Empreendedorismo

Marketing de conteúdo: Aprenda como atrair clientes com conteúdos informativos

O marketing de conteúdo pode tornar todas as áreas e estratégias da empresa muito mais competitivas.

Dentre tantas estratégias que se ergueram no âmbito digital, o marketing de conteúdo vem sendo uma das mais utilizadas e que mais apresenta resultados significativos e eficientes.

O marketing de conteúdo está mais presente na sua vida e rotina do que você possa imaginar, se tornou comum abrir as redes sociais e ver alguém produzindo algum tipo de conteúdo com o intuito de atrair novos clientes.

Veja também

Marketing de conteúdo: como essa poderosa estratégia pode potencializar seus resultados
Os segredos para uma campanha de marketing bem-sucedida na Internet
9 sacadas práticas para implantar um ótimo plano de marketing digital em pouco tempo

No entanto, poucas pessoas sabem realmente o que é o marketing de conteúdo e para o que ele serve, e é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

O que é marketing de conteúdo e para o que ele serve?

O marketing de conteúdo pode ser caracterizado como uma estratégia que visa a divulgação de conteúdos valiosos e informativos de forma gratuita para atrair mais clientes ao seu negócio.

Provavelmente, você já deve ter visto algum perfil nas redes sociais que forneça dicas e conteúdos sobre um determinado assunto.

Isso é considerado marketing de conteúdo. O perfil em questão não está focado apenas nas vendas de seus produtos ou serviços, mas na divulgação do seu trabalho para que mais pessoas o conheçam.

Uma das grandes vantagens dessa estratégia é que ela é válida para todo e qualquer serviço, independentemente do nicho.

Além disso, o  marketing de conteúdo se tornou muito importante por ser democrático, já que se tornou mais fácil produzir, publicar e consumir conteúdos ricos em informação em plataformas como as redes sociais.

Hoje, mais da metade da população mundial tem acesso a internet e possui um perfil pelo menos em uma das diversas redes sociais que existem.

Isso é prova de como a internet possui uma influência gigantesca na vida das pessoas e as estratégias digitais conseguem canalizar o objetivo de cada marca de forma eficiente e prática.  

As pessoas conseguem saber o valor dos produtos e serviços em poucos segundos por meio da internet, e isso não deixa de ser uma vertente do marketing de conteúdo, que tem como objetivo produzir o melhor conteúdo para os seus clientes.

O marketing de conteúdo se tornou essencial para as marcas justamente por conseguir atrair o público ideal para o seu negócio usando de ferramentas acessíveis e gratuitas, trazendo para si não só novos clientes, mas também autoridade e visibilidade.

Benefícios do marketing de conteúdo

Essa técnica de marketing traz consigo um conceito inovador de produção de conteúdo, que não visa apenas o dinheiro e as vendas, mas a democratização de informações relevantes para os internautas.

A seguir, selecionamos aqui alguns dos diversos benefícios que essa incrível estratégia traz para você, sua equipe e seu negócio.

Gera autoridade e visibilidade

Muitas empresas desejam começar a criar a imagem digital de suas marcas por meio das redes sociais, mas não sabem como. Muitos profissionais, inclusive, ainda acham que a internet e as plataformas servem apenas para esclarecer dúvidas.

No entanto, esse espaço não foi criado apenas para achar respostas, mas também para fornecê-las. É por meio do marketing de conteúdo que você poderá ajudar outras pessoas e mostrar que a sua empresa sabe sobre o que está falando.

Por meio de conteúdos valiosos e informativos, você consegue provar a propriedade que a sua marca possui sobre aquele assunto, aumentando assim, a autoridade dela no meio digital e as chances dos internautas contratarem os seus serviços.

Imagine, por exemplo, uma empresa responsável por alugar escritórios e espaços para outras empresas e profissionais. Para atrair um público que tenha pré-disposição em contratar os seus serviços, é interessante produzir conteúdos sobre aluguel de salas comerciais, explicando os tipos, informações sobre documentações e responsabilidades dos locatários, entre outros temas.

É dessa forma que a empresa em questão irá demonstrar para pessoas que ainda não a conheçam que realmente entende do assunto e passar confiança no seu trabalho.

Atrai o público ideal

O meio digital reúne diversas pessoas de vários lugares do mundo e com gostos diferentes, por isso, é certo que neste espaço você irá encontrar o público ideal para o seu negócio.

Assim como um internauta que pesquisa sobre determinado assunto entende que encontrará na internet a resposta para a sua pergunta, um cliente em potencial está a procura da marca que irá suprir sua necessidade.

