Tecnologia

Comprar seguidores no Instagram - porque você não deve fazer isso

Existem mil e uma estratégias para conseguir aumentar o número de seguidores no Instagram, mas procure ficar o mais distante possível da compra de seguidores.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Comprar seguidores no Instagram - porque você não deve fazer isso

Muita gente tem apostado na desastrosa estratégia de comprar seguidores no Instagram porque querem que suas postagens passem a receber milhares de curtidas, além de conseguir mais e mais clientes achando que com isso vão conseguir ganhar muito dinheiro. Mas o resultado dessa estratégia pode ser, como dissemos, um grande desastre. Isso porque, comprar seguidores tem custo alto e ao contrário do que os sites de venda de seguidores afirmam, geralmente o que o comprador recebe são milhares de perfis fake, e quando são entregues perfis verdadeiros, na maioria dos casos são de usuários que não tem o menor interesse pelo seu conteúdo ou produto.

Como resultado você tem taxas de engajamento muito baixas, além da possibilidade real de ser penalizado pelo Instagram.

Um erro crasso! A tática de comprar seguidores pode até te dar a impressão de que você vai alcançar resultados expressivos num espaço de tempo muito curto, porém, o resultado pode ser extremamente prejudicial a sua marca, pessoal ou comercial.

Elaboramos uma relação de motivos pelos quais você deve ficar o mais distante possível dessa estratégia que tem se mostrado um fracasso total para muita gente que já tentou dar aquele up no perfil e que acabou se ferrando.

1- O Instagram está preparado para identificar seguidores fake.

Parece que seu perfil está começando a decolar, mas, na verdade, todos os seguidores que você acabou de comprar são falsos, coisa que será eliminada na primeira varredura que o Instagram fizer em seu perfil.

Logo que os novos seguidores surgem em seu perfil já dá para perceber que a grande maioria é de usuários falsos, muitos não passam de robôs ou estão desativados.

Na realidade as listas vendidas em 'plataformas especializadas' são feitas apenas para inflar os números, e não tem a menor intenção de criar interações reais. E nem precisamos mencionar que quanto maior for o número de seguidores na lista oferecida, mais alto será o preço cobrado.

O que talvez você ainda não saiba é que o Instagram exige que as interações entre usuários da rede social sejam totalmente autênticas. O pessoal do Insta tem pleno conhecimento das consequências ruins em se ter perfis inflados com seguidores falsos, sabem que isso acaba prejudicando a experiência de todos os usuários reais da rede. E prejudica o trabalho deles por consequência, e eles não gostam disso, pode ter certeza.

E é por isto mesmo que eles desenvolveram um sistema de inteligência artificial que monitora a rede em busca de perfis que foram inflados de forma artificial. Na sequência, os perfis encontrados fazendo uso dessa prática são banidos. No final das contas você perderá seus seguidores, sua conta e o dinheiro que gastou na compra de seguidores. Péssimo negócio.

2 – Uma taxa de engajamento extremamente baixa e que tende a cair ainda mais.

Uma base de seguidores fake não te ajuda a construir absolutamente nada. Não vale nada, pois, simplesmente não há interação com a sua marca.

Nas redes sociais a qualidade da audiência vale muito mais do que a quantidade de seguidores, de nada adianta ter 100 mil seguidores que simplesmente não interagem ou que não tem o menor interesse pela sua mensagem. Um universo de seguidores fake apenas reduz cada vez mais o índice de engajamento, uma vez que o número de interações da postagem é dividido pelo alcance do post.

Ao elevar o número de seguidores do dia para a noite o alcance das postagens também aumenta rapidamente, porém, como não existe interação desses seguidores com as publicações, o índice de engajamento despenca rapidamente também.

Que existe a possibilidade de comprar seguidores reais isso existe, mas por ser um seguidor real não quer dizer que essa pessoa vai de fato interagir com a sua mensagem.

Na verdade, o usuário logo percebe que tem algo estranho em estar recebendo seus posts e, voilà: te dá unfollow rapidinho. Pior que isso, ele pode ficar aborrecido em ver posts de uma marca que nunca seguiu, e pode decidir bloqueá-la ou denunciá-la na plataforma.

Essas pessoas vão perceber rapidinho que estão recebendo conteúdo que é desinteressante para elas, e adivinha qual será a primeira providência que vão tomar. Vão te dar um unFollow logo de cara. Além disso, sua atitude de comprar seguidores no Instagram pode ser vista como desonesta por essas pessoas, e vamos combinar que você não vai querer que a sua marca pessoal ou comercial esteja associada a uma ação considerada desonesta. Ou vai?

3 – O algorítimo do Instagram vai acabar 'concluindo' que o seu conteúdo é totalmente irrelevante.

O conteúdo gerado por você é apresentado aos seguidores segundo a relevância que o algorítimo determinar.

E isso está diretamente relacionado ao número de interações que recebe, se existem muitas curtidas e comentários, isso quer dizer que o algorítimo vai entender que a mensagem está sendo muito popular entre os usuários da rede, dessa forma, esse conteúdo será mostrado para mais e mais pessoas. Como resultado direto desse processo haverá um aumento da relevância e importância do seu perfil.

Então, fica fácil entender que se você tem um número gigante de seguidores que não interagem com seu conteúdo, isso significa que para o algorítimo, o seu conteúdo é totalmente irrelevante, assim como o seu perfil.

E nesse momento seu perfil entra numa espiral descendente, e você não vai querer que isso aconteça com a sua marca, pode acreditar.

4 – Existe um risco potencial enorme envolvido nisso tudo.

Comprar seguidores no Instagram acaba prejudicando não apenas a sua marca, que tem seu perfil perdendo cada vez mais relevância, prejudica também seus seguidores reais. Isso mesmo.

E isto ocorre porque os robôs podem ter acesso à toda a sua lista de seguidores reais, com isso, spams podem ser distribuídos em todos esses perfis. Isso, além da possibilidade de disseminação de vírus que podem se propagar em todos os perfis. O resultado mais imediato disso seria uma queda no engajamento real, se já existisse, além da perda de seguidores, que podem facilmente associar a sua conta com uma possível atividade ilícita.

5 – Fica difícil fazer a mensuração dos dados.

Ao comprar seguidores no Instagram, a base de usuários fica distorcida. Eles não representam potenciais clientes da marca, sequer representam pessoas reais.

Quando você passa a operar com uma base totalmente fake não dá para fazer um cálculo real de ROI, não dá para saber se os resultados são reais ou não. Como mensurar o retorno do investimento se é impossível saber como seus seguidores estão recebendo sua mensagem? E isso acontece simplesmente porque os números estão muito distantes da realidade.

Dessa forma você terá KPIs totalmente ilegíveis, e sem dados reais fica muito difícil tomar qualquer decisão sobre investimento em marketing no Instagram.

Uma consequência disso seria o abandono de um tipo de postagem que não está dando aquele resultado esperado, mas acontece que não há como ter certeza absoluta de que não é justamente essa postagem que as pessoas reais, que compõem sua base de fãs, gostaria mesmo de receber. E isso é resultado de um baixo CTR das postagens, já que a grande maioria dos seguidores não bots, que não interagem.

Nesse cenário você terá números errados, métricas irreais. Como criar estratégias de crescimento num cenário assim?

6 – Não aposte contra você mesmo.

Se o você tem um negócio operando num mercado bem específico, comprar seguidores no Instagram pode ser a pior das táticas de marketing, porque eles não têm nenhum interesse em seu produto.

Um verdadeiro desperdício de recursos financeiros para a empresa, dinheiro que você poderia empregar na implantação de uma estratégia mais agressiva e eficaz de marketing digital.

Uma estratégia que você deve implementar em sua empresa, se ainda não o fez, é começar a ouvir a opinião de seus seguidores, isso vai ajudar na criação de artigos para o blog da empresa, além de webinars, e-books e muitos outros conteúdos digitais. Como resultado você tem a oportunidade de melhorar seus produtos e serviços, e mesmo que você não venda nada disso e seu objetivo seja de angariar cada vez mais seguidores para se tornar influencer, a receita é a mesma.

Se você tiver apenas seguidores fake sua visão do negócio será totalmente destorcida a cerca do seu público. Dessa maneira, tomadas de decisão podem estar totalmente erradas, e isso equivale a jogar contra o seu próprio time.

Sabemos que a possibilidade de conseguir milhares de seguidores no Instagram da noite para o dia pode ser tentadora, mas ter milhares de seguidores fake no seu perfil ou no perfil da empresa vai acabar por atrapalhar qualquer estratégia de posicionamento da marca que você possa ter em mente.

