Empreendedorismo

Dicas para a comunicação interna nas empresas

A comunicação eficaz é constituída por 3 partes. O emissor, a mensagem e o receptor.
Tempo de leitura: 4 minutos.

Antes de vermos quatro dicas é importante entender o que é a comunicação interna nas empresas. Ela consiste na elaboração de estratégias de comunicação que visam o esclarecimento de informações, a motivação e o engajamento de colaboradores. Diante dessa realidade é importante entender que a comunicação organizacional é um processo contínuo.

Portanto, os responsáveis por ela precisam estar atentos aos acontecimentos, inclusive informações distorcidas e clima organizacional tenso. Veja quatro dicas de como fazer uma comunicação empresarial de sucesso.

- 10 filmes que todo empresário deveria assistir
- Modelo de negócios: as lições do Google e da Netflix que podem ajudar sua empresa a crescer
- Algumas maneiras de descobrir o quão inovador você ou sua empresa podem ser

Comunicação interna nas empresas: 4 dicas para obter sucesso

O principal objetivo aqui é alinhar interesses. Portanto, visão, missão, valores, metas, projetos, desenvolvimentos e resultados devem ser a base de uma comunicação interna eficiente.

1. Estabeleça uma comunicação constante e verdadeira

Para obter sucesso nas ações de comunicação interna na empresa é fundamental que haja transparência. Isso vai fazer com que os colaboradores confiem nas informações que recebem e se tornem mais engajados com as causas da empresa. Não se esqueça de ouvir o que eles têm a dizer e sempre ofereça um feedback. Permita que eles expressem dúvidas, reclamações e sugestões sempre de forma amigável. Essa é uma forma de mostrar que a opinião deles tem importância. Além disso, aumenta o senso de pertencimento, fazendo com que os colaboradores defendam o nome da empresa em qualquer situação.

2. Invista na variedade de canais de comunicação

Essa sugestão deve ser adequada à realidade da empresa. Quanto maior o número de colaboradores, mais variados devem ser os canais de comunicação.

Veja algumas possibilidades:

- Mural de avisos.
- Canal de vídeos internos, usado exclusivamente para o ambiente empresarial.
- Jornal interno.
- Intranet.
- Email.
- Cartazes que podem ser fixados em pontos estratégicos.

3. Faça um planejamento

As ações de comunicação interna nas empresas não podem ser feitas de forma esporádica. É preciso fazer um planejamento e colocar em prática tudo que foi proposto nele, tomando sempre o cuidado de observar os resultados. Além disso, cada ação precisa estar envolvida por um objetivo e não apenas ser executada de forma solta.

Veja alguns objetivos que podem ser alcançados:

- Melhorar o engajamento.
- Diminuir a rotatividade.
- Aumentar o senso de pertencimento.
- Esclarecer dúvidas.
- Minar o ciclo de fofocas com informações verídicas.
- Aumentar a produtividade após um treinamento específico.
- Reduzir a rotatividade de colaboradores, aumentando a economia de recursos financeiros.

4. Seja mais próximo dos colaboradores

A comunicação eficaz é constituída por 3 partes. O emissor, a mensagem e o receptor. Portanto, não há uma comunicação eficiente quando apenas uma das partes fala. Portanto, para as ações de comunicação interna nas empresas apresentarem os resultados esperados é preciso que todos participem.

Sendo assim, é importante que os gestores estejam mais próximos de seus colaboradores, promovendo um clima menos formal. Aproveite os momentos de confraternização para conhecer melhor os colaboradores. Circule pelas dependências da empresa.

Aproxime dos colaboradores de modo a estabelecer uma relação de confiança e menos formalidade. Suas ações de comunicação terão muito mais efeito, pois será possível conhecer um pouco mais de seus colaboradores.

A comunicação interna nas empresas tem um papel fundamental na motivação dos colaboradores para que eles se sintam parte da instituição. Além disso, ela contribui para que haja mais transparência nas informações transmitidas, evitando assim os efeitos nocivos da fofoca. É importante conhecer melhor os colaboradores e estabelecer com eles uma relação transparente. Dessa forma, as ações de comunicação interna apresentarão muito mais resultado, mantendo os colaboradores motivados e produtivos.


...

 

 

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo