Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Seria o fim dos fones de ouvido Bluetooth?

As novas plataformas de som S7 e S7 Pro Gen 1 da Qualcomm anunciadas durante o último Snapdragon Summit no Havaí. Seria o fim dos fones de ouvido Bluetooth?

Seus fones de ouvido sem fio estão desesperados para se libertar do Bluetooth e a Qualcomm acabou de consertar isso. O problema é o seguinte: a primeira especificação Bluetooth foi lançada em 1999 – o mesmo ano em que a Microsoft lançou o Windows 2000. É claro que o Bluetooth evoluiu e melhorou drasticamente desde então, mas os fones de ouvido sem fio de hoje exigem mais, muito mais. Mais alcance, uma experiência de usuário mais integrada e mais informações para enviar ping do dispositivo de origem para o equipamento de audição. Então, será que estamos perto de ver o fim dos fones de ouvido Bluetooth?

Mas quem teria a solução para o problema dos fones de ouvido Bluetooth?

As novas plataformas de som S7 e S7 Pro Gen 1 da Qualcomm seriam a resposta para esse problema dos fones de ouvido Bluetooth. A empresa de chips os anunciou durante o último Snapdragon Summit no Havaí e com eles, uma alegria coletiva irrompeu dos amantes da música em todo o mundo.

Como esses novos padrões seriam melhores do que o Bluetooth?

Qualcomm vai usar o bom e velho wifi, para libertar seus fones de ouvido sem fio Bluetooth e a empresa ainda promete que você não precisará mais ficar a menos de 10 metros de seu telefone ou notebook.

Mas isso está longe de ser o fim da história

A Qualcomm diz que tanto o S7 quanto o S7 Pro Gen 1 oferecem melhorias no cancelamento de ruído ativo e na vida útil da bateria. Além de escopo ampliado para personalização de som alimentada por IA (usando um processador mais poderoso e eficiente).

E quando chegamos às vantagens do S7 Pro Gen 1 que as coisas realmente ficam interessantes para os fones de ouvido Bluetooth

O S7 Pro Gen 1 de primeira linha apresenta suporte wi-fi de 'micropotência' em conjunto com a tecnologia XPAN (Expanded Personal Area Network) da Qualcomm. Tudo isso permite maior largura de banda de áudio, uma rede de dispositivos conectados saltando alegremente para wifi. E você ainda pode voltar ao Bluetooth sempre que necessário.

E você adivinhou: melhor qualidade de som!

Mas o quanto melhor estamos falando? Segundo o vice-presidente e gerente geral da Qualcomm, Dino Bekis:

"Hoje podemos fornecer áudio de 48kHz de 24 bits por Bluetooth usando AptX Adaptive como parte do Snapdragon Sound. Não totalmente sem perdas. Ainda está longe de ser sem perdas. Ainda temos um fluxo de música com algumas perdas. Não se pode transmitir sem perdas em 96kHz de 24 bits porque taxa de transferência simplesmente não pode ser suportada pelo Bluetooth. Mas agora que reduzimos o consumo de energia e podemos colocar WiFi em um fone de ouvido, vamos poder fornecer áudio sem perdas de 96 kHz para fones de ouvido usando WiFi.

E vamos poder fazer isso com as mesmas 10 horas de reprodução na mesma célula de 50mAh. Resumindo vamos fornecer áudio sem perdas por WiFi com o mesmo consumo de energia com perdas por Bluetooth."

Quando esses fones de ouvido começarem a ser comercializados no próximo ano, a Apple precisará correr atrás

Essencialmente, qualquer fone de ouvido sem fio que exiba orgulhosamente o emblema S7 Pro Gen 1 – que supostamente será lançado em 2024 – será capaz de se conectar à uma rede wifi da sua casa (em bandas de 2,4, 5 e 6 GHz). E você terá áudio de alta resolução de até 192kHz. Ah, e você nem vai precisar se preocupar em ficar perto do dispositivo de origem.

Até aqui tudo mil maravilhas, mas e quando você sai de casa?

A maior novidade ao suporte de áudio da Qualcomm aqui é a qualidade de CD de 16 bits 'sem perdas'. Um impressionante alcance de Bluetooth de até 200 mts. Podemos concluir que o velho Bluetooth (incluindo 5.4 e LE) ainda vai servir quando uma conexão wifi não estiver disponível. E esta é uma mudança que a Qualcomm diz que acontecerá de forma automática e contínua.

E como você vai conseguir toda essa qualidade? 

Comprando... quando for lançado. Infelizmente, isso tudo não pode ser adaptado a nenhum fone de ouvido ou dispositivo que você possuia no momento. Você precisará de um celular equipado com o Snapdragon 8 Gen 3 (também novo da Qualcomm). E essa plataforma só deve começar a ser comercializada no próximo ano. Você ainda vai precisar de um conjunto de fones de ouvido sem fio novo como os da Audio-Technica, Bose, Edifier, Fiio, LG, Shure (muitas dessas marcas ainda nem existem por aqui).

Seria o fim dos fones de ouvido Bluetooth da Apple?

Como exatamente essa transição entre wifi e Bluetooth vai funcionar ainda está para ser visto (e testado), embora não seja a primeira vez que ouvimos falar disso. E se realmente teremos um aumento da qualidade no áudio são 'outros oitenta'. Dito isso, mal podemos esperar para experimentar essa maravilha. Quando isso tudo chegar, vai deixar a linha atual de AirPods (só Bluetooth) da Apple parecendo uma carroça velha.

Oremos!

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.