MundoZ! Portal de Conteúdo.

Carros

10 passos para encontrar o carro certo para você

Como você encontra o carro que pode atender exatamente às suas necessidades?
Tempo de leitura: 5 minutos.
10 passos para encontrar o carro certo para você

Se você é novo na 'arte' de compra de um carro ou faz uma compra a cada 10 anos, pode ser difícil saber por onde começar. Mas basta um pouco de pesquisa e planejamento. Quando você sabe o tipo de carro que deseja, pode decidir se quer comprar um carro novo, alugar um carro novo ou comprar um carro usado.

- Vai trocar de carro? Veja as nossas dicas para se dar bem
- Como fazer um seguro auto para pessoas com deficiência
- Como receber a indenização do seguro em caso de perda total de carro financiado

 

1. Antes de comprar ou trocar de carro avalie suas necessidades


O "carro certo" depende de quem você é e do que espera de um automóvel. Algumas pessoas usam o carro  como uma espécie de 'manifesto', algo do tipo: "Sou rico e moderno" ou "Sou amante da terra e retro".

Alguns gostam de fazer passeios divertidos nos finais de semana, com os amigos ou com a família, ou com amigos e família juntos, ou simplesmente querem mais potência e um motor barulhento. Nestes casos, a praticidade tende a ficar em segundo plano em relação aos sentimentos que você espera encontrar quando entra no seu carro.

Mas para aqueles que precisam de um carro apenas para as tarefas do cotidiano, a funcionalidade deve superar o desejo de status. Então, temos nossa listinha com algumas considerações práticas a serem lembradas na hora de trocar ou comprar seu primeiro carro:

- Quantos passageiros você precisa transportar?
- Em que tipo de terreno você dirige? Rodovia, ruas bem pavimentadas, off-road?
- Você faz um trajeto longo e por isso, a economia de combustível é importante para você?
- Você precisa de tração nas quatro rodas?
- Quais são os recursos essenciais que você precisa? Pense em uma câmera de ré, assentos de couro, central multimídia;
- Quais recursos de segurança mais importantes para você? Você quer monitoramento de ponto cego, aviso de saída de faixa e frenagem automática de emergência, por exemplo?
- Qual capacidade de carga você precisa?
- Você usará cadeirinhas para crianças?
- Você pode precisar rebocar alguém?
- Quanto espaço de estacionamento você tem?

2. Defina seu orçamento antes de trocar de carro


A menos que esteja pagando à vista pelo seu carro, você deve pensar em como financiar sua aquisição ou quem sabe o aluguel do carro. Quanto você pode realmente dispôr para o pagamento de um carro todos os meses?

Uma boa regra a ser adotada é que o valor mensal do financiamento do seu carro novo não deva exceder 15% do seu salário líquido. Um carro usado pode ser mais barato, mas a mesma regra deve ser aplicada neste caso. Se você está procurando um carro de aluguel, tente planejar um pagamento mensal inferior a 10% do seu salário líquido.

Você também vai querer considerar um adicional de 7% da sua renda mensal para cobrir os custos de combustível e seguro. Saber antecipadamente o seu orçamento vai te ajudar na hora de negociar o seu próximo carro.

3. Decida se deseja alugar ou comprar um carro


O aluguel e a compra têm prós e contras, e a maneira como você se sente a respeito disso pode te ajudar na decisão sobre qual o caminho a seguir.

Por exemplo, um aluguel exige pouco ou nenhum valor de entrada e tem prestações mais baixas. Mas quando o contrato terminar, você não será dono do carro e precisará fazer outro contratado de aluguel.

Por outro lado, comprar um carro é mais caro no início e os pagamentos mensais são maiores. Mas quando você quitar o financiamento, vai ter um carro que é todo seu e que vai poder dirigir enquanto ele funcionar.

Aqui estão mais alguns fatores a serem considerados ao decidir entre aluguel e compra:

Alugando um carro

- Você pode ter um carro mais caro pagando menos;
- Você pode ter um carro novo com a tecnologia mais atual a cada poucos meses ou anos;
- A maior parte da manutenção é coberta pela garantia de fábrica;
- Não precisa se preocupar em ter que trocar de carro quando o contrato de locação acabar.

Comprando um carro

- Você tem mais flexibilidade para vender o carro quando quiser, afinal, ele é seu;
- Você pode fazer qualquer modificação no carro, ao seu gosto;
- As despesas do seu carro vão diminuir com o tempo, desde que você pague o carro e o mantenha por um tempo.

4. Considere outros carros na mesma categoria


Você tem um carro dos sonhos? Muita gente tem. Mas no mercado em constante mudança de hoje, carros novos estão sempre chegando nas lojas, quase todos os meses, e aquele que você nunca considerou que poderia ser o carro ideal para você, pode estar entre eles. Então, é importante pesquisar bastante e comparar carros semelhantes para encontrar aquele que realmente se adapta melhor a você.

Se você já tem um carro em mente, você ainda deve analisar outros veículos na mesma categoria para ter certeza de que fez a melhor escolha.

Você pode fazer isso escolhendo alguns tipos de veículo, e definindo os parâmetros que são importantes para você. Depois de escolher um, você pode facilmente verificar informações detalhadas como preços, especificações e opcionais.

