Casa e Decoração

Como limpar sua cadeira de escritório corretamente?

Se você comprou uma nova cadeira para trabalhar melhor em casa, confira algumas dicas simples para mantê-la limpa por mais tempo.
Tempo de leitura: 4 minutos
Como limpar sua cadeira de escritório corretamente?

A necessidade de trabalhar em casa fez crescer as reformas domésticas e a compra de móveis como escrivaninhas e cadeiras de escritório. Nesse contexto, aumentou também a busca por saber como limpar esses móveis e mantê-los por mais tempo.

Uma cadeira de escritório é importantíssima no que se refere ao ambiente de trabalho. O conforto e as possibilidades de ajustes são fundamentais para conseguir manter a concentração e trabalhar bem durante todo o expediente. 

Home office: saiba como renovar o seu ambiente de trabalho
Seu quarto também é seu escritório? Veja como decorá-lo
7 dicas para aumentar a sua produtividade sem stresse

Por isso, se você acabou de comprar uma nova cadeira de escritório e quer saber como cuidar dela, confira algumas dicas para limpá-la da forma mais adequada.

Antes de limpar sua cadeira de escritório leia a etiqueta

Como ocorre com roupas, o primeiro passo em qualquer procedimento de limpeza é ler a etiqueta do produto, pois ela contém as instruções adequadas para aquele material. 

Se a etiqueta da sua cadeira contiver a letra “W”, isso indica que ela deve ser lavada com água. Nesse caso, misture um detergente de cozinha pouco agressivo com água, umedeça um pano limpo e passe-o sobre a mancha, sem esfregar (especialmente se a cadeira for de tecido ou microfibra).

Por outro lado, se ela contiver a letra “A”, você deve limpá-la com solventes de lavagem a seco. Produtos à base de água não são recomendados, pois podem danificar o estofado. Esse tipo de produto está disponível em várias marcas e formatos (tanto em pó quanto em líquidos), por isso, verifique bem as recomendações do fabricante da cadeira antes de comprar qualquer produto.

Por se tratar de um produto com ação muito forte, é recomendado aplicar uma pequena quantidade do solvente em um pano seco e usá-lo para secar a mancha. Em seguida, use um pano úmido para remover o solvente e não manchar a cadeira.

Retirar manchas da cadeira de escritório

Muitas vezes, durante o expediente, levantamos para pegar um copo de café, água ou suco e algo rápido para comer. Essa é uma das maneiras mais comuns de danificar uma cadeira de escritório.

O primeiro passo é pegar uma folha de papel-toalha, remover pedaços de comida e outras sujeiras sólidas e jogá-las no lixo. É fundamental não esfregar o papel-toalha no tecido da cadeira, pois isso pode fixar a sujeira ainda mais. E assim que vir que alguma comida ou bebida caiu na cadeira, limpá-la imediatamente para que a mancha não tenha tempo de secar. Caso caiam respingos na cadeira, seque-os imediatamente com um pano umedecido com água, sem esfregá-lo para que o líquido não infiltre na cadeira. 

Cadeira de escritório - Como limpar o estofado

Se a cadeira for feita de tecido, é recomendado passar um aspirador de pó para limpar o estofado (assento, braços e encosto). O aspirador mais recomendado é o que contém um bocal de plástico largo com uma escovinha macia. 

Uma vez que o estofado foi limpo, use a extensão de canto para limpar as áreas mais difíceis de alcançar. Se o seu estofado for de couro, é bom evitar ligar o aspirador em sua máxima potência para não danificar o estofado, já que esse material é mais sensível e fácil de ser arranhado.

Linpar rodinhas e braços de uma cadeira de escritório

Para limpar essas áreas, é preciso virar a cadeira de ponta cabeça e remover as rodinhas. Em alguns modelos de cadeira de escritório, você precisa puxar as rodinhas para removê-las, enquanto em outros pode ser necessário usar uma chave de fenda.

Ao retirar as rodinhas, se notar haver resíduos sólidos nelas, pegue uma faca para removê-los, pois eles podem atrapalhar a movimentação da cadeira. Caso haja fios de cabelo presos, utilize uma pinça. Finalize passando um pano seco sobre as rodas. Para limpar os braços, utilize apenas um pano úmido com água.

 

 

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!

Topo