Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Qual o papel dos pais no desenvolvimento da autoestima dos filhos?

7795_2

A autoestima está relacionada ao quanto uma pessoa reconhece o seu valor e suas qualidades. Desenvolver a autoestima da criança é de extrema importância e os pais têm um papel fundamental nesse processo. Os pais sempre devem estar atentos a sua própria autoestima.

Conhecer mais sobre suas emoções e aprender a lidar com as mesmas, o ajudará a melhor orientar seus filhos em relação á própria autoestima.

Então, sempre que possível é importante refletir sobre a maneira como você se sente em relação a você e as outras pessoas, ou seja, é sempre bom pensar sobre a sua autoestima.

Como você costuma lidar com suas angústias e frustrações? Você se sente valorizado pelo que é independente da opinião dos outros? Compreende a importância de aprender a lidar com suas próprias emoções para que você seja um referencial positivo para seus filhos?

Os pais são os modelos em que a criança irá se espelhar.Se os pais tem uma "boa" autoestima, terão melhores de relacionar com os filhos de maneira que os mesmos também tenham autoestima.

 As crianças estão sempre atentas aos comportamentos dos adultos. Se você parar para observar uma criança no convívio de sua família, verá o quanto ela imita os pais, seja na maneira de se comportar ou ate´mesmo na fala.

A autoestima é construída nas nossas relações, por isso a importância dos pais construírem vínculos afetivos com os filhos.
Não existe nenhuma fórmula mágica para a construção da autoestima na vida de uma criança, porém a qualidade do relacionamento entre pais e filhos pode favorecer ou não o desenvolvimento da autoestima.

Como os pais podem enriquecer o relacionamento com os seus filhos?

Se a autoestima é construída nas nossas relações, então o papel dos pais é contribuir para que o seu relacionamento com seus filhos seja de amor, respeito, companheirismo e cuidado.

É no cuidado do dia a dia, no diálogo; na maneira como você incentiva seu filho, principalmente nos momentos difíceis que ele possa vir a enfrenta,r que você poderá contribuir de maneira positiva na construção da autoestima do seu filho.

Toda criança precisa de amor, cuidado e carinho para que tenha um bom desenvolvimento emocional, porém os pais devem sempre estar atentos à maneira como a criança recebe esse carinho.

Podemos pensar que basta amarmos a criança para que ela tenha autoestima, porém não se trata somente de amar a criança. É preciso certificar se a mesma se sente amada, por isso é importante que vocês, pais estejam atentos a maneira como a criança interage com você.

A criança com um bom desenvolvimento emocional é uma criança alegre, que gosta de estar com os pais, sente liberdade para brincar e solicitar a ajuda dos pais sempre que necessita.

Uma criança que tem autoestima não tem medo de cometer erros, pois sabe que independente de qualquer coisa sempre terá o amor dos pais e isso a faz se sentir livre para ser ela mesma.

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812 Apaixonada por livros e poesia.