Empreendedorismo

10 filmes que todo empresário deveria assistir

Você já entrou no cinema e saiu inspirado e se sentindo uma pessoa diferente? Já aconteceu com você também?
Tempo de leitura: 5 minutos.

Se você é empresário ou está se preparando para se ser um, você deve assistir a esses filmes inesquecíveis para entender o que eu quero dizer.

1. Piratas do Vale do Silício (1999)

"Bons artistas copiam, grandes artistas roubam." - Steve Jobs.


Este é um filme clássico que mostra o início de Steve Jobs e Bill Gates enquanto construíam seus impérios de tecnologia na década de 1980. Ele destaca sua rivalidade, provações e triunfos, e as diferentes maneiras como os fundadores da tecnologia trabalhavam. Você verá como um jovem de 20 anos fechou um contrato com uma grande corporação como a IBM e aprenderá o valor de acreditar no seu sonho e levá-lo adiante de qualquer maneira. Não importa se alguém copia sua ideia. O que importa é a execução e como você faz isso. E ninguém pode copiar isso. E, vamos combinar que quando você está apenas começando, um pouco de competição não faz mal a ninguém.

2. A Rede Social (2010)

“Vivíamos em fazendas, depois vivíamos em cidades e agora vamos viver na internet!” - Sean Parker.


Este é mais um grande filme que todo empresário deveria assistir. Mostra a ascensão meteórica do bilionário mais jovem do mundo e sua startup de dormitório criada na Universidade de Harvard - o Facebook. Mark Zuckerberg pegou uma ideia simples e a transformou em um dos negócios mais lucrativos já vistos até hoje. Você verá como ele fez isso e os desafios que enfrentou ao longo do caminho, incluindo desentendimentos com seus sócios. Além de aprender com a experiência de Zuckerberg, você também desfrutará de uma narrativa hábil e uma trilha sonora incrível.

3. Sala da caldeira (2000)

“O que você quer dizer com você vai passar? Alan, as únicas pessoas que estão ganhando dinheiro são os quarterbacks da NFL e não vejo um número nas suas costas. ” - Seth Davis


Todo empresário enfrenta dilemas morais em algum momento de sua carreira. Este filme é sobre Seth Davis, um jovem de 19 anos que abandonou a faculdade, e que enfrenta um terrível dilema moral. Seth se torna um dos principais corretores da corretora JT Marlin, mas algo na empresa parece suspeito. O que ele faz quando confrontado com o dilema de dinheiro e ganância versus moral e legalidade? O que você faria? Este filme irá sensibilizá-lo para a luta real entre o certo e o errado, o dinheiro e a ganância e a moralidade e a legalidade nos negócios.

4. A procura da felicidade (2006)

“Nunca deixe alguém dizer a você, você não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Você tem um sonho, você tem que persegui-lo. Quando as pessoas não podem fazer algo sozinhas, elas querem dizer que você também não pode fazer. Você quer algo, vá buscar." - Chris Gardner

Esta é uma história inspiradora de um vendedor em dificuldades, Chris Gardner (Will Smith), que perde tudo, incluindo sua esposa, casa e dinheiro. Em vez de chafurdar na autopiedade e na derrota, Chris se recompõe, trabalha mais e com mais inteligência do que a concorrência para tornar a vida melhor para ele e seu filho. É um poderoso filme motivacional baseado em uma história real que vai te dar arrepios e te ajudar a ver o valor de ter uma boa atitude e uma forte ética de trabalho na busca pela felicidade e uma vida melhor.

5. Sacada de Gênio (2008)

"O que aconteceu com essa coisinha chamada justiça de que falamos?" - Bob Kearns

Qualquer empresário deve assistir a este filme para entender por que é importante evitar que suas ideias sejam roubadas. Robert Kearns (Greg Kinnear), um professor universitário, que inventa o limpador de pára-brisa que é adotado por todos os gigantes automotivos da década de 1960, tornando-se um dispositivo padrão em todos os carros. No entanto, as montadoras não dão a Kearns o crédito que ele merece. Pode ser doloroso assistir Kearns lutar contra corporações poderosas por seu direito, mas aí está uma lição importante para todos os empresários aprenderem.

6. O lobo de Wall Street (2013)

“Eu tenho coragem de morrer. O que eu quero saber é, você tem coragem de viver? ” - Jordan Belfort


Este polêmico filme pode não ter dado a Leonardo Di Caprio (interpretando Jordan Belfort) um Oscar, mas com certeza pode lhe ensinar lições valiosas sobre sucesso, fama, fortuna, ganância e respeito pela lei. Como diz Belfort: “A única coisa que se interpõe entre você e seu objetivo é a história de merda que você vive contando a si mesmo sobre por que não pode alcançá-lo”. Porém, com objetivos alcançados vêm muitas tentações - dinheiro, poder, fama, mulheres e drogas - que podem comprometer o seu sucesso. Disciplina e consciência são essenciais para reter qualquer sucesso que você alcance.7. Escritório (1999)

"Deixe-me perguntar uma coisa. Quando você chega na segunda-feira e não está se sentindo muito bem, alguém lhe diz: "Parece que alguém tem problemas com segundas-feiras?" - Peter Gibbons

Este filme hilário é para quem odeia seu trabalho de escritório das 8 às 18 e está ansioso para mergulhar no empreendedorismo. Ele gira em torno de Peter Gibbons (Ron Livingston), que descobre o quanto ele odeia sentar dentro de um cubículo todos os dias da semana, recebendo ordens de seu chefe psicopata, Bill Lumbergh (Gary Cole). Se há um filme que vai te fazer rir, te dar uma visão nova e revigorante da vida, te motivar a sair de um trabalho de escritório que você odeia e te incitar a construir um empreendimento que você realmente ama, então é esse!

8. Sem Limites (2011)

“Eu cheguei perto de causar um impacto no mundo. E agora a única coisa em que eu causaria impacto seria a calçada. ” - Eddie Morra

Este filme emocionante sobre um escritor em dificuldades, Eddie Morra (Bradley Cooper) vai te ensinar algo sobre como pegar atalhos, soluções rápidas e o caminho fácil para o sucesso. Eddie tem certeza de que não tem futuro, pois enfrenta o desemprego e a rejeição de sua namorada. No entanto, tudo isso muda quando um velho amigo lhe dá uma pílula misteriosa que lhe permite acessar 100% de suas habilidades cerebrais. Apaixonado pela droga não testada, Eddie sobe ao topo do mundo financeiro, mas terríveis efeitos colaterais e um suprimento cada vez menor da droga ameaçam desmoronar seu castelo de cartas. Afinal, as soluções rápidas e fáceis não são tão fáceis, ou são?

9. Wall Street (1987)

"A questão é, senhoras e senhores, que a ganância, por falta de uma palavra melhor, é boa." - Gordon Gekko


Este é sem dúvida um dos melhores filmes de empreendedorismo de todos os tempos. Mostra a história de um jovem e ambicioso corretor da bolsa, Bud Fox (Charlie Sheen), que fará quase tudo o que for preciso para ter sucesso, pois é guiado pelo discutível lema "A ganância é boa". De repente, tudo fica claro quando Fox é convidado a ajudar a fazer algo não apenas ilegal, mas moralmente repreensível. O filme vai te ensinar a não se vender por dinheiro. Ser empresário não significa apenas ser rico e famoso.

10. The Godfather (1972)

“Grandes homens não nascem grandes, eles crescem grandes... ” - Mario Puzo


Outro forte candidato ao título de melhor filme de cinema para empresários de todos os tempos. Ele conta a história de um chefão da máfia e seu filho Michael Corleone, que supervisionam o crescimento de uma pequena empresa familiar no que eventualmente se torna a maior família do crime organizado em Nova York. Embora não recomendemos seguir o caminho ilegal, este é um filme imperdível para todos os empresários que desejam aprender o que é necessário para chegar ao topo e, mais importante, o que é necessário para permanecer lá.

Tenho certeza que alguns bons filmes ficaram de fora da nossa lista, mas você pode nos dizer nos comentários, quais filmes você colocaria nesta lista.


...

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo