Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Por que a Marvel não dará um filme para Hawkeye

Jeremy Renner estaria hesitante em interpretar Clint Barton?
Tempo de leitura: 8 minutos
Jeremy Renner no set de filmagens de Vingadores caracterizado como Hawkeye

O arqueiro conhecido como Hawkeye começou como um supervilão em 1964, então rapidamente trocou de lado e se juntou aos Vingadores em 1965 - e Hawkeye tem sido um jogador-chave no universo da Marvel Comics desde então.


Ele também faz parte do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) desde a Fase 1, quando teve uma breve participação em Thor.

Hawkeye teve um papel maior em Os Vingadores, e um papel muito maior em Vingadores: A Era de Ultron, então um papel coadjuvante bem sólido em Capitão America: Guerra Civil. Durante esse tempo, muitos heróis ganharam seus próprios filmes (ou algumas sequências de suas franquias autônomas).

Mais sobre Hawkeye:
- Jeremy Renner aplaude a equipe de 'Hawkeye' durante as filmagens da Marvel

O estúdio também teve a ideia de lançar Jeremy Renner, um novato na época, para o papel de Hawkeye.


A performance de Renner só aumentaram nos anos seguintes  desde que ele assinou seu primeiro contrato com a Marvel, e ele já provou que pode ancorar um grande filme de ação, quando fez O Legado Bourne em 2012 .

Qual seria o grande problema?

Jeremy Renner estaria hesitante em interpretar Clint Barton?


Renner já conhece a máquina da Marvel há algum tempo e ficou famoso por ficar insatisfeito com seu papel em Os Vingadores.



O ator falou abertamente sobre como seu personagem foi subutilizado, e considerando que ele passou a maior parte do filme com uma lavagem cerebral estúpida e trabalhando para Loki, é difícil argumentar contra isso.

Mas ele se entusiasmou com seu papel de super-herói nos anos seguintes: Renner estava supostamente feliz com seu personagem que  recebeu mais atenção em Vingadores: Era de Ultron, e disse em um Reddit recente que ele estaria "pronto para atuar em seu próprio filme" se a Marvel algum dia estivesse interessada em realmente fazer um filme solo para Hawkeye.

Mas ainda vale a pena notar que ele às vezes parecia excitante ao interpretar o personagem de Clint Barton e olha que ele já está no papel há quase uma década.

A história mais aclamada de Hawkeye nem funcionaria como um filme ...

Um quadrinho mostrando o arqueiro Hawkeye em ação.


Hawkeye desfrutou de uma espécie de renascimento da Marvel Comics por volta de 2012-2015, quando o aclamado escritor Matt Fraction lançou sua bem sucedida 'corrida solo' com o personagem.

O truque? Ele praticamente ignorou completamente o fato de que Hawkeye é um super-herói e, em vez disso, concentrou-se principalmente em sua vida normal, de alguém que mora num apartamento em Nova York.

Era quase o Seinfeld das histórias em quadrinhos (embora certamente houvesse alguma ação na historia e definitivamente nem sempre fosse muito engraçado), mas mesmo assim acabou ganhando quase todos os prêmios que o mercado de quadrinhos oferece.

A história acompanhou Clint enquanto ele tentava ajudar seus vizinhos, saia com sua amiga Kate Bishop (que também é Hawkeye), e o acompanhou em algumas aventuras ao longo do caminho.

Ele também enfrentou um grupo de gângsteres russos, que saíam para correr pelo bairro.

É uma história fantástica perfeitamente adequada para os quadrinhos modernos, mas certamente não é algo que as pessoas provavelmente desejariam ver  fora do MCU.

… Mas daria uma série incrível da Netflix...

Um quadrinho mostrando Hawkeye com sua família numa fazenda


Dito isso, seria absolutamente uma grande série da Netflix. Claro, há muitos problemas logísticos para fazer uma coisa dessas (principalmente o fato de que a versão MCU de Hawkeye tem uma família e mora em uma fazenda agora, ao invés do herói ser um cara  solteiro que mora sozinho  num apartamento).

Mas os fãs têm pressionado para que a Marvel considere este arco para uma série de TV há anos, e até Jeremy Renner disse que pode estar aberto a reprisar o personagem numa série de TV se a Marvel conseguir criar a história certa.

A aventura de Fraction era uma história menor, e certamente seria mais adequada para a TV do que para o cinema. Há muitos obstáculos a serem superados, obviamente, mas o humor e o drama de 'Fraction Hawkeye' seriam perfeitamente adequados para o modelo da Netflix.

Eles não introduziram uma abordagem solo muito interessante no MCU


Existem alguns personagens no universo cinematográfico da Marvel que têm tópicos de história que valem a pena para apostar num filme solo.

