Empreendedorismo

Como conseguir mais clientes. 15 dicas para conquistar mais clientes para o seu negócio

O digital e o marketing. Domine essas duas ferramentas e você conseguirá qualquer coisa que desejar na internet.
Tempo de leitura: 14 minutos.
Como conseguir mais clientes. 15 dicas para conquistar mais clientes para o seu negócio

Como atrair mais clientes pela internet. Uma das dificuldades enfrentadas por empresários e administradores é encontrar maneiras de fazer com que o site da empresa realmente funcione coma uma ferramenta de prospecção de novos clientes. Existe uma tendência de se pensar que basta você contratar uma empresa especializada para construir o site e pronto, a partir de agora as vendas vão triplicar, como num passe de mágica.

RELACIONADO: Como gerar demanda para produtos e serviços

O que é preciso entender é que o site é apenas uma plataforma, uma ferramenta extremamente poderosa, mas como todas as máquinas e ferramentas feitas pelo homem, ele também depende da interação humana para que possa produzir qualquer coisa. A interação humana nesse caso se resume em gerar informação.

Temos que nos habituar a usar o chamado 'marketing digital', o novo marketing, mas para isso precisamos entender duas coisas bem básicas. É preciso saber a diferença entre o que é marketing e o que digital, a convergência dessas duas ferramentas é que realmente irá produzir grandes resultados de negócios para sua marca.

O digital e o marketing. Domine essas duas ferramentas e você conseguirá qualquer coisa que desejar na internet. 


O digital


Hoje muito se fala em fazer marketing digital nas redes sociais, mas para muitas empresas as ações de marketing nas redes sociais não passam de criar um perfil no Facebook e só. Mas ter um perfil numa rede social não é o mesmo que ter uma rede social, o Facebook não passa de uma ferramenta, mais uma dentre tantas que existem hoje por aí, Instagram, Twitter, LinkdeIn, Pinterest. Sem a interação humana nada acontece.

Sobre: Como Atrair Clientes pela Internet.

Da mesma forma o site da empresa não passa disso, uma ferramenta, uma plataforma digital que a empresa pode e deve usar para se posicionar como autoridade no segmente onde atua, e para isso basta prover, desenvolver informação que de alguma forma seja interessante e relevante para seus clientes atuais e possíveis clientes, aqueles que ainda não conhecem a marca, e é nesse ponto onde entra mais uma poderosíssima plataforma que pode produzir muito para uma empresa, e o melhor de tudo, quase de graça.

Sobre: Como Atrair Clientes pela Internet.

Alguns empreendedores ficam se perguntando porque é que o site de suas empresas não aparece em uma busca no Google.

Para que isso possa acontecer é preciso gerar informação, esse é o produto mais vendido hoje no mundo todo, as pessoas compram informação, em seguida elas compram os benefícios que os produtos podem lhes oferecer, mas para que elas comprem os benefícios que especificamente os seus produtos podem lhes oferecer, antes você precisa prover a informação de que sua marca é a melhor opção para esses consumidores em potencial.

Nesse ponto nós temos a convergência de tantas plataformas que certamente sua empresa já dispõe, o site e as redes sociais que devidamente nutridos de informação serão apresentados no Google, e é aí que passamos à usar a tal poderosíssima plataforma digital de geração de negócios, os buscadores, e é claro que damos mais ênfase aqui ao maior de todos eles, o Google, que movimenta bilhões de dólares todos os anos em pesquisas, a 'fórmula' é simples, apareça no Google e venda cada vez mais.

Sobre: Como Atrair Clientes pela Internet.

Se sua empresa passar a usar as ferramentas digitais da maneira correta, então você já terá dominado o 'digital', do 'marketing digital'. A próxima etapa é entender como aplicar o marketing nessa equação.

 

O marketing

Segundo Philip Kotler não há diferença entre o marketing de hoje e o marketing feito há cinquenta anos, o que mudou foram as ferramentas, a maneira como as marcas interagem com seus consumidores, e o mais importante dessa forma de fazer marketing é que hoje os consumidores interagem com as marcas em tempo real.

O marketing ainda é baseado em estratégias de relacionamento.

Sobre: Como Atrair Clientes pela Internet.

O inicio de uma estratégia de marketing na internet é justamente começar a prover informação de qualidade para um determinado público-alvo, é isso que fará com que a percepção por parte do consumidor a respeito da marca se transforme numa relação de confiança, esta relação de confiança está baseada no fato de que se uma determinada empresa é capaz de disponibilizar, em seus canais de comunicação digital, informações que ajudem os consumidores a resolverem seus problemas diários, isso demonstra que ela é composta por profissionais que realmente tem 'conhecimento de causa' para atuar naquele segmento.

 

Essa é base para qualquer tipo de relacionamento, estabelecer confiança.

