• Pesquisar
  • Abrir menu

Como usar o WhatsApp para negócios

O aplicativo de mensagens mais popular do mundo, ajudando no atendimento dos seus clientes.
Tempo de leitura: 6 minutos
Como usar o WhatsApp para negócios

O WhatsApp, com 1.5 bilhão de usuários, fica a frente até mesmo do Facebook Messenger, e com uma vantagem de mais de 200 milhões de usuários ativos. Neste artigo mostramos os motivos pelos quais o WhatsApp é uma ferramenta de peso numa estratégia de marketing e enumeramos 7 pontos importantes sobre como você pode usar o WhatsApp para negócios e se comunicar melhor com seus clientes.

A influência do WhatsApp como o principal app de mensagens instantâneas é conhecida no mundo inteiro há anos, mesmo assim um grande número de empresas ainda não usa o WhatsApp para negócios pois ainda não conseguiu visualizar o crescente poder dessa plataforma como um mecanismo de marketing e vendas. Assim como o Instagram, que foi comprado pelo Facebook por quase 20 bilhões de dólares em 2014, o WhatsApp também faz parte do arsenal de soluções oferecidas pelo Facebook.

Ao lançar a funcionalidade de histories, nativa do Snapchat, no Instagram, a empresa de Mark Zuckerberger aproveitou o embalo e implementou a mesma ferramenta no WhatsApp, o que deu ao app de mensagens seu primeiro recurso de rede social e que permite que as empresas usem o WhatsApp para aumentar seu volume de negócios.

Como se tudo isso não bastasse, uma pesquisa do Instituto Reuters, sobre propagação da informação, apurou que um número significativo de países usa o WhatsApp como uma fonte confiável de notícias. 

E é claro que o Facebook, sabendo disso, reconhece o enorme potencial do WhatsApp como alternativa para profissionais de marketing do mundo todo, tanto, que anunciou recentemente sua intenção de transformar o WhatsApp numa plataforma de marketing mais 'abrangente' permitindo que empresas do mundo todo usem o WhatsApp para fazer negócios.

Então, pode ser uma grande ideia começar a usar o WhatsApp para negócios e criar suas campanhas de marketing no aplicativo de mensagens a partir de agora. É muito fácil usar a ferramenta, qualquer pessoa com um celular barato e uma conexão 3G já pode se comunicar através do WhatsApp. 

E quando olhamos para o mundo dos negócios então, as possibilidades só aumentam.

- Você pode usá-lo para enviar ofertas exclusivas para seus clientes;
- Ou mesmo mandar vídeos dos produtos que acabaram de chegar à sua loja;
- Fazer pesquisas junto aos clientes sobre qualidade de atendimento ou sobre o que eles gostariam de ver na vitrine na próxima estação;
- Ainda dá para salvar os dados importantes, além das próprias mensagens com backups no Google Drive.

O importante aqui é parar de pensar no WhatsApp como apenas mais um aplicativo de mensagens. Tente ver o app como uma plataforma de marketing, assim como é o Facebook, por exemplo, onde você consegue postar mensagens e atualizações de status. 

E nós temos algumas maneiras de usar o WhatsApp para negócios como uma ferramenta de estratégia de marketing:

1. Mensagens massa (não confundir com SPAN)

Usando o recurso de mensagens em massa, é possível se comunicar com muitas pessoas da sua lista, com uma única mensagem. Imagine isso como se fossem aquelas antigas campanhas de marketing via SMS. Apesar de que, infelizmente, o WhatsApp ou GBWhatsApp só permite enviar mensagens para no máximo 256 contatos de uma única vez.

2. Status do WhatsApp

Para quem já está habituado com os histories do Instagram e do Snapchat, certamente está familiarizado com o recurso de status do WhatsApp. É possível postar vídeos, além de imagens, para manter seu público-alvo em contato com a sua mensagem e sua marca por um período de 24 horas.

3. Solicite feedback aos seus contatos

Você não precisa ficar ligando para seus clientes tentando conseguir um feedback, você pode fazer perguntas na sua lista de contatos do WhatsApp. 

Isso é muito interessante, simplesmente porque a taxa de abertura das mensagens no WhatsApp é de incríveis 70%. E isso faz toda a diferença numa pesquisa de mercado por exemplo. Quando receber feedbacks, procure responder individualmente à todas as solicitações que chegam, ainda que isso pareça uma tarefa hercúlea, pode valer a pena, pois acaba estreitando o relacionamento com os clientes.

