Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Dez maneiras de ajudar a criança a lidar com a ansiedade

Uma criança olhando pela vidraça da janela ilustra nosso artigo sobre: Dez maneiras de ajudar a criança a lidar com a ansiedade

Acolher os sentimentos da criança e oferecer segurança é uma excelente maneira para ajudar a criança a lidar com a ansiedade. Se para os adultos já não tem sido fácil se adaptar as novas regras impostas devido à pandemia, imagine para as crianças. Com as escolas fechadas, e sem a possibilidade de frequentar outros ambientes para poder se divertir, as crianças estão passando a maior parte do tempo em casa, o que tem aumentando de forma significativa a ansiedade em muitas delas.

Devido a essa situação, é natural que os pequenos se sintam um pouco confusos e desanimados, principalmente na hora de fazer os exercícios escolares, já que a maioria está tendo que realizar toda a atividade escolar em casa.

O que fazer para diminuir a ansiedade dos pequenos em tempos de isolamento social?Quais técnicas podem ser úteis? É sobre esse assunto que iremos abordar. Dez maneiras de ajudar a criança a lidar com a ansiedade. Pensando em uma maneira de ajudar os pais nesse período, separamos algumas dicas que podem ser bem úteis para pais e filhos.

Veja também
Como funciona a terapia infantil.

Crie uma rotina, isso ajuda uma criança a lidar com a ansiedade

Manter uma rotina familiar é muito importante, pois ajuda a criança a se orientar melhor, ficando assim menos ansiosa. Sem uma organização as crianças tendem a ficar mais irritadas, pois também sentem tensão, insegurança e tédio.

Na medida do possível, é interessante que se mantenha os horários das refeições, assim como definir os momentos para cada atividade, por exemplo,  hora das atividades escolares e a hora do lazer.

Incentive a aprendizagem através de brincadeiras

Você pode recorrer a atividade que incentivem a aprendizagem, como brincadeiras, não somente como um momento lúdico para a criança, mas também como uma maneira de lhe ensinar algo. As crianças aprendem muito através das brincadeiras.

Por exemplo, se você deseja que seu filho aprenda a guardar os brinquedos ao invés de deixa-los espalhados pela sala, você pode propor a brincadeira de quem consegue colocar mais brinquedos na caixa. Esse é só um exemplo, os pais podem usar toda sua criatividade para ensinar os pequenos de forma divertida.

Para ajudar uma criança a lidar com a ansiedade é bom ter mais momentos juntos, isso fortalece o vínculo

As crianças amam estar na companhia dos pais, e os mesmos devem aproveitar esses momentos que estão mais tempos juntos dos filhos para conversarem, e fazerem algumas atividades.
Esses momentos podem se tornar em ricas oportunidades para pais e filhos aprenderem mais um com o outro.

Convide seu filho para fazerem alguma tarefa doméstica, juntos

As crianças gostam de se envolverem em algumas tarefas domésticas. O que seu filho mais gosta? Ajudar a arrumar a casa, fazer um bolo, varrer o quintal?
Permitir que ele participe das atividades domésticas pode ajudá-lo a se sentir menos ansioso.

Tenha cuidado com o uso excessivo dos eletrônicos

Com o isolamento social os pais talvez encontre uma certa dificuldade em controlar o uso dos eletrônicos, porém é preciso tomar cuidado com os excessos, pois os jogos podem aumentar a ansiedade ao invés de acalmar as crianças, deixando-as mais agitadas e irritadas.

A leitura também é uma boa ferramenta para ajudar uma criança a lidar com a ansiedade

A leitura pode ser bastante útil para ajudar as crianças a lidar com a ansiedade. Os pais podem procurar por temas que ajudem a criança a lidar com seus medos e inseguranças, que são sentimentos que aumentam a ansiedade.

Contar histórias antes de dormir também pode ser uma ótima estratégia para ajudar as crianças a terem um sono mais tranquilo.

Controlar a ansiedade da criança

Mindfulness e Ioga são técnicas muito boas para ajudar a relaxar e a controlar a ansiedade, permitindo que a criança e o adulto desacelerem, entre em contato com o silêncio interior, além de melhor compreender seus sentimentos.

Técnicas de respiração

Exercícios de respiração também podem ser bastante úteis, pois ajudam a aquietar a mente e desacelerar, abaixando assim o nível de ansiedade. Os pais podem ensinar pequenas técnicas de respiração às crianças, como, por exemplo, pedir para elas fecharem os olhos, colocarem uma das mãos na barriga e respirar lentamente, sentindo sua respiração.

Ajude a criança a lidar com a ansiedade expressando seus sentimentos

Ajudar as crianças a lidar com a ansiedade, falando sobre seus sentimentos pode também ajudar os pais a melhor orientar a criança. Ter paciência, demonstrar empatia é extremante importante para que a criança se sinta mais confiante ao falar sobre os seus desconfortos com os pais.

Cuide do seu bem-estar emocional

Os pais também estão tendo que aprender a lidar com a ansiedade e tantos outros sentimentos. Muitos estão trabalhando em Home-office, e estão tendo que aprender a administrar trabalho e família de maneira simultânea. E tudo isso em um mesmo lugar, o que pode gerar um pouco de estresse e afetar o bem-estar emocional de todos.

Os pais também devem procurar encontrar algo que os ajude a aliviar a tensão do dia e diminuir a ansiedade, e podem fazer isso participando de algumas atividades com as crianças que os ajude a se distrair um pouco.

 

Veja também
A importância das regras e limites no desenvolvimento de uma criança.

 

...

 

 

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812. Apaixonada por livros e poesia.