 

Sua marca deve se posicionar como referência no mercado onde atua e é nesse ponto onde entra o 'marketing digital'. Primeiro criamos as ferramentas, o digital, na sequência desenvolvemos uma estratégia para tirar o máximo dessas ferramentas. No momento em que sua empresa começar a usar esses conceitos de forma adequada o fluxo de clientes em potencial provenientes dos canais digitais irá aumentar substancialmente.

Sobre: Como Atrair Clientes pela Internet.

Pensando nisso criamos uma relação de 15 ideias para para trazer mais clientes para a sua empresa.

Algumas das melhores ideias para você conseguir mais clientes e aumentar os negócios da sua empresa são: se afastar da concorrência através de ações de diferenciação, e você começa a se diferenciar empregando novas estratégias com os clientes que você já tem, na sequência divulgue suas ações nas redes sociais para atrair os novos clientes.

Veremos nesse artigo 15 ideias de propaganda, marketing e algumas ferramentas para te ajudar a trazer mais clientes para a sua empresa usando canais digitais como o site da empresa e o bom e velho marketing.


Como conseguir mais clientes para uma empresa?


1. Construa sua lista de emails

Comece a coletar os dados de contato de todos os seus clientes, use um sistema de gestão para isso, mesmo um sistema simples terá todas as ferramentas para você captar e armazenar esses dados de forma segura. Os dados serão úteis para que você possa enviar um boletim informativo, pelo menos uma vez por mês para a sua carta de clientes. O chamado e-mail marketing é uma ótima ferramenta para entrar em contato direto com seus clientes. Esta é uma estratégia para manter seu fluxo de vendas e por consequência deixar o fluxo de caixa sempre no azul.

Mesmo que em tempos de mensagens instantâneas através do WhatsApp o email possa parecer antiquado, a verdade é que o email ainda é uma ferramenta muito usada pelas empresas.

Então a estratégia aqui é você aplicar as duas ferramentas de manter contato com seus clientes, se sua mensagem não for visualizada no WhatsApp, ela poderá se vista no email pelo seu cliente.

Uma coisa importante: Não entre em contato com seu cliente quando você quer apenas vender alguma coisa para ele, envie mensagens para ajudar ele a manter seu carro em boas condições. E nunca envie mensagens por email ou mesmo WhatsApp para quem ainda não conhece você. 


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


2. Use mensagens exclusivas para falar com seus clientes

Criar experiências personalizadas no atendimento é uma grande maneira de criar uma pré disposição positiva dos clientes em relação à sua empresa. Num sistema moderno como o MarkupEmpresa você tem uma ferramenta que te avisa quando é hora de entrar em contato com seu cliente. Quando o sistema mostrar o lembrete você entra em contato com seu cliente, usando o email ou mesmo através do WhatsApp.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


3. Pergunte ao seu cliente sobre a opinião dele sobre seu atendimento

Depois que você fez o primeiro atendimento ao seu cliente, você pode entrar em contato, novamente, via email ou WhatsApp, solicitando uma pequena avaliação, faça no máximo uma ou duas perguntas de resposta rápida, para evitar tomar muito do tempo do cliente. Depois volte no seu sistema de gestão e faça uma anotação das respostas que o cliente lhe forneceu. O MarkupEmpresa conta com uma ferramenta de CRM, onde você pode fazer essas anotações no cadastro de cada cliente separadamente. Essa ação cria uma documentação que fará com que você conheça cada vez mais seus clientes.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


4. Se por possível, faça um pacote de serviços onde os clientes comprem uma espécie de assinatura de manutenção

Ofereça um pequeno desconto na compra do pacote de serviços. Isso pode ser interessante para empresas de pequeno ou médio portes, que tenham pequenas frotas de veículos. Você pode também oferecer serviços com prazos de garantia maiores, o objetivo disso é manter a empresa sempre com um bom fluxo de clientes em todas as épocas do ano.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


5. Fornecer informação de qualidade cria confiança dos clientes na sua empresa

Em todas as áreas existem profissionais que nem sempre agem com ética e profissionalismo, isso acaba prejudicando toda a categoria, então é preciso construir confiança com seus clientes, para que ao precisarem fazer o próximo serviço eles voltem sempre na sua empresa, porque confiam em você.

E uma forma de você construir essa relação de confiança é falando de forma aberta sobre o seu conhecimento e a maneira como você realiza seu serviço. Para fazer essa divulgação você pode usar as redes sociais, pode criar o seu próprio site além de continuar usando as redes sociais. Outra ferramenta muito poderosa que você pode juntar nessa estratégia é um canal no Youtube, você pode gravar vídeos para o Youtube e na sequência publicar no seu site e ainda publicar o mesmo vídeo na sua página do Facebook ou Instagram.

