• Pesquisar
  • Abrir menu

O Cinema como ferramenta de autoconhecimento

Tempo de leitura: 2 minutos

O tema autoconhecimento tem sido bem explorado no universo do cinema. Um filme interessante, que traz a temática do autoconhecimento é o filme livre, de 2014, dos gêneros aventura e drama biográfico.

Livre é um filme baseado no livro autobiográfico de Cheryl Strayed que narra à trajetória de uma mulher em busca de si mesma.

A personagem principal representada pela protagonista Cheryl (Reese Witherspoon) é uma americana que decide fazer a trilha do pacífico, depois de enfrentar um divórcio, perder a mãe e se envolver com drogas.

A decisão por fazer a trilha não teve a aprovação das pessoas que eram próximas a Cheryl, porém, ela sentia essa necessidade urgente de deixar o passado para trás e reconstruir sua vida.

Com uma enorme e pesada mochila nas costas, a personagem segue sua trajetória sem saber o que poderia encontrar pelo caminho.

As cenas são simples e sem grandes surpresas, tendo como foco principal enfatizar os vários sentimentos vivenciados pela personagem durante sua trajetória.

O filme é  um convite à reflexão, pois, todos nós também estamos fazendo a nossa “trilha”.

A cada cena vamos acompanhando os conflitos vivenciados pela protagonista e o seu processo de aprendizagem. Cheryl não tinha nenhuma habilidade em trilhas, e isso a levou a enfrentar alguns problemas no decorrer do caminho.

Por outro lado, apesar das dificuldades enfrentadas, Cheryl encontrou pessoas durante a sua caminhada que foram muito importantes, pois eram pessoas mais experientes, que lhe forneceram informações precisas para que a mesma concluísse a sua jornada.O que nos leva a refletir a importância do outro em nossas vidas.

Podemos até começar uma jornada, sozinhos e termina-las sozinhos, mas durante a nossa trajetória, sempre iremos precisar da ajuda ou orientação de alguém. Para você que gosta de filmes com temáticas sobre autoconhecimento, trilhas e com uma pitada de aventura, o filme é uma boa opção. Vale a pena conferir.

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812 Apaixonada por livros e poesia.