Empreendedorismo

Dicas de Instagram para seu Negócio

Grande parte das decisões de compra são baseadas no visual. Por isso, boas imagens são vitais.
Tempo de leitura: 2 minutos

Se você é um dos 800 milhões de usuários ativos mensais da Instagram, você saberá o quanto a rede social é poderosa como plataforma de marketing. É um local privilegiado para promover seus produtos, conectar-se com seus clientes e atingir novas pessoas dentro do seu mercado alvo. Todos os outros estão fazendo isso, mas a questão é: seu negócio pode encontrar sucesso? E como?

Neste artigo, vou responder essas perguntas. Olha o que vem aí:

1. Entenda seu público
2. Fale com eles
3. Use hashtags relevantes
4. Saiba quando postar
5. Crie belos visuais

Vamos dar uma olhada em cinco dicas incríveis que você pode usar para vender seu negócio no Instagram - começando com uma estratégia que eu posso garantir que irá ajudá-lo a conseguir mais seguidores, engajar sua base de fãs e impulsionar as vendas através da Instagram.

RELACIONADO: Os Melhores sites para comprar seguidores no Instagram em 2021

Intrigado? Continue lendo.

1. Entenda seu público

Isso é fundamental, não importa o marketing que você produza. Você pode criar o mais belo conteúdo Instagram do mundo, mas se ele não agradar ao seu comprador alvo, qual é o objetivo?

Reserve um tempo para descobrir quem é o seu público atual, e pense em quem você gostaria que eles fossem. Como você está usando a Instagram para marketing, você precisa considerar se eles são compradores potenciais ou se podem ajudá-lo a construir a sua marca de alguma forma.

Então, como você pode aprender mais sobre o seu público?

Experimente a Instagram Insights

Nós falamos sobre o Facebook Insights em um post anterior. O Facebook é dono do Instagram, e eles introduziram uma ferramenta similar para ajudar os usuários da rede de imagens.

Veja Também:
Como conseguir mais seguidores no Instagram

A ferramenta oferece alguns insights interessantes (daí o nome) sobre as pessoas que seguem e interagem com a sua conta. Estes incluem:

Impressões:
Quantas vezes o seu conteúdo foi visto

Alcance:

Número total de contas exclusivas que visualizaram um pedaço de conteúdo

Cliques no site:

Quantos cliques o link no perfil da sua empresa já recebeu

Atividade dos seguidores:

Com que frequência seus seguidores estão no Instagram diariamente

Visualizações de vídeo:
Com que frequência o seu conteúdo de vídeo tem sido visto

Economiza:

Quantas pessoas salvaram as suas mensagens

O Insights também inclui informações demográficas, para que você possa ver de onde vêm seus seguidores, sua idade e seu sexo.

Com isso, você terá muitas informações sobre o seu público atual da Instagram. Mas e se você quiser atrair novos seguidores?

Use uma ferramenta de escuta

A escuta social mostra as conversas que acontecem nas mídias sociais. Isso inclui o Instagram. Uma boa ferramenta de escuta irá lhe dizer o que as pessoas dizem sobre sua marca ou sua indústria na Instagram.

Se você está tentando atrair novos usuários Instagram, você precisa saber o que os faz funcionar. Monitore o Instagram por palavras-chave que sejam importantes para você. Isso pode significar hashtags que você ou seus concorrentes criaram, ou outros termos que se relacionam especificamente com a sua indústria.

Procure por imagens e estilos de conteúdo que tenham se mostrado populares, e considere a produção de conteúdo similar. O importante é que você saiba ao que os usuários do Instagram respondem bem, para que você mesmo possa produzir conteúdo vencedor.


2. Fale com eles

O marketing nas redes sociais não é uma desculpa para enviar spam aos seus seguidores com nada mais do que material de vendas. É vital tentar envolver-se com os seguidores o máximo possível.

Isso faz com que a sua empresa se sinta mais humana e menos corporativa. Além disso, quanto mais os usuários compartilham e comentam sobre seu conteúdo, mais fácil é para os novos usuários encontrá-lo. O algoritmo da Instagram prioriza o conteúdo com maior engajamento, e você quer aparecer no maior número de feeds possível.

Você trabalha duro para construir seus seguidores, e você quer mantê-los por perto. Isso significa mostrar apreço quando eles próprios publicam grandes conteúdos. E quando você prova que ouve seu público e quer o feedback dele, você constrói uma imagem melhor para a sua marca.

 
3. Realize Desafios

A melhor maneira de obter interação do seu público é pedindo por isso. E uma das maneiras mais simples de fazer isso é através de games e jogos. As pessoas adoram a chance de responder, e um pouco de competição saudável vai muito longe.

Provoque a criatividade do seu público e certifique-se de compartilhar as melhores respostas.

Para acompanhar as respostas facilmente, certifique-se de usar uma hashtag única para cada competição. E por falar em hashtags...

3. Use hashtags relevantes

Hashtags ajudam você a "organizar e categorizar imagens e conteúdo de vídeo" para encontrar conteúdo mais facilmente. Elas são uma maneira simples de etiquetar seu conteúdo para facilitar a procura por outros.

Elas vão desde o genérico - #love é o hashtag mais usado a partir de 2017 - até o muito, muito específico. E eles são tão populares no Instagram que se tornaram essencialmente obrigatórios. Se você quer que as pessoas encontrem seu conteúdo, você precisa usar hashtags.

Veja Também:
Como criar uma Hashtag#?
Como criar uma #hashtag no Facebook


4. Saiba quando postar

Uma pesquisa recente revelou que o melhor horário para postar no Instagram é entre as 19:00 e 21:00 hr. Então isso é simples - basta postar todas as suas fotos nesse intervalo!

Se isso parece simples demais, é porque é. Você não pode confiar apenas em algumas enquetes - seu público não está necessariamente engajado quando os outros estão. Ao invés disso, tente encontrar os melhores momentos para postar para seu público-alvo, quando você souber que eles estão prestando atenção.

Para fazer isso, você vai querer uma ferramenta de escuta social que monitore o engajamento da Instagram. Essas ferramentas rastreiam os seus posts Instagram e depois dizem quais são os melhores, com base na data e hora.

Se você não está pronto para isso, aqui estão algumas dicas de marketing:

    Foque para as horas que não são de trabalho (almoço e noite)
    Fins de semana se você é uma empresa B2C; provavelmente não para B2B
    As quartas e quintas-feiras parecem ser as melhores para o noivado 
    15h-16h é geralmente o pior para o compromisso

No final, será necessária uma pequena pesquisa para descobrir o que funciona melhor para você. Monitore seus posts - e os de seus concorrentes - para chegar a um cronograma de lançamentos ideal para a sua conta.


5. Crie belos visuais

O lançamento de grandes conteúdos é sempre vital para o marketing nas redes sociais. É o que os faz se envolverem com a sua marca, e os faz voltar para mais.

Em outras redes sociais, isso pode significar compartilhar links, postar artigos interessantes e iniciar conversas. Na Instagram, ele começa e termina com imagens. Toda a rede foi criada para permitir que as pessoas compartilhem suas fotos.

Isto é especialmente verdade se você estiver vendendo produtos online. A maior parte das decisões no processo de compra é baseada na aparência visual. Por isso, boas imagens são vitais.

Considerações Finais

Foram cinco grandes dicas para você que quer vender mais e expor a sua marca. Agora é hora de colocá-las em prática. Para mais detalhes, acesse o Guerrilha Marketing!

 

 

Author: Felipe Cardoso - Colaboração para MundoZ!

Topo