E isso acontece porque, para você posicionar uma marca no mercado, deve obrigatoriamente focar no público alvo correto. A percepção das pessoas em relação à sua marca é que vai ajudar a solidificar seu posicionamento no mercado. E vamos combinar que com uma multidão de seguidores fake esse posicionamento nunca vai acontecer.

7 – Sem falar que o Instagram pode, e certamente o fará, mais cedo ou mais tarde, penalizar seu perfil.

A dificuldade em conseguir posicionamento na mente dos seguidores não é o único problema que você vai encontrar ao comprar seguidores no Instagram.

Ocorre que a rede social tem suas próprias diretrizes internas, onde constam certas proibições sobre práticas que possam gerar spam e atrapalhar a experiência do usuário.

E a estratégia de comprar seguidores no Instagram vai contra essas diretrizes, além de infringir os termos de uso, assim como as políticas da plataforma.

Eles ainda contam com recursos de IA - inteligência Artificial - que pode identificar os perfis com grande número de seguidores fake — ou quaisquer outras ações que tentem burlar as tais diretrizes.

Os perfis falsos correm o risco de sofrerem penalizações de 'shadowban', a ação que impõe limitações ao alcance daquela conta, de maneira que os seguidores reais passem a receber menos atualizações daquele perfil, sendo que o Instagram não costuma avisar ao administrador da conta sobre essa penalização.

E se seu perfil for reincidente, apresentando muitas infrações contra as políticas da plataforma, é muito provável que seja excluído.

8 – É como tentar enganar ao mundo todo, mesmo você fazendo parte do mundo todo.

Existem informações que simplesmente não vão te ajudar ou ajudar sua empresa na hora de fazer a mensuração de resultados. Muitas curtidas ou mesmo um grande número de seguidores podem até inflar o ego
do administrador da conta, mas isso não garante que o negócio vai realmente decolar.

Esses dados são importantes? Claro que são. Porém, precisam estar ligados a seguidores reais que estabelecem uma comunicação em mão dupla com o perfil. Tem que haver uma conversa entre a marca ou o influenciador e seus seguidores.

Aqueles que ainda não entenderam como uma rede social realmente funciona, normalmente se apegam às tais métricas de vaidade, curtidas e seguidores, não se importando se essas ações são reais ou não.

O Instagram até chegou a ocultar o número de curtidas das postagens numa tentativa de criar uma cultura de utilização mais saudável na rede social, dando mais importância a experiência dos usuários e na qualidade da conversa entre marcas e seguidores.

Parece mesmo que eles se preocupam muito com a 'saúde mental' dos usuários que demonstram uma certa tendência a deflagrarem ações que os façam sentirem-se aceitos na rede social, quando, na verdade, deveriam criar envolvimentos reais.

9 – Você não está construindo nada quando compra seguidores no Instagram.

Comprar seguidores no Instagram pode ser a pior das estratégias quando você for impulsionar postagens através de anúncios pagos. O ROI dessas publicações certamente será pífio.

Vejamos um pequeno cenário.

Então você desenvolveu aquela arte incrível, ou ainda pagou para alguém fazer para você, faz a postagem no Stories, no melhor horário do dia, isso tem tudo para ser um sucesso, certo? Só que não.

Quando você tem uma multidão se seguidores fake, não existirá interação alguma com sua marca, como resultado seu índice de conversões é ridículo.

Além de não ser nada profissional e ético, comprar seguidores no Instagram só faz você desperdiçar sua verba de marketing, além de sofrer as penalizações da plataforma.

A melhor estratégia é você desenvolver uma interação real com seus seguidores reais, usando conteúdo interessante que ajude as pessoas de alguma maneira em seu dia a dia. Além disso, publicações frequentes e a criação de uma conversa com os seguidores é o que fará com que sua rede aumente de maneira sólida.

Então, para finalizar, existem mil e uma estratégias para conseguir aumentar o número de seguidores no instagram, mas procure ficar o mais distante possível da tática de compra de seguidores. Aqui mesmo no MundoZ! temos muitos artigos que podem te dar grandes ideias para aumentar seus resultados nessa rede social.

Veja: Como obter seguidores no Instagram? 7 dicas

Tags: como comprar seguidores, como ganhar seguidores instagram, como ganhar seguidores no instagram, compra de seguidores, compra seguidores, comprando seguidores, comprar seguidor, comprar seguidores, comprar seguidores barato, comprar seguidores instagram, comprar seguidores reais, compre seguidores, melhor site para comprar seguidores no instagram, seguidores instagram

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo