Como funciona a terapia infantil?
- Adriana Fernandes
- Atualizado: Terça, 28 Março 2023 09:06
- Views: 2.973
A terapia infantil é voltada para o atendimento de crianças que estejam passando por algum problema emocional. Primeiramente é feita uma entrevista com os pais, onde se investiga algumas questões sobre a criança como: idade, onde mora, com quem vive, ou seja, procura entender como é esse ambiente em que a mesma está inserida e como ela se relaciona com o mesmo.
O envolvimento dos pais no processo é de suma importância. Em casos onde há uma demanda da escola, o psicólogo também poderá fazer visitas ao local para conversar com professores e grupo pedagógico para então, caso houver necessidade propor algumas intervenções e o acompanhamento da criança.
Quais os objetivos da terapia infantil?
O objetivo da terapia infantil é identificar quais as dificuldades da criança, entender a sua relação com o meio em que vive, ou seja, seu ambiente familiar.
Conhecer de que maneira a criança lida com seus sentimentos e emoções e então, com a família propor uma intervenção em busca do bem-estar da criança e seus familiares. Nesse processo a participação dos pais ou responsáveis é de extrema importância.
Quais os benefícios da terapia infantil?
Muitos são os benefícios da terapia infantil. Entre eles estão:
- Aumento da autoestima e autoconfiança;
- Desenvolvimento da autonomia: a criança vai adquirindo mais segurança à medida que vai tomando decisões;
- Aprende a lidar com os sentimentos de ansiedade;
- Ajuda a criança a ser mais organizada, a começar por seus brinquedos;
- Contribui para que a criança seja mais ativa e criativa, além de ser capaz de reconhecer suas necessidades.
- Resiliência: A criança aprende a lidar com os erros e frustrações com maior facilidade;
- Desenvolvimento de habilidades sociais: maior facilidade em criar relações mais ricas seja em casa, na escola, na sua vida social de um modo geral.
Proporciona a criança um maior conhecimento sobre si mesma.
A criança aprende a lidar com suas emoções de forma positiva aumentando o seu repertório comportamental, o que favorece um maior conhecimento de si mesmo e o enriquecimento de suas habilidades sociais.
Há benefícios tanto para a criança quanto para os pais que também estarão envolvidos no processo. Quanto aos pais, os mesmos aprendem a acolher os sentimentos da criança e a lidar com os comportamentos dos pequenos de maneira assertiva.
Veja também
- Psicoterapia infantil: os sinais de que seu filho precisa de um psicólogo.
...