Assim você chama a atenção de pessoas que ainda nem são seus clientes.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


6. Explore o poder da comunicação visual impressa e digital

O ambiente da sua empresa já é um canal de propaganda, para os clientes que já estão na empresa você pode mostrar sua linha de produtos ou serviços através de banners ou mesmo de uma televisão mostrando uma apresentação da sua empresa e dos serviços que você faz e produtos que vende.

Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


7. Construa um perfil completo nas redes sociais

Você tem muitas opções para fazer a divulgação da sua marca na internet, página no Facebook, Instagram, site, vídeos no Youtube, o que importa na hora de usar essas ferramentas é ter regularidade para postar conteúdo. Pelo menos duas ou três vezes por semana:

a- Grave um pequeno vídeo;
b- Compartilhe ele no Facebook ou Instagram;
c- Se possível, transcreva o texto do vídeo e crie um artigo no seu site;
d- Publique uma parte do artigo nas redes sociais com um link que leva para o seu site.

São três passos simples e que ao longo de alguns meses resultam numa boa quantidade de informação sobre o seu negócio, na internet. Descubra se seus concorrentes estão fazendo isso, se não estiverem, é aqui que você usa a inércia deles a seu favor.

Você pode criar:

a- Dicas de como encontrar um  bom fornecedor;
b- Sugestões de manutenção dos produtos que vende;
c- Dicas de segurança antes na utilização dos produdos;
d- Informação sobre o mercado em geral;
e- Imagens da sua empresa;
f- Testemunhos de clientes sobre seu atendimento, (comece com seus amigos);
h- Comentários sobre acontecimentos da sua cidade;
l- Ajude a divulgar iniciativas 'do bem' que acontecem na sua cidade.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


8. Converse com as pessoas na internet, procure entender o que estão falando

Não é só publicando novos conteúdos que você pode aproveitar o poder da internet. Monitore as páginas, sites e canais do Youtube dos seus concorrentes, veja o que andam dizendo e fazendo, veja o que os clientes deles estão dizendo. Assim você terá novas ideias para implementar na sua empresa.


Sobre: Como conseguir clientes para empresa


9. Crie recompensas especiais para seus clientes

Se você está atendendo uma empresa faça uma postagem em suas redes sociais mencionando a marca da empresa do seu cliente, agradecendo pela preferência. Não há um único empresário que não gostaria de receber uma distinção dessas, principalmente se você deixar bem evidente a marca da empresa dele. Essa é uma boa maneira de você ganhar um mais um fã e cliente fiel. E além disso essa também é uma estratégia avançada e muito usada no marketing digital, chamada de 'gatilho mental da reciprocidade', a reciprocidade ocorre quando você oferece algo de grande valor para o seu cliente ou futuro cliente, sem que ele peça por isso, e por uma questão de convenção social essa pessoa passa a se sentir em dívida com você, e uma maneira de 'pagar' essa dívida seria voltar a comprar na sua loja ou contratar os seus serviços.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


10. Se for possível peça a seus clientes que escrevam testemunhos sobre o seu atendimento

Isso se chama 'prova social' e também é uma poderosa técnica muito usada no marketing digital. Se você já fez um site para a sua empresa você pode criar uma seção no site, chamada de: 'Clientes felizes ou clientes satisfeitos', nessa seção você vai publicar os comentários (os tais testemunhos) que seus clientes escreveram sobre sua marca. Aqui cabe uma dica importante, a maioria das pessoas não tem muito tempo ou simplesmente não gosta ou ainda não tem a menor aptidão para ficar escrevendo comentários - a menos que seja no Facebook - então o que você pode fazer é você mesmo criar os tais testemunhos e apenas pedir para que seus clientes mais chegados assinem ou emprestem seus nomes ou ainda os nome de suas empresas para você publicar no seu site. Além de publicar no seu site você ainda deve fazer postagens com esses testemunhos nas redes sociais da sua empresa.

Provas sociais são estratégias muito interessantes para gerar confiança nos consumidores que ainda não são seus clientes. E confiança no mundo dos negócios pode valer mais do dinheiro. As pessoas preferem fazer negócios com aqueles em quem confiam, elas podem até pagar adiantado ou mais caro se confiarem no profissional ou numa determinada empresa.

