Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Implantes dentários estão muito mais acessíveis hoje em dia, veja como isso é possível

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, são feitos em torno de 800 mil implantes e vendidos 2,4 milhões de componentes para implantes dentários por ano.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Implantes dentários estão muito mais acessíveis hoje em dia.

Apesar de terem se tornado muito mais populares atualmente, a verdade é que implantes dentários precisaram de mais de 50 anos para chegar ao ponto de serem considerados acessíveis por uma boa parcela da população mundial. A primeira experiência com um implante dentário foi realizada na década de 60, na Suécia, mas foi só 1981 que a técnica começou se se difundir comercialmente, com o surgimento da primeira companhia especializada em fazer implantes dentários, e que ainda é uma das mais importantes nesse segmento, tendo feito mais de 7 milhões de implantes dentários.

Já aqui no Brasil, esta técnica tem se tornado muito conhecida nos últimos anos. Segundo dados fornecidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), são comercializados em torno de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes para próteses dentárias por ano, o que demonstra o ótimo desempenho desse segmento aqui no país.

RELACIONADO:
Quanto custa para fazer um Implante Dentário. Onde encontrar bons preços e onde você pode fazer.

Acompanhando esse grande desempenho, o CFO ainda aponta um bom crescimento do número de profissionais de odontologia especializados em implantes dentários. De 2004 a 2008 o número de dentistas com especialização em implante dentário teve um crescimento de 260%, com uma forte tendência de continuar aumentando.

Com o aumento de dentistas especializados em implantes, ligado a um ótimo crescimento da indústria nacional que atende esse setor, os implantes dentários estão começando a se ficar mais acessíveis à população.

Além da diminuição dos preços de componentes essenciais para os implantes, um outro fator relevante que está ganhando força no mercado é o parcelamento dos serviços de odontologia, isso tem se tornado um ótimo aliado para aquelas pessoas que querem voltar a ter um belo sorriso.

Muitas empresas do segmento - clínicas odontológicas - estão apostando nesse modelo de cobrança na tentativa de aumentar o volume dos procedimentos de implantes. E dessa forma, para quem souber escolher bem a clínica onde fazer o tratamento de implante, poderá conseguir condições de pagamento interessantes. Basta dar uma boa pesquisada antes!

Atitudes que podem fazer você economizar com implante dentário.

Além das condições favoráveis desse mercado aqui no Brasil, aquelas pessoas que estiverem planejando fazer um implante dentário devem ficar atentas a alguns hábitos que podem acabar encarecendo o procedimento.

E a primeira coisa é procurar fazer o implante logo em seguida a extração do dente. Se existiu a necessidade da remoção do dente, quanto antes for feita a reposição através de um implante, melhor, pois, isso evitará perda óssea do local.

Sempre que a raiz de um dente é extraída, o organismo deflagra uma reação que culmina com um processo de perda óssea naquela região, o que acaba dificultando a inserção do implante dentário. Então, ao deixar para fazer o tratamento muito tempo após a extração do dente, é possível que acarrete a necessidade de se fazer um enxerto ósseo, o que certamente vai encarecer o processo ou quem sabe até impossibilitar a fixação do implante.

Uma outra dica importante que tornará o tratamento muito mais eficaz e acessível é abandonar o hábito de fumar.

O vício no cigarro é muito prejudicial para aquelas pessoas que ainda desejam voltar a ter dentes perfeitos, isso porque, a nicotina e outras substâncias contidas no cigarro acabam prejudicando o processo de cicatrização por parte do organismo.

Este fator pode comprometer o resultado do tratamento de implante, aumentando as probabilidades de insucesso no procedimento do implante dentário. A depender do caso, pode até mesmo tornar impossível a realização do implante dentário.

Mas não são apenas os fumantes que podem encontrar dificuldades na hora de fazer um implante, pessoas com hipertensão e diabéticos que não tem a doença sob controle também compõe um grupo de risco de pacientes que talvez não poderão fazer um implante dentário. Sendo que no caso desses dois grupos, os dentistas são orientados a não fazer o procedimento de implante.

Se você está com a saúde em dia, veja algumas recomendações adicionais para facilitar o seu implante dentário.

Primeiro, escolha com cuidado o dentista que vai fazer o implante.

Mesmo o número de especialistas em implantes dentários tendo crescido muito no Brasil nos últimos anos, ainda assim é muito aconselhável escolher com bastante cuidado o profissional com o qual você vai realizar o tratamento de implante.

Antes de se começar o tratamento, o dentista precisa realizar um estudo do seu caso de maneira minuciosa, fazendo exames da cavidade bucal - exame clínico, radiografias, modelos articulados, tomografias - além de exames de saúde geral - os exames laboratoriais, quando necessário.

Então, não acredite em orçamentos com preços muito atraentes, é importante visitar os consultórios escolhidos, fazer mais de um diagnóstico, além de comparar preços para conseguir o melhor custo benefício. E lembre-se que aquele valor de pechincha pode não atender todas as especificações necessárias para um tratamento seguro para sua saúde. Convém ficar atento!

...

MundoZ! Vida e Saúde
Author: MundoZ! Vida e Saúde
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.