazes de obter seguidores sem seguir os outros. As hashtags permitem que outras pessoas descubram seu conteúdo.

Você pode ter até 30 hashtags para cada postagem para aumentar sua exposição. No entanto, marcar hashtags aleatórias não é muito legal, seja original e crie as suas próprias.

A maneira mais fácil de criar hashtags relevantes e atrair mais seguidores é explorar as hashtags mais específicas e que se ajustam à sua conta do Instagram. Se você procurar #esportes, #fitness, confira outras hashtags marcadas na postagem. Veja o que é tendência, pois as chances de serem descobertas são muito maiores ao usar hashtags menos genéricas.

Às vezes, pode ser um desafio criar 30 hashtags relevantes, portanto, se for necessário uma pequena centelha de criatividade, você sempre poderá brincar com geradores de hashtag como o All Hashtag, Instavast e outros.

Embora as ferramentas sejam ótimas, você deve sempre escolher as hashtags que melhor se adequam à sua postagem, para que seu conteúdo não fique com cara de spam.

Hashtags funcionam como uma espécie de convite para que as pessoas queiram 'explorar' o seu conteúdo. Então: Seja criativo!

2. Junte-se a micro-comunidades

Desde que o Instagram introduziu a opção para seguir hashtags, acompanhar micro-comunidades funciona como uma ferramenta a mais.

Você já encontrou as hashtags com as quais vai trabalhar e, para ficar atualizado, agora você deve segui-las. Veja a hashtag como um grupo social em que você deseja se encaixar para ser notado.

Comente e inicie conversas e chame a atenção. Depois de ter um número de seguidores sólido e dedicado, você pode dar um passo adiante e criar sua própria micro-comunidade.

3. Interaja com os principais influenciadores

A palavra 'rede' é o grande X da coisa e está na essência das redes sociais - é isso que você deve fazer! Você já encontrou suas hashtags de nicho, suas comunidades de nicho.

E se você foi persistente, provavelmente já sabe quem são os líderes do grupo. Curta, comente, faça perguntas, interaja e veja se você pode estabelecer um relacionamento mutuamente amigável com eles.

O melhor do Instagram (e de outras plataformas de rede social) é que a competição não se trata de roubar um pedaço da torta do outro. É como ... clonar suas tortas e trocar elas com os demais. Faça amigos e promova o conteúdo um do outro, colabore e organize brindes mútuos.

4. Aproveite ao máximo a tag Localização

Embora, a primeira vista, possa parecer que a tag Location do Instagram seja para empresas e para gente imatura que só quer se gabar de onde foram jantar, fotografando os próprios pratos de comida, qualquer Instagrammer pode encontrar grande ajuda por nesse recurso.

Você pode usá-lo como um 'recurso auxiliar das hashtags' e usar locais escolhidos estrategicamente ou marcar o local da foto. Imagine uma pessoa qualquer procurando pelo McDonalds mais próximo e vendo aquele palhaço com aquele sorriso idiota e aquele bigMac sobre a mesa. Será que isso pede um comentário, ou não?

5. Siga pessoas que gostam de páginas concorrentes

Às vezes é impossível ser notado sem dar uma cutucada em alguém. Se sua conta do Instagram é sobre tortas e lanches, é possível que você encontre alguns fãs em potencial na lista de seguidores da conta de tortas de chocolate de algum concorrente seu.

Imagine todas as pessoas que gostariam de ver seu conteúdo em seus feeds, mas que nunca terão esse privilégio só porque ainda não tropeçaram em sua conta. Cutuque-os e siga-os!

6. Siga uma grande quantidade de usuários

Se você é usuário do Instagram há algum tempo, deve ter recebido seguidores aleatórios ou solicitações, certo? Os primeiros o deixaram empolgado, os 15 seguintes foram irritantes, mas logo você percebeu que sua conta é pública...

Isso ocorre porque o sistema seguir / deixar de seguir se tornou uma forma de publicidade amplamente usada e aceita. E ainda é bem eficaz.

Embora o processo seja direto, o Instagram não divulgou publicamente o número máximo vezes que isso pode ser feito por dia.

Especula-se que diferentes fatores entrem em cena, como idade da conta, número de seguidores, envolvimento geral e potencialmente existem mais alguns fatores.

No entanto, parece que 40 falowers por hora é uma quantia segura para uma nova conta, que pode aumentar gradualmente ao longo do tempo à medida que a conta envelhece e ganha mais seguidores.

Você não precisa arriscar sua conta seguindo a quantidade máxima de contas permitida. Todo mundo vai concordar que se você segue 5000 contas e tem apenas 85 seguidores isso parece mais uma spamer, correto?

Então não perca a compostura, aumente os números gradualmente. Alguns param de seguir quando atingem 10 mil seguidores no Instagram, já outros continuam. A ideia é fazer com que a sua conta comece devagar e vá se desenvolvendo com o tempo.

