MundoZ! Portal de Conteúdo.

Tecnologia

Como fazer campanhas nas redes sociais da maneira correta

Um erro muito comum ao fazer campanhas de marketing nas redes sociais é o de confundir as métricas de vaidade com as que realmente importam.
Tempo de leitura: 6 minutos

Atualmente, a empresa que não tem as redes sociais como parte vital da sua estratégia de comunicação digital está largando atrás dos seus concorrentes. Isso porque são poucas as ferramentas que rivalizam com o Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp na quantidade de usuários e capacidade de segmentar ações.

Se você tem um negócio, precisa aprender como fazer campanhas nas redes sociais do jeito certo. Afinal, as ações de 'impulsionamento' e a publicação de anúncios nas redes sociais é parte importantíssima em como fazer gestão de redes sociais.

Portanto, se você quer aprender como fazer campanhas nas redes sociais do jeito certo, de modo a conseguir resultados, siga acompanhe nosso artigo!

Como fazer campanhas nas redes sociais em 4 passos

1. Escolha a rede social correta

Existem várias redes sociais diferentes. Cada uma delas tem um determinado número de usuários (o Facebook é a mais popular, com 127 milhões de usuários no Brasil), uma lógica própria e até mesmo uma certa preferência por tipos de abordagem. Por exemplo, o Instagram é uma rede social com um apelo visual muito maior do que o Twitter, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo para dominar a técnica de como fazer campanhas nas redes sociais é entender qual é a plataforma correta para a sua estratégia. É importante decidir se você focará seus esforços no Facebook ou no Instagram, se estará no Twitter.

Vale a pena analisar bem os prós e contras de cada plataforma e ver qual delas faz mais sentido dentro da sua estratégia de marketing digital. Lembre-se de escolher uma rede social que favoreça o seu produto, mas não ignore as outras, já que é bom ter presença em todas elas.

2. Tenha seu objetivo em mente, (não se deixe levar por métricas de vaidade, como curtidas e comentários)

Um erro muito comum de quem tenta fazer campanhas de marketing digital nas redes sociais é o de confundir as métricas de vaidade com aquelas que realmente importam. Na prática, isso pode levar a um desperdício de recursos e até mesmo a perda de clientes.

Uma métrica da vaidade é um indicador que até pode parecer interessante e que faz bem para o ego, mas que não traz resultados concretos para a empresa, como aumento das vendas, por exemplo. Bons números de seguidores ou de curtidas em postagens apenas não bastam para gerar caixa para o seu negócio.

Na prática, é claro que é bom ter milhões de seguidores. No entanto, o número de seguidores, em si, não quer dizer nada. Por exemplo, você preferiria ter 1 milhão de seguidores na sua empresa, mas vender para apenas 1% deles ou ter 100 mil seguidores e converter 15% em vendas?

Caso você não queira fazer as contas, nós fazemos. No primeiro caso, 1% de conversão representa 10 mil vendas. Já no segundo, 15% de conversão consiste em 15 mil vendas. Ou seja: é mais vantajoso ter “menos seguidores”, caso a conversão maior resulte em mais clientes.

Portanto, é essencial sempre ter em mente qual é o seu objetivo final. É claro que as “métricas de vaidade” podem ser úteis caso o seu foco esteja em mudar a percepção do público sobre a sua empresa, fazer branding. No entanto, se o foco for vender, então, pense mais nisso do que nas métricas de vaidade.

3. Entenda que uma campanha não é composta por apenas um único post

Um erro muito comum que a maior parte dos iniciantes cometem é a de considerar que uma campanha de marketing digital nas redes sociais é composta só por uma postagem. Esse tipo de erro resulta na perda financeira e de oportunidades.

Isso porque é normal que pequenos negócios invistam todo seu orçamento em um único post. Quando ele não vai tão bem assim, é dinheiro jogado fora, poucos objetivos atingidos e, claro, a ideia de que o marketing digital nas redes sociais não funciona tão bem assim.

Portanto, é importante ter em mente que uma campanha de marketing digital nas redes sociais é um projeto de várias etapas, com muitas ações diferentes. Dessa forma, é essencial dividir o seu orçamento para poder contemplar essas etapas, para então poder ter uma otimização - aproveitamento - maior sobre o valor investido.

4. Trace uma estratégia de atração, engajamento e fechamento

Quando falamos que uma campanha de redes sociais não se trata de apenas uma postagem, estamos dizendo que não se trata apenas de impulsionar um único post para poder aumentar o índice de conversões e vendas.

É necessário usar vários posts de maneira a poder atrair usuários para a sua página de vendas (a captação de seguidores é apenas uma parte da campanha), gerar engajamento (para avançar na jornada de venda) e fechar vendas (normalmente é interessante usar o WhatsApp para isso, pois o aplicativo está em 99% dos smartphones do país).

O tema é muito amplo, mas se você começar por esses 5 passos, as coisas ficarão bem mais fáceis na hora de estruturar suas campanhas nas redes sociais. Basta colocar essas estratégias em prática para conseguir fechar mais negócios e transformar as redes sociais em verdadeiros canais de faturamento para a sua empresa.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião!

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

RELACIONADOS

iFood. Má prestação de serviço e cláusulas abusivas resultam em multa de R$ 2,5 milhões

Mais de 100 queixas foram recebidas pelo Procon-SP. As denúncias somam mais de R$ 600 mil em prejuízos aos usuários.
Tempo de leitura: 3 minutos
Tecnologia

Topo