Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Pode ocorrer rejeição de implante dentário?

Esta é uma preocupação comum de quem está pensando em fazer um implante dentário: será que é possível acontecer uma rejeição num implante dentário?
Tempo de leitura: 5 minutos.
Pode ocorrer rejeição de implante dentário?

E para tentar minimizar os medos e acabar com essa dúvida, mostraremos neste artigo por que não existe risco algum ao se fazer o procedimento de implante, além de detalhar as técnicas mais modernas de implantes para quem deseja ter aquele sorriso lindo novamente.

Vamos também explicar o qué é o implante dentário, para quem é indicado e quando se deve fazer um.

Ainda vamos abordar sobre a importância do acompanhamento de um profissional para reduzir ao máximo qualquer risco de problemas durante o processo de implante.

RELACIONADO: Quanto custa para fazer um Implante Dentário. Onde encontrar bons preços e onde você pode fazer.

O que é implante dentário?

Antes de mais nada, um implante dentário basicamente é composto por um suporte inserido no osso da mandímbula do paciente, é uma estrutura fabricada com um tipo de metal chamado de titânio, essa base dá o suporte necessário a coroa do dente artificial.

Existem três tipos de implantes dentários. E aqui está a descrição detalhada de todos eles:

1- Implante ósseo integrado:

Inserido na estrutura óssea do maxilar, necessita de um período de integração com o organismo que varia entre 4 e 6 meses depois da cirurgia. Após a recuperação, o paciente é submetido a uma outra cirurgia onde será colocado o dente artificial sobre a base de metal, além de ser feito o ajuste da gengiva à prótese;

2- Prótese protocolo:

Prótese total fabricada em resina ou porcelana, fixada no implante - em média, de quatro a oito peças - objetiva a recuperação de muitos dentes ao mesmo tempo. Só pode ser parafusada ou retirada pelo próprio dentista, essa técnica pode ser uma alternativa para aqueles que desejam se livrar do uso de dentadura, porém exige cuidados especiais, como a limpeza diária;

3- Prótese OverDenture:

Prótese total removível aplicada sobre implante, e isso faz com que seja muito diferente da prótese do 'tipo protocolo'. Geralmente é fixada numa quantidade menor de peças - de duas a seis pessoas, é confeccionada em resina e conta com preço mais acessível se comparada ao 'tipo protocolo'. Este tipo de prótese permite que o próprio paciente retire para fazer a higiene da peça.

Em todos esses modelos, o implante traz muitos benefícios para a saúde bucal do paciente, sendo que depois da cirurgia com o devido cuidado durante o pós-operatório, o resultado apresentará um aspecto totalmente natural.

Para quem é indicado o implante dentário e quando se deve ser feito?

Implantes dentários são indicados em casos de: extração de dentes naturais, traumas, doença periodontal em estágio avançado e fraturas onde houver comprometimento total dos dentes. Entretanto, é importante salientar que o diagnóstico, assim como o tratamento adequado dependem de avaliação clínica de um especialista em implantes dentários.

Mesmo aquelas pessoas que já utilizam dentadura podem fazer um implante dentário, porém a saúde da estrutura óssea precisa estar em condições para receber o implante. Mesmo havendo comprometimento da estrutura óssea, ainda é possível fixar pinos na região óssea da 'maçã' da face, numa modalidade de implante conhecida como implante zigomático, ou ainda pode-se realizar um enxerto ósseo na região.

Quando se deve fazer o tratamento de implante dental?

Se você perdeu um dente por qualquer motivo, o importante é procurar um especialista em implante dental o mais rápido possível para se certificar se é possível fazer um implante dentário. A perda de dentes normalmente faz com que ocorra uma gama de processos fisiológicos na cavidade bucal, o que, com o passar do tempo pode dificultar o tratamento de implante.

Existe alguma contra indicação para o tratamento de implante dental?

O procedimento de implante dentário costuma ser indicado em pacientes onde ocorreu a perda dental, no entanto, se o paciente apresentar problemas cardíacos ou mesmo diabete, é necessário que essas doenças estejam devidamente controladas antes do inicio do procedimento de implante dentário.

É recomendável ainda que a técnica de implante seja feita após a conclusão do processo de desenvolvimento ósseo da pessoa, sendo que isso costuma ocorrer, segundo constatado por exames odontológicos bem específicos, entre os 17 ou 18 anos para as mulheres e entre 18 a 19 anos para os homens.

Ao longo do tratamento de implante, não é recomendável fazer uso de cigarro, isso porque as substâncias do fumo podem aumentar a ocorrência de infecções, tornando o processo de cicatrização dos tecidos muito mais lenta.

Existe o risco de rejeição do implante dentário?

Até agora vimos o que é um implante dentário e em quais circunstâncias esse tratamento é indicado, porém a dúvida ainda existe, se realmente pode haver a rejeição de um implante dentário. Mas essa questão não deve ser motivo de grandes preocupações, pois rejeições em tratamentos de implante dentário geralmente  não passam de mitos.

Uma coisa muito importante de se entender é que podem haver falhas no processo cirúrgico e até mesmo no pós-operatório. Entretanto, o material de titânio, no qual é confeccionado o implante que fica inserido no osso não oferece risco algum de rejeição pelo organisno. Então, para ter absoluta certeza de que não haverá risco durante o procedimento cirúrgico e nem mesmo no pós operatório é importante que o paciente recorra à uma clínica especializada neste tipo de procedimento.

Além disso a afirmação de que implantes podem ocasionar problemas na gengiva deve ser descartada, a inflamação da gengiva normalmente é decorrente de bactérias e de uma higiene oral mal feita, e isso é de responsabilidade de cada pessoa, manter a higiene bucal em dia, além de consultar o dentista com regularidade.

Por que a ajuda de um especialista em implantes é tão importante?

Vimos como é importante o acompanhamento de um dentista no tratamento para implantes dentários. E isso começa na primeira consulta, onde são feitos exames e diagnóstico oral, indo até o pós-operatório. O especialista em implantes será o responsável por planejar toda a recuperação de qualquer disfunção existente, de forma que o paciente possa voltar ter um belo sorriso.

Bem, esperamos ter ajudado a desmistificar alguns mitos existentes em torno do tratamento de implantes dentários, além de deixar claro em quais circunstâncias é indicado este procedimento.

...


 

MundoZ! Vida e Saúde
Author: MundoZ! Vida e Saúde
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.