Tecnologia

Como melhorar o design das suas redes sociais em 5 passos

Algumas marcas utilizam do Marketing Digital aliado com o Design para promover seus produtos e serviços, criar e fortalecer a conexão com os seus clientes.
Tempo de leitura: 5 minutos.

A cada dia que passa as plataformas de redes sociais aumentam sua importância na vida das pessoas, e sua empresa não pode deixar de aproveitar essa ferramenta incrível de geração de negócios. Tente imaginar se os anúncios e postagens que você vê em suas redes sociais não usassem imagens, apenas texto numa fonte comum e na cor preta. Imaginou? Pois é, seria algo totalmente sem graça, sem emoção. E sem emoção e alegria fica quase impossível para uma marca conseguir se comunicar e se conectar com seu público.

Todos os dias somos bombardeados por uma imensidão de anúncios e conteúdos compartilhados por nossos amigos, pelos influenciadores e marcas que seguimos, então, quando você está navegado no feed da sua rede social preferida, o que te faz parar para ler ou curtir um conteúdo? É muito provável que a mensagem, as cores e formas, o design, tenham um peso muito grande nessa decisão.

Com o excesso de informações, a nossa atenção acaba diminuindo. A partir desse ponto, as marcas buscam outros meios (orgânicos, de preferência) para aumentar as chances de serem notadas em meio a tanta distração. Algumas empresas simplesmente mantém uma presença nas redes sociais, outras utilizam do Marketing Digital aliado com o Design para promover seus produtos e serviços, criar e fortalecer o elo com os seus clientes e agregar valor a sua marca. Em vez de apenas estar presente nas redes sociais, a sua empresa pode de fato se tornar uma referência.

E usando as técnicas de design certas isso fica mais fácil.


Quando recebemos uma determinada mensagem com muita frequência, nosso cérebro tende a ignorar a mensagem. E isso não é uma escolha consciente que fazemos, pelo contrário, fazemos essa seleção de forma inconsciente. Então se você quer que a sua mensagem continue impactando seus consumidores você precisa dar mais importância ao design de suas publicações nas redes sociais. O design, alinhado com títulos e chamadas feitas da maneira adequada, seguindo técnicas de criação de títulos que despertem a curiosidade das pessoas, pode produzir resultados extraordinários para a sua estratégia de comunicação. Se quiser saber mais sobre criar títulos que atraem os leitores, veja esse artigo onde mostro algumas técnicas que aumentam os cliques em anúncios de redes sociais e em artigos de blogs.

Qual é o efeito do design nas redes sociais?


Imagine a marca da Coca-Cola, quais as características que lhe vem a mente de imediato? As cores vermelha e branca, além daquele tipo de letra bem característico que dificilmente você verá em outra marca por aí? Esse é o feito do design, fazer com que as pessoas reconheçam instintivamente e instantaneamente a identidade visual das marcas.

O design pode ser encarado como um diferencial das marcas nas redes sociais. Possibilita todo o tipo de ação criativa com a elaboração de banners, capas de perfis, vídeos, avatares e muito mais. Dessa forma, acaba transmitindo a mensagem da marca de maneira organizada 'polarizando' a atenção dos usuários.


5 ideias de design empregados nas redes sociais que aumentam a interação com sua marca

1. Crie um design único para o avatar e a capa do perfil de todos canais de redes sociais

Ter um design exclusivo do avatar (a foto do perfil), e da capa usados nas redes sociais seguindo a identidade visual da marca faz com que os usuários identifiquem com muito mais facilidade a mensagem da empresa em todos os canais digitais onde ela esteja presente. Procure empregar imagens clean, simples e objetivas, nada de poluição visual, use no máximo duas fontes (fontes são tipos de letras), de maneira que a peça tenha harmonia e seja de fácil leitura e identificação.

2. Tente ao máximo fazer publicações com banners - peças gráficas - pelo menos uma vez por dia

Nas redes sociais a frequência e a consistência valem muito e geram cada vez mais interação dos usuários. O negócio consiste em produzir informação de qualidade e confiável - nada de fake news - para que os usuários possam se beneficiar do conteúdo produzido pela sua marca e com isso passem a confiar nela como uma fonte segura de informação, mesmo que essa informação seja focada em diversão. E neste quesito, gerar informação relevante e consistente, o design ocupa um papel fundamental, através de cases bem elaborados você evita que os seguidores fiquem saturados e acabem encontrando outras fontes de informação e diversão mais dinâmicas.

Uma dica valiosa aqui: O próprio Facebook diz que usuários de redes sociais não gostam de publicações que os façam ter que despender muito esforço mental =D, eles preferem publicações que sejam divertidas e rápidas de serem 'processadas', então, nada de espremer o 'Tico e Teco' dos seus seguidores, ok? Eles odeiam isso. Há menos que sua empresa seja uma corretora de valores falando com investidores ou coisa do tipo, aí a conversa muda...

Explore a paleta de cores da sua identidade visual criando peças divertidas e informativas, de maneira clara e leve. Seus seguidores vão adorar.

3. Você precisa ter um padrão bem definido para cada tipo de mensagem que pretende passar

Por exemplo: Crie layouts diferenciados - mas ainda seguindo o seu manual de identidade visual, ok? - para banners com avisos, fotos de produtos e ainda para as famosas 'frases de efeito'.

Procure se inspirar nos grandes, você por acaso conhece uma empresa chamada NuBank? Então, qual é a cor predominante deles? Como eles usam essa variedade de banners e fotos e vídeos? Você tem dificuldade para ler e entender as mensagens deles? Sacou qual é a ideia por trás de tudo isso? Padronização, mas sem engessamento, tem que ser leve, divertido, fluído e consistente.

4. Nunca se distancie das regras de utilização do seu manual de identidade visual, respeite aqueles padrões

Se você realmente quer que as pessoas memorizem a sua marca, então siga e mantenha-se dentro do combinado da sua ID Visual. Se sua marca tem a predominância de cores quentes, não invente de publicar ela sobre um quadro azul, parecido com aquele azul horroroso do Facebook. Tenha atenção à:

Aplicação em fundo colorido, aplicação secundária, aplicação em fundo escuro, tipos de fontes...

A intenção aqui é fazer com que as pessoas identifiquem sua marca com rapidez e facilidade.

5. Deixe que as pessoas conheçam a cultura da marca

Criar conexões emocionais com o público ajuda a aumentar a interação com a sua marca. E uma forma de criar essa conexão emocional é mostrando a cultura da empresa, o que ela pensa sobre determinados assuntos de interesse do público? Qual é a sua verdadeira missão (seja direto e claro aqui, nada de discursos complicados). E não esqueça, use o design de forma criativa para demonstrar tudo isso.

Se a sua marca ainda não explora o poder das redes sociais com uma estratégia de marketing digital e um bom projeto de design, dificilmente conseguirá se conectar com o público certo para gerar mais negócios.

Então, não perca mais tempo, comece com a padronização das suas publicações em todos os canais de redes sociais aonde sua marca mantém perfis, os resultados não aparecem da noite para o dia, mas a evolução é certa e constante.

Luis Carlos Weber
Author: Luis Carlos WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
Editor do eZoop! Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta das novas tecnologias. Sempre com um novo projeto na cabeça.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo