Empreendedorismo

Storytelling: Como contar histórias envolventes

Quer se conectar com seus clientes? Conte uma história que tenha a ver com eles e com a sua marca.
Tempo de leitura: 4 minutos

Técnicas de storytelling são extremamente úteis quando aplicadas no e-commerce para criar e estabelecer conexões com os consumidores e podem ajudar a impulsionar o seu negócio.

E eu preparei 5 dicas para você começar a contar ótimas histórias.

Veja:

1- Entenda e crie a voz do seu negócio
2- Quem está ouvindo sua história?
3- Adapte a sua narrativa ao longo do caminho
4- Procure ser o mais consistente possível em todas as mídias onde estiver


Sobre: Como fazer Storytelling.


Entenda e crie a voz do seu negócio

Para começar você precisa determinar qual é o seu posicionamento como MARCA, precisa saber como a sua empresa é como PERSONA. Quais são seus valores, sua missão, é como se a marca fosse uma pessoa, não apenas um negócio, ela precisa ter sua própria voz.

Quem conta a história do seu negócio? Como ela é?
De que jeito ela fala? Sua linguagem é informal ou mais formal?
Qual o gênero? É homem ou mulher?
Essa pessoa tem algum hobby?
Algum hábito específico?
Qual é o trabalho dela?
Como ela exercita a sua empatia com os demais?

Sobre: Como fazer Storytelling.

As respostas para essas questões tem o caminho para você criar a comunicação da sua marca de uma maneira mais humana. E isso acaba facilitando a aproximação com os consumidores. O foco deve estar em estabelecer um nível de comunicação muito autêntica com os clientes. E isso é independente da mídia que você está usando.

Quem está ouvindo sua história?

Quando você já tiver estabelecido QUEM É VOCÊ, procure entender quem é o seu cliente. Para isso você precisa estudar seu público, precisa saber exatamente quem é ele, quais seus gostos, suas dores. O que de fato move essas pessoas?

Sobre: Como fazer Storytelling.

Quem é o seu cliente ideal?
Ele se interessa por qual assunto, ligado ao seu segmento?
Como são os hábitos e atividades dele, no nível pessoal e profissional?
E o nível cultural?
Quais são as informações que ele costuma consumir e onde exatamente ele encontra essas informações?
O que ele espera para o futuro? Ele enfrenta dificuldades? Ele tem desafios a vencer?

Adapte a sua narrativa ao longo do caminho

Você pode contar a mesma história de várias maneiras passando mensagens diferentes. E isso depende muito do momento em que está sendo contada e em qual contexto está inserida. Então preste muito a atenção ao momento da pessoa que está do outro lado ouvindo e procure ajustar a narrativa de forma flexível.

Sobre: Como fazer Storytelling.

Use uma ordem linear ou cronológica na hora em que estiver contando a história da sua marca. E nessa trajetória procure deixar claro quais são os objetivos dela. E lembre-se ainda que a mesma história pode ser contada usando como pano de fundo os valores da marca, como ela projeta o futuro, como ela age baseada da cultura da própria empresa.

A lógica desse negócio é ser o mais flexível possível. Se nas primeiras tentativas os objetivos não foram satisfatórios, continue fazendo adaptações. Nunca pare de testar.

Sobre: Como fazer Storytelling.

Procure ser o mais consistente possível em todas as mídias onde estiver

A consistência está para a estratégia assim como a flexibilidade está para o ato de contar histórias. Ter o mesmo discurso em todos os canais vai criar uma ligação de confiança entre sua marca e os potenciais consumidores.

Conte histórias mas conte a SUA história

Este é talvez o ponto mais importante na elaboração de um storytelling, a história que está sendo contada precisa ser o mais real possível. Ainda que ela tenha algumas semelhanças com outras histórias, você precisa encontrar o ponto chave que a torna autêntica e digna de ser recontada.

Sobre: Como fazer Storytelling.

Concluindo: Uma boa história não deve ser apenas uma boa história, ela precisa ser vivenciada pelas pessoas que constroem a marca todos os dias. Você e seus colaboradores precisam deixar transparecer isso em suas atitudes e na maneira como interagem com os consumidores.
Dessa forma seus clientes acabam percebendo que os valores contados no storytelling são reais e sólidos.

 

...

Luis Carlos Weber
Author: Luis Carlos WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
Editor do eZoop! Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta das novas tecnologias. Sempre com um novo projeto na cabeça.

Topo