RELACIONADO: Veja os resultados que um site pode trazer para o seu negócio.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


11. O antes e depois do trabalho feito

Você pode criar um incentivo incrível para que novos clientes procurem sua empresa usando o efeito de comparação, mostrando como estava o estado do serviço quando o cliente te contratou e como ficou depois que o trabalho foi concluído. Faça muitas fotos do trabalho, antes, durante e depois, vídeos também devem ser feitos, hoje em dia é muito fácil, basta usar seu celular para fazer um vídeo de qualidade.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


12. Crie seus próprios eventos

Essa é uma outra estratégia muito poderosa para atrair novos clientes para a sua empresa. Isso também é uma técnica de marketing de relacionamento para estreitar os laços de proximidade com seus clientes atuais. O brasileiro é um povo muito sociável, gostamos de ter contato com pessoas e de nos sentir pertencentes a um determinado grupo, é o desejo de aceitação, e para os negócios esse fator, quando explorado da forma correta pode ser uma ferramenta incrível para gerar comentários em torno da marca, o que acaba por levar mais clientes novos ao seu negócio.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa


13. Conecte-se com compradores locais

A internet tem o poder de fazer com que um pequeno negócio se projete para o mercado local de uma maneira muito rápida e barata. Existem ferramentas no Google e no Facebook que podem fazer com que você até mesmo possa escolher o tipo de pessoa para quem você deseja que seus anúncios sejam mostrados, você pode:

a- Fazer com que o site sua empresa seja adequado à sua cidade de forma específica, no marketing digital chamamos isso de:
'otimização do site para SEO local';

b- Com o Facebook e os anúncios do Google você pode alcançar apenas as pessoas que você quer, deixando de fora qualquer público que não seja interessante para o seu negócio. Embora essa seja uma técnica mais avançada que requer um bom conhecimento sobre essas ferramentas, vale a pena você tentar explorar ou mesmo contratar um profissional para isso;

c- Inserir os dados da sua empresa no Google Meu Negócio.


Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa

 

14. Implante na sua empresa um programa de recompensas

Você pode oferecer recompensas para seus clientes em cada indicação ou menção que eles fizerem sobre sua empresa. Claro que nem sempre será possível saber de todas as vezes em que a sua marca foi mencionada nas redes sociais ou mesmo em conversas pessoais entre seus clientes, mas vale a pena deixar que seus clientes saibam que a sua empresa oferece recompensas por tais indicações.

Por exemplo: se um novo cliente aparecer dizendo que sua empresa foi recomendada por alguém que já é seu cliente a tempos, envie para o seu cliente antigo um brinde especial, que nem mesmo precisa ser algo caro, ou da próximas vez em que ele aparecer na empresa, ofereça um tratamento diferenciado e não esqueça do tal brinde.

 

Sobre: Como conseguir clientes para sua empresa

 

15. Crie envolvimento com a sua cidade

Apoiar iniciativas de empresas maiores, como seus fornecedores ou mesmo os veículos de imprensa da cidade em campanhas como Natal Solidário, Inverno Solidário, também servem de impulso para fazer com que a marca da sua marca seja vista e lembrada pelo público.

Algumas coisas que você pode fazer:

a- Patrocinar os eventos locais;
b- Fazer parcerias com algumas empresas da cidade.

E para concluir, saiba que todas essas ações não poderão ser implementadas de uma vez, isso pode levar tempo, mas o importante é você começar a usar as técnicas que estão ao seu alcance agora, com o tempo os resultados vão começar a aparecer e você poderá implementar ações de marketing mais ousadas e com maior investimento financeiro, tudo depende de onde você quer chegar com a sua empresa.

E uma das formas de você começar de forma estratégica é analisando seus concorrentes mais próximos, os concorrentes mais diretos, veja o que eles andam fazendo, compare com as dicas que nós passamos neste artigo. Assim você vai saber se eles estão no caminho certo, se estão crescendo ou se estão estagnados.

É bem simples para você saber se um concorrente seu vai crescer nos próximos anos ou vai permanecer estagnado, se ele investe em modernização as chances de que ele cresça são grandes, se não...

O mercado em qualquer segmento, costuma ser limitado, a cada ano surgem mais concorrentes do que o mercado pode absorver. Isso significa que quando uma empresa está se destacando e crescendo no mercado outra obrigatoriamente está ficando estagnada ou está encolhendo, ou pior ainda, está fechando as portas, é só uma questão de tempo.

Dito isto, se você realmente está comprometido com o crescimento da sua empresa saiba que é preciso se modernizar e essa modernização vai além da propaganda. Não dá para concorrer com os grandes se você ainda está fazendo ordens de serviço em blocos de papel ou mantendo os cadastros dos seus clientes em fichas de papel.

O MarkupEmpresa é um sistema moderno que você ou as pessoas que trabalham na sua equipe aprendem a usar em menos de 20 minutos. Construímos nosso sistema pensando justamente nos pequenos negócios onde as pessoas não tem muito tempo para ficar fazendo cursos só para apender a fazer uma O.S (ordem de serviço).

Não espere mais para modernizar sua empresa e começar a morder a concorrência, clique aqui e faça um teste grátis no MarkupEmpresa.

 

Luis Carlos Weber
Author: Luis Carlos WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
Editor do eZoop! Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta das novas tecnologias. Sempre com um novo projeto na cabeça.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo