Motorola Moto G Power 5G
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Terça, 31 Outubro 2023 14:03
- Views: 1.048
A Motorola vem produzindo telefones ‘baratos’ há uma década. Originalmente, havia um sistema de progressão simples: o Moto G foi seguido por um Moto G (2ª geração) e depois por um Moto G (3ª geração). Aí a empresa começou a introduzir variantes, do Moto G5 Plus ao Moto G6 Play, o que ainda era lógico. Agora, a linha 2023 é composta por cinco aparelhos: Moto G Play , Moto G 5G, Moto G Stylus e Moto G Power 5G.
Ah, e não confunda nenhum deles com os modelos 2022 , muitos dos quais têm o mesmo nome. Ainda estávamos testando o novo Moto G Power 5G quando a empresa anunciou o novo Moto G Stylus e o Moto G 5G, todos lançados em maio deste ano. Isso coloca este aparelho no topo do mix da Motorola. Embora o Power seja mais ou menos funcional, existem algumas escolhas questionáveis que tornam difícil recomendá-lo sem mencionar outras ótimas opções nessa mesma faixa de preço.
Desempenho do Moto G Power 5G
A principal melhoria deste telefone em relação ao seu antecessor é o desempenho do Moto G Power 5G. Devido a um processador ‘sem brilho’, o Moto G Power 2022 proporcionou estranhamente uma experiência mais lenta do que o anterior, mas a empresa remediou isso. O novo Moto G Power 5G 2023 tem o MediaTek Dimensity 930 com 6 gigabytes de RAM, e meus testes de benchmark mostram um salto – este é um dos telefones Moto G de melhor desempenho até hoje.
Você não vai ter problemas ao usar este telefone para quase todas as tarefas diárias, seja enviando um meme do Instagram ou jogando uma partida rápida de Dead Cells no ônibus. Isso não quer dizer que você não terá alguma lentidão. Na verdade pode ser bem comum, mas nada terrivelmente frustrante. Há não ser quando você precisar usar rapidamente vários aplicativos é que pode sentir um certo aborrecimento.
Mas, uma coisa indiscutível é a duração da bateria. Você terá até dois dias de uso médio com a célula de 5.000 mAh, normal na maioria dos aparelhos Moto G, embora não seja tão boa quanto a bateria de três dias do modelo 2020.
Veja também
- O Galaxy A70 ainda vale a pena? Veja ficha técnica do Samsung A70.
A tela do Moto G Power 5G
O Moto G Power 5G vem com uma tela LCD de 6,5 polegadas, e se você tem mão maiores vai poder usar com uma só mão sem problemas. Não há muitos defeitos na tela, além de ser bem grande para quem tem mãos pequenas... Tem boa nítidez (1080p), é razoavelmente colorida e brilhante o suficiente para ser lida em locais ensolarados. Mas fica um pouco escuro quando visto de um determinado ângulo. Embora tenha uma taxa de atualização de tela de 120 Hz para fazer com que todas as interações pareçam mais fluidas, você pode se deparar com algumas falhas ao usar aplicativos como Instagram e isso meio que mata o efeito.
Mas nem tudo é ruim no Moto G Power 5G, vamos apresentar algumas vantagens, mesmo que haja uma boa chance de você não se importar com elas. Primeiro, temos um fone de ouvido para o pessoal ‘anti-wireless’. Também tem suporte 5G sub-6, então você não vai ter problemas para se conectar.
Armazenamento interno do Moto G Power 5G
Ainda tem 256 GB de armazenamento interno, e aqui vão os parabéns para a Motorola por realmente caprichar neste quesito. A maioria dos melhores telefones ainda começa com 128 GB – e um slot para cartão microSD caso você queira expandir ainda mais. Há um leitor de impressão digital capacitivo bem confiável embutido no botão liga/desliga, além disso, o celular ainda executa o Android 13 mais recente. E alééém disso ainda vem com um carregador incluído na caixa, um luxo.
A câmera do Moto G Power 5G
A câmera do Moto G Power 5G não é um ponto forte deste celular. Vem com um sensor primário de 50 megapixels que você usa para todas as suas fotos. Durante o dia, ele pode fazer fotos decentemente nítidas. Algumas imagens podem ficar supersaturadas e, algumas vezes, o sensor pode ter dificuldades com cenas de alto contraste, como o sol aparecendo atrás de um prédio, por exemplo. Mas ele trabalha bem com pouca luz, mesmo com o modo Night Vision da Motorola.
NOTA: 6/10 para o Moto G Power 5G
A segunda câmera na parte traseira do Moto G Power 5G não é ultralarga. Tem um sensor de profundidade de 2 MP para melhorar as fotos no modo retrato que faz um bom trabalho ao ajudar a câmera principal neste modo. À direita do módulo da câmera está uma câmera macro de 2 MP, caso você queira chegar a alguns centímetros de uma simpática joaninha para fazer um super close-up. Apesar disso tudo o resultado final não é de grande qualidade, a menos que você esteja em um ambiente muito bem iluminado. Quanto à câmera de selfie de 16 MP, ela pode fazer selfies de boa qualidade, desde que você esteja num ambiente bem iluminado (o Night Vision não oferece suporte neste caso).
Mas como no mundo mobile nem tudo são flores...
Bom, agora, as más notícias. Ainda não temos um sensor de comunicação de campo próximo neste telefone. É isso que permitiria pagamentos sem contato e tem sido um recurso básico em muitos celulares com preço abaixo de 1.500 reais já há alguns anos. Isso significa que você não pode fazer um pagamento rápido com seu telefone no mercadinho da esquina quando estiver comprando salgadinho para às 2 da manhã de um sábado qualquer. Tudo bem que é um recurso que nem todo mundo usa, mas é realmente útil se você esqueceu sua carteira. O Moto G Power 2023 também não possui classificação IP para resistência à água e poeira, embora a Motorola diga que é “repelente à água”. Vai ficar tudo bem com a chuva, mas mantenha-o longe da piscina e similares.
Veja também
- Fabricante de chips pode decretar o fim dos fones de ouvido bluetooth.
Moto G Power sem grandes bugs
Fora o mencionado no tópico anterior, você não deve encontrar muitos bugs no Moto G Power. Embora possa ter alguns problemas com o GPS. É um pouco frustrante quando você não sabe qual esquina precisa dobrar.
O software do Moto G Power em si é uma versão limpa e simples do Android e isso pode ser um diferencial para quem prefere praticidade. Mas são as atualizações de software que são o verdadeiro problema. A Motorola promete três anos de atualizações de segurança, o que é decente para um telefone econômico, mas apenas uma atualização do sistema operacional Android. Isso significa que ele receberá o Android 14 no próximo ano e pronto – sem mais atualizações.
De repente o Samsung Galaxy A14 5G pode ser uma alternativa atraente
Isso, naturalmente, pode te levar a escolher um celular da concorrência. Como o Samsung Galaxy A14 5G, que já vem com NFC, slot microSD, entrada para fone de ouvido, bateria com duração de dois dias e receberá duas atualizações de sistema operacional além de quatro anos de atualizações de segurança. Ou o Pixel 6A do Google que volta e meia está com preço atraente e é significativamente melhor, desde o design e desempenho até as câmeras e recursos de software. Ele também receberá atualizações por mais tempo que o Moto G Power.
Se servir de consolo, os telefones da Motorola costumam entrar em promoção várias vezes ao longo do ano. Então, não se surpreenda se ver este celular cair para menos de 1.500 reais em alguns meses. E neste preço o Moto G Power é um bom negócio, mas ainda vale a pena considerar os modelos da Samsung ou Google que mencionamos, a menos que você realmente queira uma bateria de dois dias.
Veja também
- Aprenda a usar o efeito de tela quebrada.
...