Tecnologia

TravaZap, a mensagem que faz você perder o acesso ao seu WhatsApp

A vítima recebe uma mensagem em texto, muito estranha ou, em alguns casos, listas de contatos onde os nomes são escritos com caracteres estranhos.
Tempo de leitura: 5 minutos.
TravaZap, a mensagem que faz você perder o acesso ao seu WhatsApp

Uma 'brincadeira' de mau gosto feita por alguns usuários do WhatsApp está rodando no Brasil, conhecida por nomes como: "TravaZap", "Contact Bomb", "Binário", "Crashers" e outros piores ainda, essa brincadeira que está ocorrendo já há alguns anos, faz com que o destinatário da mensagem perca o acesso ao app e em muitos casos, perca todo o seu histórico de conversas.

Algumas falhas de segurança do WhatsApp permitem que uma mensagem com caracteres estranhos literalmente travem o aplicativo de mensagens, então, uma maneira de tentar evitar ser uma vítima dessa brincadeira é sempre manter o aplicativo devidamente atualizado com a última versão do sistema, já que é justamente através das atualizações que o sistema tem seus eventuais bugs corrigidos.

Veja também: O WhatsApp está testando chamadas em vídeo e voz no computador

A modinha do 'TravaZap' já está tão difundida que já mereceu matérias em sites especializados em WhatsApp, tais como o WaBetaInfo, que sempre antecipa as novidades do aplicativo de mensagens antes que elas sejam disponibilizadas aos usuários do app.

Segundo o site, a brincadeira de mau gosto é bem popular no Brasil, embora não seja exclusividade nossa pois ocorre também em outros países.

Sobre: Cuidados com TravaZap.

Mas o que é exatamente o TravaZap?

O TravaZap acorre através do envio de uma mensagem que objetiva unicamente travar o aplicativo da pessoa que recebe. São mensagens inintelegíveis contendo caracteres estranhos, e é justamente essa combinação de caracteres que faz o aplicativo travar.

Logo após interpretar toda a mensagem, o app do usuário que recebe o conteúdo acaba travando de vez, porque, em determinados casos, o sistema não consegue processar a combinação da sequência de caracteres.

Certos tipos de mensagens fazem com que o WhatsApp entre numa espécie de "crash infinito", onde o aplicativo é encerrado de forma automática sempre que o usuário tenta acessar o app.

Sobre: Cuidados com TravaZap.

O conteúdo das tais mensagens estranhas pode variar muito, contudo o objetivo é sempre o mesmo. A vítima recebe uma mensagem em texto, muito estranha ou, em alguns casos, listas de contatos onde os nomes são escritos com caracteres estranhos.

Cuidado com as versões alteradas do WhatsApp.

Na GooglePlay, a loja de apps da Google, existem muitas versões alteradas (modificadas) do WhatsApp que prometem proteção contra esse problema. Entretanto, não é aconselhável usar versões modificadas do WhatsApp, uma vez que você pode acabar tendo um enorme problema de segurança, com suas conversas monitoradas por terceiros, isso, sem falar na possibilidade de receber uma punição  por parte do próprio WhatsApp.

Segundo o site WaBetaInfo, essas mensagens são criadas por usuários em alguns grupos do WhatsApp e na sequência são compartilhadas com outros usuários. As sequências de códigos podem variar entre as diferentes plataformas, alguns visam o sistema Android e outros se destinam ao iOS.

Sobre: Cuidados com TravaZap.

O que fazer se receber uma mensagem estranha?

A primeira providência, caso você receba uma mensagem desse tipo é bloquear imediatamente o contato do qual se originou a tal mensagem. Depois, tente alterar a privacidade de grupos, de maneira que somente os seus contatos conhecidos consigam te adicionar à novos grupos.

Na sequência tente remover a conversa onde você recebeu a mensagem estranha, através do WhatsApp Web, no seu computador.

Mas se não estiver com uma sessão do WhatsApp Web aberta no PC e não puder criar uma nova sessão, uma vez que o app está travado, infelizmente não terá outra maneira a não ser reinstalar o aplicativo, e provavelmente você perderá seu histórico de conversas, se não houver um backup 'pré mensagem estranha'.

Sobre: Cuidados com TravaZap.

Sendo assim, é muito importante ter sempre o backup do WhatsApp ativo, para que você possa recuperar seu histórico ao reinstalar o app.

Esse bug com mensagens que acabam travando o app do WhatsApp já existe há alguns anos, sendo que os desenvolvedores tem tentado, sem muito sucesso ao que parece, lançar correções para o problema.

Em muitos casos usuários acabam enviando as mensagens maliciosas por pura brincadeira para os amigos, coisa que realmente não deve ser feita, uma vez que isso pode causar transtornos a quem acaba sendo vítima da brincadeira, resultando em possíveis perdas irreparáveis.

Tags: TravaZap - o que é TravaZap, TravaZap de brincadeira, TravaZap malicioso, como usar TravaZap, como se prevenir do TravaZap,  TravaZap no WhatsApp, como se proteger do TravaZap, , como evitar o TravaZap,

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo