Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Conheça os benefícios do implante dentário

Com o avanço da tecnologia, a substituição dos dentes naturais que foram perdidos, por próteses está muito mais fácil e rápida.
Tempo de leitura: 4 minutos

Diversas situações podem levar uma pessoa a recorrer a um implante dentário, como acidentes domésticos, quedas e até mesmo a higienização inadequada. Neste artigo enumeramos os principais benefícios dos implantes dentários, além das técnicas mais modernas usadas nesse procedimento.

Veja também

Pode ocorrer rejeição de implante dentário?
Vai fazer implante dentário? Veja os maiores riscos desse tipo de tratamento
Implantes dentários estão muito mais acessíveis

O que é o implante dentário?

O implante dentário consiste na colocação de uma base, chamada de pilar, por meio de uma pequena cirurgia na gengiva.

A estrutura do implante, feita de titânio é fixada no osso maxilar e age como a raiz do  dente. Após a fixação do pino, as próteses podem ser inseridas dentro de no máximo quatro meses.

As peças que vão substituir os dentes podem ser feitas em diversos materiais, sendo a resina e a porcelana os mais utilizados. 

Como é feito implante dentário?

Assim como ocorre com outros procedimentos odontológicos, como é o caso da colocação de um aparelho dentário, a avaliação é o primeiro passo para verificar a viabilidade do tratamento, para saber quais as condições de saúde do paciente e o método mais indicado para colocação da prótese.

Em pacientes diabéticos, por exemplo, a regulação da glicose antes da cirurgia é crucial. Já em quadros em que a cirurgia não for uma opção, a colagem de peças ou mesmo o uso da prótese móvel pode ser uma boa escolha.

Após a verificação de viabilidade, por se tratar de um procedimento mais invasivo, as seguintes etapas devem ser seguidas com cautela:

- Aplicação da anestesia local;
- Corte do tecido epitelial (gengiva) para acesso à estrutura óssea;
- Perfuração do osso;
- Encaixe do pino para implante;
- Suturação da gengiva.

Benefícios do implante dentário

Como o objetivo do implante dentário é repor um ou mais dentes perdidos, seus impactos no sorriso e qualidade de vida são muitos, conciliando melhora da saúde e estética. 

Nos tópicos a seguir veja mais algumas das vantagens obtidas com um implante dentário.

 

Melhora da mastigação e funcionalidade do sorriso

Primeiramente, como a saúde é o principal fator a ser considerado ao realizar qualquer procedimento - seja ele a colocação de um aparelho ortodôntico, a profilaxia dentária (limpeza da cavidade oral feita por um dentista) ou mesmo a colocação do implante - os benefícios são muitos.

Na prática, após realizar o implante, a mastigação melhora consideravelmente, visto que a arcada dentária, agora, está completa, melhorando a mastigação (trituração) dos alimentos o quê acaba auxiliando no processo digestivo, sem gerar dores ou mesmo incômodos durante a refeição.

Outro aspecto é a melhora da respiração e da dicção. Isso porque a ausência de dentes pode alterar o formato da boca e a estrutura do maxilar, causando alteração na dicção (a maneira como as palavras são pronunciadas). Quando há uma perda significativa de dentes, a língua modifica sua “acomodação”, o que impacta na pronúncia e até no posicionamento de outros dentes.

Quanto à respiração, o posicionamento dentário e da estrutura da face também pode  influenciar na passagem correta do ar através das narinas. 

Assim, com a perda dentária, o processo de respiração pode ser dificultado e demandar uma ‘adequação’. Nesse contexto, a respiração bucal passa a ser uma alternativa, o que acaba causando o ressecamento da mucosa bucal e, por consequência, estimula a proliferação de bactérias.

Com isso, a colocação do implante dentário se mostra fundamental para o restabelecimento da saúde bucal e a funcionalidade da estrutura da face.

O implante dentário também resulta na melhora da autoestima por impactar diretamente na estética da pessoa

Em um primeiro momento, é preciso compreender que a ausência de um dente pode comprometer a autoimagem e confiança da pessoa, afinal, o sorriso é muito valorizado nas interações sociais.

Deste modo, ao realizar o implante, o paciente pode sorrir com segurança e sem receios. Além disso, o alinhamento e coloração dos dentes  também podem ser melhorados, contribuindo ainda mais com a estética facial.

Cabe ressaltar neste ponto que a tecnologia do setor de odontologia vem avançando, e oferecendo procedimentos cada vez mais seguros, materiais discretos e métodos menos invasivos para implantes dentários.

Sobre a diversidade de materiais disponíveis para implante

Em relação aos materiais e as novas tecnologias, as opções são cada vez mais diversas, tanto para a peça de base do implante, como para confecção da estrutura que representará o dente, chamada coroa.

Para se ter uma ideia, dentre algumas opções de materiais e modelos usados no procedimento estão:

- Titânio;
- Cerâmica;
- Zircônio;
- Implante com nanotecnologia;
- Implante curto.

O titânio é um material resistente que oferece total segurança ao mastigar e que não sofre corrosão, tendo ótima aderência ao organismo, reduzindo rejeições.

Já a parte chamada de coroa do dente é feito em cerâmica e é uma opção estética, visto que sua coloração se assemelha ao tom natural dos dentes. além de tab[em ser muito resistente. 

O zircônio pode ser entendido como uma espécie de cerâmica, sendo um substituto efetivo para o metal na aplicação de próteses em implantes dentários.

Já implantes feitos com nanotecnologia são uma inovação da área da odontologia e utilizam materiais com ‘ação molecular’ para que a cicatrização seja mais rápida, proporcionando uma melhor fixação do implante.

Por fim, o implante dental curto consiste no procedimento realizado com materiais de dimensões reduzidas, principalmente para quadros em que não exista massa óssea suficiente para fixação.

Já quanto às metodologias de implantação que podem ser utilizadas, é possível ressaltar o implante unitário, duplo, zigomático (fixação no osso zigomático) e prótese overDenture (prótese total, muito semelhante a uma dentadura, porém, fixa).

Essa diversificação de materiais para implante dentário é muito importante, visto que possibilita tratamentos mais específicos para cada paciente, tais como o  restabelecimento e cicatrização mais ágil da gengiva, além de mais discrição para as peças, ou seja, dentes artificiais que se assemelham muito aos naturais.

Proporciona resistência e segurança

A prótese pode ser fixada junto a gengiva por meio do aparafusamento, encaixe da coroa ou “cimentação” da estrutura. No caso da estrutura fixa, por serem rosqueadas, as próteses (coroa do dente) se mostram mais firmes.

Já no caso das peças (dentes) “encaixadas”, como na overDenture, há ainda a facilidade de higienização já que a estrutura pode ser removida para limpeza e, quando encaixada, a vedação dificulta a proliferação de bactérias.

Além disso, a escovação e processos de limpeza devem ser feitos regularmente com escovas apropriadas.

Implante dentário: recuperação, manutenção e cuidados

Por se tratar de uma cirurgia, o procedimento também demandará atenção constante, principalmente nas primeiras semanas após a cirurgia. Para isso, o cuidado demandará medidas como:

- Usar o medicamento, receitado pelo dentista, da maneira correta;
- Manter uma alimentação saudável;
- Dar preferência a alimentos frios e pastosos;
- Evitar cigarro e bebida alcoólica.

Os medicamentos indicados pelo cirurgião-dentista devem ser tomados de maneira regular, respeitando as recomendações. Esses medicamentos são direcionados para alívio da dor, evitar infecções e reduzir o inchaço. 

Durante a recuperação, o uso de uma escova de dentes compacta, com cerdas ultra-macias e cabeça pequena pode ser necessária.

Outra recomendação que deve ser seguida à risca é evitar estresse e manter-se em repouso. Compressas com água na região da bochecha também podem ser indicadas em alguns casos.

E caso a correção da mordida seja necessária, o uso de um aparelho móvel deve ser avaliado antes do implante. Isso porque o tratamento corretivo não pode ser aplicado sobre a prótese, que é fixada ao osso, isso significa que não há como alterar o posicionamento do implante.

Considerações finais

A dentição faz parte da composição do rosto, funcional e esteticamente, assim, a falta de dentes afeta a saúde e a autoestima da pessoa. Com o avanço da tecnologia, a substituição dos dentes naturais que foram perdidos, por próteses, está muito mais fácil e rápida, promovendo um sorriso bonito e mais qualidade de vida, independentemente da idade.

Não deixe de ler

Quanto custa para fazer um implante de dente ou implante dentário. Onde encontrar bons preços e onde você pode fazer.

...

 

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.