Tome cuidados com apps que prometem conseguir seguidores, eles até parecem uma boa opção, mas é uma estratégia arriscada, pois os termos de serviço do Instagram condenam ações automatizadas.

7. Capriche nas legendas

Contar histórias, expressar sentimentos, criar um cenário de fundo para a sua história ajudam muito. Uma imagem bonita sem legenda ainda é apenas uma imagem. Mas uma ótima legenda é o que transforma uma imagem em história e memória.

As legendas não aumentarão sua exposição, mas serão, de fato, um dos fatores determinantes para o usuário seguir ou não você. Transforme os visitantes em seguidores através de descrições impressionantes das publicações.

Uma foto incrível pode não funcionar sozinha. É por isso que ela precisa de uma legenda que lhe dê sentido. Fotos e legendas andam de mãos dadas.

8. Chamada para a ação

Como o Instagram mudou a maneira como as postagens aparecem na linha do tempo dos usuários, o envolvimento dos seguidores se tornou crucial. Sem envolvimento dos usuários suas postagens serão mandadas para o final da página.

Por outro lado, se o envolvimento dos usuários for alto, suas postagens serão umas das primeiras que seus seguidores verão. É a maneira do Instagram de fornecer aos usuários o conteúdo que eles estão procurando.

Quanto maior a frequência, maior será o envolvimento em suas postagens. Mas as vezes não preciso postar algo muito elaborado, faça uma pergunta aos seus seguidores, faça-os escolher entre duas opções e deixe-os saberem que você se importa com o que pensam.

9. Tenha um disciplina

A consistência é uma das pedras angulares do sucesso. Qualquer que seja a sua frequência de postagem, atenha-se a ela. Publicar muito raramente resultará em baixo envolvimento e crescimento lento da conta, enquanto a repetição de conteúdo  poderá parecer spam e levar à perda de seguidores.

Os melhores Instagrammers publicam uma ou duas vezes por dia e é isso que os pesquisadores consideram como uma boa estratégia. Então, por que reinventar a roda? Se você precisar de ajuda, procure plataformas de agendamento de postagens, como CoSchedule e Later.

10. Publique nos horários de pico

Não dá para ter certeza sobre qual é o horário de mais envolvimento dos usuários. Mas é possível pesquisar os horários de pico que prometem mais curtidas e maior envolvimento, mas é melhor analisar suas próprias estatísticas. Por quê?

Porque, acredite, as fotos de bolos de chocolate atingem o pico em momentos diferentes das fotos das modelos da Victoria Secret!

DICAS EXTRAS

11. Replique o conteúdo de outros usuários usando tags

Você pode anotar os horários que parecem funcionar melhor ou pode usar ferramentas gratuitas como Squarelovin e Union Metrics para fazer as contas para você.

Existem muitas contas populares que vivem do conteúdo de outras pessoas. Não é ruim, desde que o criador receba o crédito e seja etiquetado. É uma situação ganha-ganha. O criador obtém exposição, enquanto a conta de repostagem obtém conteúdo e aumenta seus seguidores.

Os Instagrammers foram rápidos em adaptar a ação de repostagem mesmo para memórias fotográficas pessoais. Uma opção de publicidade simples e gratuita (principalmente) é uma ação onde dois Instagrammers se reúnem e concordam em republicar as postagens um do outro, marcando o criador com uma mensagem.

Essa é uma estratégia muito popular e, quando você pensa sobre isso, vê que é uma estratégia natural utilizada pelos fotógrafos. O artista publica uma foto da sessão de fotos com uma tag da modelo, criando conteúdo para sua própria conta e promovendo a outra pessoa.

A modelo publica uma parte da sessão de fotos por conta própria, marcando o fotógrafo, e isso acaba sendo uma atividade mutuamente benéfica.

Essa mesma estratégia pode ser aplicada por duas contas que tenham um público-alvo parecido.

12. Promoção da sua conta do Instagram em outros canais

Se você deseja conquistar seguidores rapidamente no Instagram, esta dica é para você. Uma funcionária do Buzzfeed escreveu um artigo de exemplo perfeito, promovendo suas contas de mídia social, ao mesmo tempo em que era informativo e profissional.

Ela deixou a impressão de que fez um esforço extra para fazer um favor aos leitores, para responder às perguntas mais frequentes relacionadas a seus conhecimentos, em vez de ficar parecendo uma vendedora. Isso pode convencer os leitores, e se o artigo for realmente bom, sua postagem poderá ser promovida.

Não se limite ao buzzfeed. Pesquise, procure blogs no seu setor, encontre ideias semelhantes no reddit, procure contas no Twitter com os mesmos interesses. Pode não ser fácil encontrar o alvo certo e ainda mais difícil ainda atingir o alvo, mas, quando isso acontece, você pode ver uma explosão na sua conta da noite para o dia.