Uma cena de Vingadores mostrando Hawkeye e sua mulher em casa.


Os fãs têm pressionado o estúdio para fazer um filme solo da Viuva Negra (Black Widow) desde que Scarlett Johansson deu vida ao personagem em Homem de Ferro 2, embora personagens como Hulk ou Soldado Invernal (ou Pantera Negra, que já está fazendo um filme solo) parecem ser apostas  mais óbvias.

Vingadores: Era de Ultron deixou claro que Hawkeye é o coração dos Vingadores, porque  ele vive uma vida equilibrada em uma pequena fazenda com sua esposa e filhos, embora não esteja salvando o mundo.

O estúdio simplesmente não fez referencia a nenhum segredo sombrio profundo do personagem, ou algum grande drama, que imploraria para ser explorado com uma produção solo.

Hawkeye é apenas um cara normal no MCU, e isso é parte de seu apelo. O problema eh que a Marvel sabe que é difícil fazer um blockbuster de $100 milhões sobre um cara normal.

Muitas de suas melhores histórias em quadrinhos não funcionariam realmente no MCU


Hawkeye está no mundo dos quadrinhos há décadas e, ao longo do caminho, desempenhou papéis importantes em muitas histórias fantásticas.

Ele morreu e ressuscitou, assumiu o manto de super ninja Ronin, matou o Hulk (no recente arco da Segunda Guerra Civil da Marvel Comics) e já mencionamos a abordagem de Fraction sobre o personagem.

Mais sobre Hawkeye:
Jeremy Renner assinou contrato para fazer um longa de Hawkeye mas Marvel mudou de ideia

Mas olhando para o mundo que a Marvel construiu com seu universo conectado, muitas dessas histórias não funcionariam realmente neste cenário. Universo da tela grande da Marvel vem lentamente divergindo dos quadrinhos, isso faz com que se torne mais difícil contar essas histórias de uma forma fiel.

Se usarmos o Capitão América: Guerra Civil como exemplo.


Também foi fantástico, o que mostra que não há problema algum em trazer essas histórias para o mundo do cinema, mas significa que a maioria das histórias de Hawkeye em potencial precisariam de grandes ajustes para funcionar.

Existem tantos outros filmes para fazer antes de Hawkeye


Este é um mantra comum para quase todos os personagens 'secundários' da Marvel. A Marvel lançou mais de uma dúzia de filmes, mesmo tendo mais de meia dúzia ainda em desenvolvimento, e mesmo assim há tantos filmes que um estúdio pode fazer e lançar em um determinado ano.

Os fãs já estão implorando por outro filme do Hulk e um spin-off da Viúva Negra,  e a Marvel está fazendo Thor: Ragnarok, Homem-Aranha: De volta para casa, além de Guardiões da Galáxia: Vol. 2.


Além disso, Pantera Negra, Capitã Marvel e mais filmes dos Vingadores já estão todos programados.


Caramba, a Marvel também tem os direitos de filmagem de Blade agora, e sabemos que o estúdio tem poder para fazer um filme sobre o Andarilho do dia decolar. Há muitas opções em jogo, e Hawkeye já teve seu quinhão de filmes.

Seu conjunto de energia realmente não se traduz bem em um filme. Sem ofensa a todos os heróis arqueiros nos universos Marvel e DC.

Green Arrow é incrível, como a longa série de TV da CW, Arrow provou na última década. Hawkeye também é um grande herói, mas construir um blockbuster em torno de um cara que luta contra os bandidos com um arco e flecha?

Vamos combinar que isso seria bem difícil de vender. Um filme do Homem de Ferro faz sentido - ele é um cara que voa por aí com uma armadura legal. Um filme de Thor faz sentido - ele voa pelo cosmos e golpeia os bandidos com um martelo.

Hawkeye atira flechas com incrível precisão mas...

Uma cena de Vingadores mostrando o ator Jeremy Renner como Hawkeye.

Isso é legal, com certeza, mas não no mesmo nível, se vocês me entendem. Há um motivo pelo qual a DC decidiu transformar o Arqueiro Verde em uma série de TV: esse conjunto de habilidades parece mais adequado para uma produção em escala menor.

Sua galeria de vilões não é adequada para a tela grande.


Considerando que ele é um membro dos Vingadores há décadas, Hawkeye enfrentou praticamente todos os vilões principais e secundários da Marvel Comics em algum momento.

Mas ele realmente não tem a galeria de inimigos mais atraente se estiver sozinho. Se olharmos o conjunto dos quadrinhos, muitos de seus adversários recorrentes se concentraram no mesmo artifício que Hawkeye (ou seja, atiradores de elite).

