Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como proteger o Whatsapp de clonagem

Marca do WhatsApp sobre fundo verde decorado com pequenos icones ilustra artigo sobre: É possível clonar WhatsApp

Conheça os truques usados para clonar WhatsApp e assim consiga se proteger. Acessar a conta de alguém sem seu conhecimento não é a coisa mais aconselhável de se fazer, mas, sim, isso é possível clonar WhatsApp com as ferramentas adequadas. Para isso, existem muitos métodos que ajudam na clonagem do WhatsApp da vítima. Esse tipo de golpe existe e acontece quase todos os dias.

É muito fácil encontrar sites ou aplicativos que oferecem serviços para clonar WhatsApp de outras pessoas, a questão é que, além da possibilidade de causar danos e cometer crimes com essa ação, atitudes como esta podem acabar saindo caro para aqueles que pretendem utilizar tal meio para conseguir informações de terceiros.

Vamos ver neste artigo como as contas do WhatsApp são frequentemente clonadas e como você pode evitar que a próxima vítima seja você, justamente conhecendo os métodos que os bandidos costumam usar.


Para poder proteger o Whatsapp você precisa saber como funciona a clonagem do aplicativo.


Basicamente temos duas formas para rastrear ou clonar um WhatsApp. Um método, dentre tantos existentes, simplesmente cria um espelho do aplicativo em outro dispositivo, geralmente usando o WhatsApp Web, a versão do aplicativo de mensagens que pode ser acessada pelo computador. 

Este método geralmente envolve aplicativos e programas que reproduzem o conteúdo de um app de celular num outro sistema que é acessado no PC, como mencionamos.

No entanto, esse tipo de aplicativo não é muito confiável. Muitos deles disparam permissões para acessar certas áreas, com informações mais ‘sensíveis’, do seu telefone celular, e é aí que o feitiço pode dar errado e virar contra o feiticeiro.



Como clonar o WhatsApp?


Clonar o WhatsApp é perigoso para todos os envolvidos. Na maioria dos casos, esses aplicativos exigem que a pessoa que está tentando clonar também tenha o smartphone com o WhatsApp aberto e disponível. 

Em outras palavras, você não conseguirá clonar o WhatsApp de alguém espelhando o dispositivo em outro lugar, como no caso do PC, sem que a pessoa ‘autorize’.



O segundo método para clonar Whatsapp é a troca do SIM

Neste caso, os criminosos dependem da assistência de funcionários da própria companhia telefônica ara desativar o número de um determinado celular e passá-lo para um outro cartão SIM que estaria de posse dos criminosos.

Ter o número do celular da vítima facilita muito o acesso ao WhatsApp, assim como o envio de mensagens para a lista de contatos da pessoa. Então, os golpistas se passarão por você e pedirão dinheiro aos seus contatos. 

Por não saberem que se trata de um golpe, muitas pessoas, seus conhecidas acabarão  atendendo a estes pedidos, e enviarão o dinheiro solicitado pelos bandidos.

 

Veja também
Como hackear uma conta do Facebook


Como evitar a clonagem do WhatsApp


O WhatsApp recomenda o uso de autenticação de dois fatores para evitar golpes. 

Primeiro, verifique se o seu WhatsApp está protegido contra acesso de terceiros. Para fazer isso, habilite a autenticação em duas etapas. Dessa forma, se alguém tentar clonar seu WhatsApp, você receberá um alerta informando que houve um acesso indevido, ao seu número, em outro dispositivo.

Para ativar a autenticação em duas etapas, abra as configurações do WhatsApp, selecione “Conta”, depois “Verificação em duas etapas” e toque em “Ativar”. 

Em seguida, você terá que definir uma senha de seis dígitos para proteger sua conta. Evite números sequenciais (1234567) e datas de aniversários para torná-la mais difícil para os intrusos descobrirem.

Outra opção é contar com aplicativos que colocam senhas no seu WhatsApp. Existem vários apps como estes na Play Store. Com eles, seu aplicativo de mensagens é colocado em uma “pasta muito segura”:  caso alguém descubra a senha do seu celular, ele precisará descobrir a senha do WhatsApp também.

O que fazer se o WhatsApp for clonado?

O WhatsApp não permite que contas idênticas sejam acessadas em dois smartphones diferentes. Quando isso acontece, o dispositivo conectado para de funcionar e é substituído pelo outro. Isso ajuda a identificar quando sua conta foi clonada ou invadida.

Se isso acontecer com você, seu aplicativo exibirá a mensagem:

“Não foi possível verificar este telefone. Provavelmente porque você cadastrou seu número no WhatsApp em outro aparelho”. No entanto, usando o WhatsApp Web, você permanecerá conectado em dois dispositivos diferentes - computador e celular - e usará o aplicativo em ambos. 

Para resolver este problema, abra as configurações do WhatsApp, entre em “WhatsApp Web”  e escolha  “Sair de todos os computadores”. Assim, qualquer dispositivo adicional conectado à sua conta será desconectado.


SIM Swap


Você está desconfiado de que caiu no golpe SIM Swap?

Neste caso você precisará de alguma medida de contingência, começando pelo seu telefone. Entre em contato com sua operadora e informe o número a ser bloqueado em razão de furto ou roubo. 

Assim, quem estiver em posse do seu número não estará mais habilitado para utilizá-lo e nem mesmo para desfazer as alterações que você solicitou para a operadora.



A próxima etapa é desabilitar sua conta do WhatsApp

Para fazer isso, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e escreva no campo de assunto: “Perdido/Roubado: Desative minha conta” (sem aspas).

No corpo da mensagem, digite o número do seu celular roubado de acordo com o padrão internacional. Digite o código DDI do país (55 para o Brasil) e o DDD do seu estado, seguidos do restante do número. 

Por exemplo: +55 11 9 1234-5678.

Após algum tempo, a conta vinculada ao número atual será desativada. Seus contatos ainda verão seu perfil, mas nenhuma mensagem poderá ser trocada.

Se você tiver um backup (cópia de segurança) em seu telefone ou mesmo na nuvem (iCloud ou Google Drive), mais tarde você poderá recuperar suas conversas a partir dele. A conta também poderá ser reativada em 30 dias. Mas depois disso, ficará desativada para sempre.

Veja também
- Por que os americanos não usam o Whatsapp?

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.