13. Promova ofertas

A oferta é uma promoção de baixo custo e pode resultar num aumento no engajamento dos seguidores, se bem feita. Como, seguir e marcar um amigo para um brinde grátis de suplemento alimentar? A qualquer momento isso pode ser feito!

As ofertas não apenas aumentarão o engajamento em suas postagens, mas também poderão ajudar a sua conta a ganhar seguidores. Tudo depende de como elas são planejadas e organizadas.

Existem diferentes maneiras de você fazer essa jogada. Você pode aumentar o engajamento e exigir que o usuário colabore como a postagem para participar da oferta, ou pode colaborar com outros criadores que pedem aos seus seguidores que curtam a postagem e sigam o co-organizador da oferta e a co-promoção. Ou você pode simplesmente pedir para marcar um amigo na seção de comentários, portanto, o envolvimento na postagem é alto e novas pessoas serão expostas ao seu conteúdo.

14. Experimente vídeos ao vivo

O mundo já se adaptou à sobrecarga de informações de hoje. As pessoas deixam as informações passarem e as ignoram, se não for fácil filtrar ou entender rapidamente. Um estudo mostra que 80% dos consumidores preferem assistir a um vídeo ao vivo de uma marca em vez de ler um blog, enquanto 82% preferem vídeo ao vivo de uma marca em vez de postagens nas mídias sociais.

Histórias, vídeos gravados e vídeos ao vivo são uma ótima oportunidade para apresentar seus seguidores aos seus bastidores, mostrar sua rotina, contar uma história, organizar uma sessão de perguntas e respostas - tudo isso adiciona mais movimento à sua conta.

Os destaques da história são ótimos para apresentar sua conta aos recém-chegados. Diga a eles o que você faz e por que eles devem seguir você.
As histórias manterão o nome da sua conta no ar e manterão seus seguidores ativos.
Os vídeos podem destacar você na seção explorar, assim como suas postagens regulares.
Vídeos ao vivo fazem mágica quando se trata de construção de comunidades.


Um vlogger de moda pode usar as histórias do Instagram postando pedaços de sua rotina diária como uma história. Comparadas às postagens regulares, as histórias são rápidas, com pensamentos, histórias ou perguntas, enquanto as postagens regulares são de aparência profissional, como você imagina que um vlogger de moda faria.

15. Anuncie no Instagram

Há um ditado que diz: "Você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro". E isso é verdade hoje em dia. Os anúncios do Instagram são uma maneira de aumentar sua conta de maneira simples, mas eficaz, sem fazer nenhum trabalho adicional, além de fornecer conteúdo de qualidade. A publicidade na rede exige pouco esforço, pois você não precisa preparar um material em formato especial.

A era de '' como atingir o público-alvo '' acabou, basta você escolher as características das pessoas que deseja que vejam seu anúncio! A melhor coisa sobre os anúncios do Instagram é a forma como naturalmente eles são incluídos no feed dos usuários, sem serem irritantes.

O custo de exibição de um anúncio altamente segmentado, com particularidades específicas de usuários, é de cerca de R$ 10,00 por CPM (custo por mil impressões), metade da quantia que os mesmos anúncios custariam no Facebook, de acordo com o WordStream .

O melhor da exibição de anúncios no Instagram é o fato de você não precisar gastar todas as suas economias. Você pode facilmente fazer campanhas de R$ 30,00 e ver quanto isso beneficia sua conta e depois decidir se quer aumentar seu investimento em anúncios ou não.

16. Use análises e acompanhe

Existem muitos aplicativos e softwares que podem ser úteis na hora de fazer o acompanhamento de suas ações. Por exemplo, encurtadores de links como Bitly , Buffer e Capsulink são excelentes ferramentas para rastrear qual conteúdo traz mais tráfego para seus links, de onde vêm os visitantes e ajustar suas futuras campanhas de acordo. Além disso, eles permitem que você crie links de marca que podem atrair melhor a atenção de seus clientes, aumentar o reconhecimento da marca e aumentar sua visibilidade online.

É crucial anotar o que funciona melhor para você e o que não funciona, o que leva mais tempo e o que pode ser feito rapidamente, o que você gosta de fazer e o que prefere não fazer. É tudo sobre fazer escolhas e priorizar para ser consistente e bem-sucedido. Você só encontrará sua receita de sucesso testando.

Agora é com você

Essas 11 dicas manterão sua lista de tarefas do Instagram cheia. Como qualquer outra coisa na vida, o Instagram também exige um investimento de tempo ou dinheiro.

E se você puder fazer as duas coisas melhor ainda. Caso contrário, há muitas maneiras para garantir que sua conta do Instagram cresça. Se uma sub-celebridade qualquer pode atingir milhões de seguidores, o mesmo pode acontecer com você.

Luis Carlos Weber
Author: Luis Carlos WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
Editor do eZoop! Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta das novas tecnologias. Sempre com um novo projeto na cabeça.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Imperdível

 

 

Topo