Além desses recursos ainda temos mais 7 estratégias para usar o WhatsApp para atingir seu público-alvo.

1. Construa suas listas no WhatsApp

Você pode criar listas ligadas a determinados assuntos ou segmentos de público bem específicos. 

Basta enviar mensagens personalizadas para os contatos das listas, isso pode aumentar o envolvimento das pessoas com sua marca, aliás, esse recurso é muito parecido com o Twitter. Você pode fazer ofertas, enviar links ou convites nas mensagens. Se estiver organizando um evento ou um lançamento potencialmente interessante ao seu público, as listas de contatos podem ser uma boa ferramenta.

2. O bate-papo em grupo do WhatsApp

Mensagens enviadas num grupo são compartilhadas com todos os membros desse grupo, sendo possível interagir com as respostas dos demais participantes. 

Isso pode ser muito interessante quando queremos reunir nossos contatos em torno de um mesmo assunto, uma espécie de 'grupo de foco', alguns produtores de conteúdo do segmento de marketing digital usam isso para fazer pesquisas de mercado antes de lançar um novo curso, por exemplo.

Este recurso também é uma boa maneira de estabelecer exclusividade em grupos de clientes específicos. Clientes que compram acima de um determinado valor podem ser convidados a participar de um grupo mais 'seleto'. É também uma forma de incentivar os clientes a interagir uns com os outros. O 'bate-papo' em grupos no WhatsApp trás alguns benefícios tais como: seus clientes podem manter contato com você e com outros integrantes do mesmo grupo, isso pode gerar 'buzz' em torno da sua marca.

3. Atendimento ao cliente no WhatsApp, o novo SAC

Oferecer atendimento ágil aos clientes é um diferencial e tanto para as pequenas empresas. 

Com os recursos de multimídia do WhatsApp, é possível oferecer um atendimento personalizado usando texto, áudio e vídeo. Dá para atender seu cliente ao vivo ou com tutoriais em vídeo no WhatsApp, e isso pode dinamizar ainda mais o processo de suporte ao cliente.

Além disso tudo, o WhatsApp ainda tem um aplicativo de desktop, se você usar mais algum serviço de atendimento ao cliente, ainda poderá manter os dois sistemas lado a lado no mesmo navegador, fornecendo um atendimento ainda mais rápido.

4. Tenha a sua própria maneira de se comunicar

Ao usar o WhatsApp para negócios da maneira correta, seu grupo de contatos continuará a se expandir. E a medida em que ele aumenta, é possível personalizar a interação com os clientes interagindo com cada um individualmente.

5. E, é claro que você ainda pode ligar para seus clientes

Quando você recebe uma solicitação de um cliente, pode ser alguém que prefere ser atendido por seu vendedor preferido, querendo mais informações sobre produtos ou serviços, e você pode responder imediatamente, no aplicativo, ligando para ele.

6. Com o status do WhatsApp dá até para compartilhar promoções relâmpago

Com o recurso de status do WhatsApp você pode compartilhar códigos promocionais, usando o recurso de foto e localização para distribuir cupons de promoção, para que todos no seu grupo sejam impactados de forma rápida e pontual. Pode ser uma campanha relâmpago de duas horas ou quem sabe até um evento de apenas um dia, é possível até mesmo criar tráfego para sua loja virtual dessa forma. 

7. As possibilidades são quase infinitas com o WhatsApp

Como por exemplo fazer parcerias com empresas e mesmo com algum influenciador de plantão.

Ao se unir à empresas fornecedoras de produtos ou serviços, ou mesmo com influenciadores do seu segmento de mercado, você poderá aumentar seu público e a quantidade dos grupos dos quais participa no WhatsApp. Sendo que esses parceiros não precisam necessariamente estar no mesmo segmento de mercado que você. O objetivo aqui é o de participar de muitas comunidades em vários grupos do WhatsApp.

Ainda que pessoas de outros grupos não estejam diretamente interessadas em seus produtos ou serviços, essa é uma boa oportunidade para você 'espalhar a palavra', e ampliar a influência da sua marca. 

Veja também: TravaZap, a mensagem que faz você perder o acesso ao seu WhatsApp

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.