A lista inclui personagens aleatórios como Trick Shot, Death-Throws, Crossfire, Bullseye e Swordsman (alem de Batroc the Leaper, que já enfrentou Steve Rogers há algum tempo no Capitão América: O Soldado Invernal).

Claro, nem todos esses caras são terríveis, mas seria difícil encontrar um vilão Hawkeye verdadeiramente icônico para compartilhar a tela em um projeto solo.

No MCU, ele trabalha melhor com a viúva negra.


Uma grande parte da versão do MCU de Clint Barton está intimamente ligada à sua amizade com a Viúva Negra, e seria estranho vê-lo rodando em um filme solo onde ela não aparece.

Cena de Vingadores onde o ator Jeremy Renner como Hawkeye conversa com a Viúva Negra interpretada por Scarlett Johansson.

Junto com um filme solo de  Viúva Negra, os fãs também fizeram lobby para um filme de equipe entre a Viúva Negra e Hawkeye, mas a Marvel nunca mostrou muito interesse em realmente fazer isso.

Mas se Os Vingadores e o Capitão América: Guerra Civil nos mostraram alguma coisa, é que Hawkeye precisa da Viúva Negra como contraste. Eles têm as melhores piadas um com o outro e, como vimos em Vingadores: Era de Ultron, eles são extremamente próximos.

Mais sobre Hawkeye:
Kevin Feige estava apreensivo em dizer a Jeremy Renner que o filme 'Hawkeye' nunca sairia

Seria muito difícil explicar a ausência da Viúva Negra em qualquer história de Hawkeye importante o suficiente para realmente justificar seu próprio filme.

Olhando para os quadrinhos, ele quase sempre foi melhor quando esteve numa equipe.


Hawkeye é membro dos Vingadores desde meados dos anos 1960, e embora ele tenha encabeçado algumas historias  solo ao longo do caminho, ele normalmente tem sido um esteio em mais do que algumas listas dos Vingadores.

Caramba, ele realmente encerrou seu livro solo no último relançamento de quadrinhos da Marvel para encabeçar a nova série Occupy Avengers.

Barton traz uma perspectiva crítica para a dinâmica da equipe.


Muito parecido com a abordagem menos é mais, muitas das melhores histórias de Hawkeye foram construídas com base em narrativas de equipe maiores. Como o diretor Joss Whedon explorou em Vingadores: Era de Ultron, Clint Barton é importante porque ele é normalmente o único Joe Médio na equipe. Esse é um componente importante para estabelecer uma lista de Vingadores, e Vingadores: Era de Ultron era sem dúvida o auge da narrativa de Hawkeye. Deu aos fãs apenas o suficiente para deixá-los querendo mais, em oposição a duas horas inteiras de puro Hawkeye.

A outra Hawkeye, Kate Bishop, não é conhecida o suficiente para seu próprio filme

Kate Bishop e seu cachorro numa cena da HQ.


Se a Marvel realmente quisesse ser criativa, o estúdio poderia colocar Barton no banco e apresentar a jovem Hawkeye no universo cômico: Kate Bishop. Kate foi apresentada em 2005 na série Young Avengers da Marvel Comics e assumiu o manto do Hawkeye em 2006.

Na última década, ela se tornou uma amiga próxima e protegida de Clint Barton, e ela é indiscutivelmente uma arqueira melhor.

Kate esteve ao lado dos Jovens Vingadores durante a maior parte de sua trajetória, mas os quadrinhos de Fraction Hawkeye acabaram por enviar ela para a Califórnia para trabalhar como detetive particular e uma nova HawkeyeComic, focada apenas nela mesma, e elas está definida para continuar essa história.

Se a Marvel quisesse sacudir as coisas, uma história mais pesada de detetive particular da Costa Oeste, estrelada por Kate Bishop, seria um golpe criativo, sem dúvida. Mas só há um problema: fora os ávidos leitores de quadrinhos, ela não é uma personagem muito popular nas telonas.

Seu status está aumentando, mas ainda assim seria um exagero tentar emplacar uma produção solo de Kate Bishop.

Considerando que ainda estamos esperando a Marvel nos dar oficialmente um filme do Homem-Aranha estrelado por Miles Morales, infelizmente, ainda temos um longo caminho a percorrer até que Kate Bishop tenha uma chance de glória na tela grande.

Relacionado
- Série Hawkeye na Disney+. Data de lançamento - elenco, novidade mais recentes

...

MundoZ! Cinema
Author: MundoZ! Cinema
Nunca perca nossas matérias – entre para o nosso grupo MundoZ! Cinema, do WhatsApp, para receber as novidades da semana todas as sextas-feiras. CLIQUE AQUI PARA ENTRAR