Vida e Saúde

Como ajudar a criança a controlar a raiva

Todas as emoções são importantes, afinal somos seres criados para sentir
Tempo de leitura: 4 minutos
Como ajudar a criança a controlar a raiva

A raiva é um sentimento que faz parte do ser humano e geralmente está ligada a um sentimento de frustração. As crianças costumam encontrar dificuldade em controlar a raiva, sendo  comum ficarem muito irritadas e expressarem todo esse sentimento através de choros, gritos entre outros. Sabemos que os sentimentos fazem parte da nossa vida. Todos nós sentimos raiva, medo, tristeza, mas como ajudar os pequenos a ter um maior controle sobre suas emoções?

Como ajudar a criança a controlar a raiva?

Abaixo listamos três estratégias que podem ser úteis na hora de ajudar as crianças a ter controle sobre suas emoções

 *Permita que a criança expresse o que ela está sentindo

Os sentimentos fazem parte da nossa vida. Todo sentimento é importante, e precisa ser acolhido. Somo seres criados para sentir.
Muitas vezes, a tendência do adulto é fazer com que a criança cesse um comportamento imediatamente, porém esse não é o melhor caminho. Se não deixarmos a criança expressar o que sente, como poderemos ajudá-la a expressar esse sentimento de forma adequada?
Os pais podem ajudar a criança a nomear o sentimento dizendo “Filho, o que você está sentindo nesse momento é raiva”. Essa é uma maneira de ajudar a criança a melhor entender o que ela está sentindo.

 *Acolha os sentimentos da criança

Toda vez que você perceber que seu filho está com raiva, triste, irritado, é importante que você acolha os sentimentos dele.
A criança ao perceber que você está interessado no que aconteceu com ela, fica mais á vontade em expressar o que está sentindo, pois, percebe que você se importa.

 *Desenvolva uma escuta empática

Desenvolver uma escuta empática, é ouvir sem julgamentos. É também uma forma de acolhimento. Essa atitude por parte do adulto demonstra respeito pelos sentimentos da criança, ao invés de simplesmente julgar o comportamento da mesma, antes de ouvir o que ela tem a dizer.

 *Separe os sentimentos do comportamento

Quando a criança expressa sua raiva, está expressando um desconforto, portanto,  o que deve ser sinalizado é o mau comportamento não o sentimento. Por isso, o adulto deve orientar a criança a como ela pode expressar a sua raiva.

 *Seja um referencial

As crianças aprendem por modelos, portanto é muito importante que os pais reflitam sobre a maneira como lidam com sentimentos de raiva.
Quanto mais você aprende a ter controle sobre seus sentimentos, mais fácil fica na hora de ajudar a criança a expressar suas emoções de maneira positiva.

 Três estratégias lúdicas para ajudara criança a lidar com a raiva

Escolhemos três estratégias práticas que os pais podem utilizar com suas crianças pequenas na hora de ensiná-las a c controlar a raiva.

 *Respiração

Ensine seu filho que toda vez que ele sentir muita raiva ele pode se acalmar utilizando a técnica da respiração.
Peça a ele que coloque a mão sobre a  barriga  e comece a respirar lentamente até a raiva passar.

 * Contar até dez 

Ensine ao seu filho que toda vez que ele sentir que irá perder o controle de uma situação, ele pode contar até 10, 20 ou 30 até se sentir mais calmo.

 *Deixe que a criança sugira algo

Proponha algo que a criança goste ou deixe que ela escolha sua própria estratégia para controlar a raiva. Ver um desenho? Brincar de massinha? Desenhar um pouco?

 O processo de educação emocional de uma criança, sempre deve ser encarado à longo prazo

Não espere que a criança aprenda algo de um dia para o outro, ou de uma vez por todas, afinal, o aprendizado não é algo linear.
A criança necessita de tempo e espaço para que possa aprender e se desenvolver.

Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812 Apaixonada por livros. Nas horas vagas escrevo poesia.

Topo