5. Avaliar os 'custos de propriedade'

 

Alguns carros podem ser mais baratos de comprar, mas mais caros para manter. Mesmo que dois carros tenham aproximadamente o mesmo preço, um pode se depreciar mais rapidamente ou custar mais para fazer o seguro auto e a manutenção.

Antes de se 'comprometer' com um carro específico, você deve estimar seus custos de propriedade no longo prazo. Isso inclui a depreciação, o seguro, manutenção e custos com combustível.

6. Pesquise alguns carros que estão a venda


O método antigo de compra de carros fazia com que você visitasse as concessionárias pessoalmente para ver o estoque e descobrir se as lojas tinham as opções que você queria.

Hoje, usando as plataformas de anúncios de carros você pode rapidamente analisar mais ofertas e economizar mais tempo e dinheiro. Depois de ter uma ideia do carro que deseja, você pode ver facilmente sua disponibilidade, apenas mandando um 'zap' para o vendedor.

7. Faça um 'test drive'


Agora que você encontrou um carro que parece ser uma boa opção para você, ligue ou mande um 'zap' para a concessionária ou para o vendedor particular, para agendar um dia e hora para um test drive.

Recomendamos o test-drive em três veículos diferentes para que você não limite suas opções. Tente agendar alguns testes no mesmo dia. isso vai tornar a comparação entre os carros mais fácil.


8. O que procurar durante o teste?


Um carro pode parecer ter todos os recursos que você deseja, mas o verdadeiro teste ocorre quando você está no banco do motorista. Você deve fazer um test-drive com o carro da maneira como o faria em sua rotina diária.

Se você se desloca diariamente, tente dirigir o carro tanto no trânsito que pára e arranca quanto em velocidades de rodovia. Se você costuma ir para o sítio nos finais de semana, veja se consegue encontrar algumas estradas de terra nas proximidades para ver como o veículo se comporta. Dirija sobre lombadas, faça curvas fechadas e teste os freios em um local seguro.

Entre e saia [do carro] várias vezes e certifique-se de se sentar no banco de trás, especialmente se pretende transportar passageiros. Verifique o espaço de carga.

Se você planeja usar assentos infantis (as cadeirinhas) para automóveis, traga as suas para testar o ajuste e a facilidade de instalação. Tire fotos dos carros para que possa comparar mais tarde.

Enquanto estiver avaliando o carro, não se distraia. Gaste o seu tempo olhando tudo. Um bom vendedor respeitará sua necessidade de experimentar o carro e permitirá que você se concentre na experiência de dirigir.

Desligue o som para ouvir o barulho do motor. Você pode avaliar o sistema de som ao retornar à concessionária. Se a conversa girar em torno de perguntas sobre se você gostaria de falar sobre compra ou aluguel, você pode dizer que ainda está 'no estágio de test drive'.

9. Escolha seu carro novo


Após o teste de condução de alguns carros, a escolha deve ser certeira. Então, deixe para fechar o negócio no dia seguinte. De manhã, certamente você vai ter sua decisão. Caso contrário, talvez seja necessário dar alguns passos atrás e testar mais carros. É melhor demorar mais na fase de testes do que se arrepender mais tarde.

Embora seja importante tomar a decisão certa, também é bom perceber que não existe uma resposta perfeita. Os carros de hoje estão mais seguros do que nunca. Eles têm melhor consumo de combustível. Eles têm mais conforto e opcionais a um custo menor do que no passado. Resumindo, existem muitas boas opções de veículos no mercado, e a decisão final é realmente uma questão de gosto pessoal.

10. Hora de comprar ou alugar um carro


Agora que você fez sua pesquisa que, esperamos, o deixou plenamente confiante de que encontrou o carro certo para você, é hora de se tornar um feliz comprador ou locatário de automóveis.

Então fique ligado aqui no MundoZ! Carros - Toda as semanas temos novos artigos que te ajudarão no processo de compra ou aluguel de carros.

NOSSOS PRÓXIMOS ARTIGOS:

"10 etapas para alugar um carro novo" , "8 etapas para comprar um carro novo" e "10 etapas para Comprar um carro usado. "


...


MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

RELACIONADOS

Seguro para carro financiado: Como funciona?

Uma das maneiras mais usuais do brasileiro comprar automóvel é justamente através do financiamento, mesmo que isso signifique pagar taxas de juros elevadas.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Carros

Carros

 Seguro de veículos

 Seguro de veículos terá regras flexibilizadas e preço pode ser reduzido

As novas regras permitirão uma maior personalização do seguro de veículos.
Tempo de leitura: 6 minutos
Carros

Carros

Seguro de carro usado: Como funciona?

Seguro de carro usado: Como funciona?

Proteger o patrimônio é uma estratégia muito importante, mesmo que se trate de um automóvel usado.
Tempo de leitura: 4 minutos.
Carros

Carros

veículos elétricos

Tudo o que sabemos sobre a e-plataforma BYD 3.0

Na Auto Shanghai 2021, a BYD apresentou sua nova plataforma para veículos elétricos (EVs) chamada 'e-platform 3.0'.
Tempo de leitura: 6 minutos
Carros