O marketing de conteúdo te ajuda a chegar neste exato lugar, na frente da pessoa que procura pelo o que você oferece. É importante dizer, também, que o público ideal muitas vezes está atrelado a uma região específica do país. Isto é, a sua região.

Uma empresa de seguro de vida em Curitiba, por exemplo, pode apostar em conteúdos gerais sobre sua área, mas também deve dar atenção especial à cidade para garantir que as pessoas dessa região sejam atraídas.

Dessa forma, será possível  trazer para perto as pessoas que realmente irão comprar o produto ou serviço.

Reduz custos

Se você possui uma empresa, sabe muito bem que cada centavo que entra e sai faz diferença no final do mês e gastar rios de dinheiros com divulgação e anúncios não é uma boa opção para algumas empresas.

Por isso, o marketing de conteúdo traz consigo não só a chance de atrair mais clientes, mas de fazer isso com um custo muito mais baixo, economizando recursos da empresa que podem ser empregados em outros projetos.

Sua marca também deve colocar na balança qual tipo de estratégia mais vale a pena para o atual momento que vive.

O fato é que o marketing de conteúdo se tornou uma febre no meio digital por trazer esses e diversos outros benefícios, garantindo o sucesso e os resultados de uma empresa dentro das redes sociais.

Dicas de planejamento para o marketing de conteúdo

Assim como toda e qualquer estratégia de marketing, seja no âmbito digital ou não, o marketing de conteúdo exige  um bom planejamento. Por esta razão, separamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a potencializar essa estratégia e alcançar os resultados que almeja.

Defina sua persona

Uma persona nada mais é do que um perfil ideal de cliente para o seu negócio, normalmente ela reúne informações como:

- Gênero;
- Idade;
- Classe social;
- Profissão;
- Região onde mora.

Todas essas informações ajudam uma marca a construir o seu perfil de persona, ou seja, qual a pessoa que irá comprar o seu produto ou serviço.

Um escritório de consultoria fiscal e tributária sabe que a sua persona será uma empresa que está passando por problemas administrativos justamento por questões tributárias e fiscais e precisa de uma equipe profissional para resolver o problema.

Da mesma maneira o seu negócio também deve saber para quem o produto ou serviço produzido será entregue. Visto que com a persona bem definida, fica muito mais simples produzir conteúdos estratégicos para este tipo de público.

Produza conteúdos de qualidade

Quando falamos que o marketing de conteúdo visa a divulgação de materiais educativos e informativos, não se trata apenas de um texto ou post com algumas dicas superficiais só para atrair clientes.

Trata-se de um conteúdo de qualidade que é realmente valioso para o seu público.

Uma pessoa que pesquisa sobre treinamento de liderança na internet e encontra um artigo que explica tudo sobre liderança e o curso em si, entende que aquela marca não está preocupada apenas em vender algo, mas em ajudar o internauta naquela procura.

Isso faz toda a diferença na imagem da sua empresa no âmbito digital. Ao entregar informações relevantes sobre sua área de atuação, a empresa se aproxima ainda mais da preferência do consumidor. O que, na prática, quer dizer mais vendas e lucro.

Ela se torna fiel ao encontrar um negócio que se preocupa em ajudar as pessoas e é visto como algo especial e diferente no mercado.

Se adapte aos diversos formatos de mídia

A era digital trouxe consigo novos formatos de consumo e aprendizado, podemos conhecer coisas novas e aprender novos temas por meio de textos, vídeos, áudios e imagens.

Usar isso a favor da sua empresa faz com o seu alcance seja ainda maior.

Por isso, estude as plataformas e formatos de conteúdos mais consumidos pelo perfil da sua persona, podem ser podcasts, artigos em blogs, vídeos no YouTube, publicações no Instagram ou pequenos vídeos no Facebook.

Se adaptar a essas diferentes plataformas faz com que você consiga alcançar ainda mais pessoas de uma só vez do que se dedicasse a produzir conteúdos apenas para uma plataforma.

Além de trazer uma imagem de inovação e modernidade para a sua marca, estar presente nas plataformas digitais e produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos faz com que o nome da sua empresa chegue ainda mais longe do que você espera. 

Considerações finais

O marketing de conteúdo se tornou mais do que uma simples estratégia digital, é algo necessário para ajudar qualquer empresa a crescer e chegar aonde deseja. É a partir dessa estratégia que você irá evidenciar toda a qualidade de seus produtos ou serviços ao mesmo tempo em que demonstra se importar com as dúvidas da sua clientela.

Além disso, um projeto de marketing de conteúdo bem implementado pode tornar as todas as áreas e demais estratégias de mercado de uma empresa muito mais competitivas.

Veja mais sobre marketing digital aqui.

 

...

 

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo