Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Vai fazer implante dentário? Veja os maiores riscos desse tipo de tratamento

Em pessoas que sofrem com bruxismo, existe o risco de que os parafusos que servem como suporte para a coroa do implante, acabem se soltando.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Vai fazer implante dentário? Veja os maiores riscos desse tipo de tratamento

Implante dentário ou Implante dental é a técnica mais moderna para se fazer a reposição de dentes que foram perdidos, tendo resultado muito melhor do que as próteses fixas, ou mesmo próteses removíveis, embora possam existir alguns riscos neste tipo de tratamento dentário. Um implante dentário é utilizado na reposição da raiz do dente que foi perdido, servindo de suporte para um novo dente artificial, também chamado de prótese ou coroa.

Uma prótese sobre implante é confeccionada para que fique idêntica aos dentes naturais do paciente, além de oferecer resistência durante o processo de mastigação, da mesma forma como um dente natural.

RELACIONADO: Quanto custa para fazer um Implante Dentário. Onde encontrar bons preços e onde você pode fazer.

A reabilitação oral através de implantes dentários, geralmente é a melhor alternativa, porém, em alguns casos, podem existir riscos ao se fazer implantes dentários. E neste artigo vamos ver quais são os 5 maiores riscos do implante dentário:

1– O risco de quebra do implante

Pacientes que sofrem de bruxismo, que é o habito de apertar as mandíbulas a ponto de ranger os dentes, podem fazer muita pressão sobre os implantes dentários, e isso acaba aumentando a possibilidade de que a prótese quebre ou que apresente algumas fraturas.

Além disso, em pessoas que sofrem com bruxismo, também existem os riscos de que os parafusos que servem como suporte para coroa do implante, acabem se soltando.

Quando isso ocorre, a pessoa sentirá que o implante dentário parece estar 'mole'. Embora isso não possa ser confundido entre a prótese se soltando, com o pino do implante se solando da estrutura óssea do maxilar, o que seria algo de uma gravidade muito maior.

O problema mais corriqueiro, é apenas o dente do implante se soltando do suporte, neste caso a pessoa não sentirá dor alguma, porém, se o suporte se soltar da estrutura óssea, fará com que o paciente comece a sentir dores.

E se o pior acontecer, se o implante quebrar ou 'descolar' da estrutura óssea do maxilar, isso significa que todo o procedimento de implante dentário deve ser refeito.

Mas, de quem é a culpa pelo meu implante ter se soltado ou quebrado? É do dentista?

Existem muitos fatores que devem ser considerados se isso ocorrer, e alguns desses fatores podem ser a baixa qualidade do material da prótese, a quantidade e posicionamento dos implantes dentários, uma técnica de cirurgia incorreta, o tipo de componente protético empregado, ou mesmo o tipo de conexão protética usada.

Porém, se considerarmos que os profissionais de odontologia procuram sempre oferecer o melhor trabalho a seus pacientes, problemas decorrentes dos fatores citados acima costumam ser muito raros.

2– Risco de inflamação do implante dentário

É possível que surja alguma inflamação num implante dentário, que pode acabar gerando dor constante, inchaço, dor durante o processo de mastigação, algum sangramento e até meso surgimento de pús no implante.

E isso se deve ao fato de que, ao inserirmos um objeto artificial no corpo humano, é possível que haja alguma reação, rejeição ao corpo estranho. E este processo de rejeição pode acontecer com um implante dentário, com o material utilizado para fazer um enxerto ósseo e até mesmo com a membrana protetora. Além disso, pode acontecer infecções causadas por bactérias nos implantes, que no pior dos cenários, acaba impedindo a integração óssea, que é a união do suporte ao osso.

Por isso os tratamentos de implante dentário devem iniciar com a limpeza oral completa da cavidade bucal, procedendo com a remoção de quaisquer doenças infecciosas, tais como cáries e doença periodontal.

A cirurgia de implante dentário somente será feita se o paciente estiver com a boca totalmente limpa e com uma boa saúde oral. E isso é perfeitamente possível, mesmo que a pessoa não tenha mais todos os dentes. Sendo que ao terminar o processo de fixação do implante dentário, o paciente será orientado em como proceder com a higienização do implante.

3– Os riscos de lesões em nervos da face

Uma lesão do nervo na mandíbula pode ocorrer durante a cirurgia de implante dentário. Localizado no fundo da cavidade bucal, da arcada inferior, existe um nervo que pode estar muito próximo da superfície, e isso ocorre especialmente se a pessoa perdeu os dentes há muitos anos. Além disso, nos pacientes com doença periodontal avançada a perda de massa óssea também pode aumentar o risco de lesão no nervo.

Na tentativa de reduzir os riscos de lesão desse nervo, que pode ocasionar a parestesia, o especialista em implantes dentários deverá fazer exames de imagem. Sendo que o exame mais comum neste caso é uma radiografia panorâmica, embora uma tomografia computadorizada de 'feixe cônico' também possa ajudar a medir a espessura do osso, ajudando no planejamento do implante.

Uma cirurgia guiada por computador

Visando minimizar os riscos, é possível executar uma cirurgia de implante dentário total ou parcial, totalmente guiada por computador, uma técnica pouco invasiva e que permite um posicionamento perfeito do implante, não deixando margem para erros.

Em caso de um implante torto ou posicionado de forma inadequada, o resultado pode ser a má integração óssea e até mesmo a rejeição. Sendo que em alguns casos não é possível fazer com que o paciente se recupere da lesão no nervo.

Dependendo da gravidade da lesão no nervo da mandíbula, poderá haver sequelas, tais como dormência no queixo ou até a perda de sensibilidade na língua, ou impossibilidade de identificar sabores - gustação.

Um procedimento cirúrgico para implante dentário guiado por computador diminui consideravelmente os riscos de erro no posicionamento do implante dentário.

4– Riscos à estrutura óssea ao redor do implante dentário

Uma perda de massa óssea pode ocorrer num implante que passou por uma infecção durante o processo de cicatrização no osso. Além disso, nos casos onde é feita uma carga imediata, quando um dente provisório ou definitivo é colocado logo após a cirurgia, há mais risco de uma perda óssea, além do risco de perda do implante. E isso pode acontecer pelo fato de que o implante recém inserido ainda não está plenamente fixado, precisando ser travado de forma mecânica no osso para que permaneça fixo.

Na maioria dos procedimentos de implante dentário, se a técnica empregada estiver correta a carga imediata deverá funcionar muito bem, porém, em casos de falha na carga imediata, as consequências podem ser graves, como, por exemplo, uma grande perda óssea.

Hoje já existem modelos de implante dentário avançados que contam com aperfeiçoamentos para o encaixe do dente artificial, além de proporcionar uma cicatrização mais rápida.

Existem procedimentos para implantes dentários que permitem a fixação do dente definitivo em apenas um mês, como os implantes Straumann, implantes cone-morse Neodent - nacional e os implantes SIN - nacional.

5– Aumento dos fatores de risco, problemas de saúde e maus hábitos do paciente

Alguns riscos que podem comprometer o sucesso de um tratamento para implante dentário simplesmente estão além do domínio do especialista em implantes e também dos materiais empregados, isso porque dependem de fatores pessoais do paciente.

Tais como uma limpeza dos dentes mal feita, o hábito de fumar e o diabetes, que elevam as chances de ocorrer problemas com tratamento para implante dental.

Tentamos mostrar neste artigo os riscos que podem ocorrer em tratamentos de implantes dentários, no entanto, o índice de sucesso nos procedimentos de implante dentário são elevados, e isso se deve em muito as técnicas modernas de implantodontia, executadas por especialistas nesta área.

Um tratamento de implante dentário, via de regra é um procedimento tranquilo, quando feito com bom planejamento e executado por um especialista.

Veja também: Implantes dentários estão muito mais acessíveis hoje em dia, veja como isso é possível

MundoZ! Vida e Saúde
Author: MundoZ! Vida e Saúde
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.