Casa e Decoração

Home office: saiba como renovar o seu ambiente de trabalho

Espaço destinado ao trabalho remoto em casa deve receber atenção especial em relação ao conforto e à organização. Entenda o porquê.
Tempo de leitura: 4 minutos.

Trabalhar em home office tornou-se uma realidade para muitos em 2020. Estima-se¹ que, pelo menos, 46% das empresas no Brasil adotaram o trabalho remoto de alguma forma no ano de 2020, sendo que 94% delas aprovaram os resultados dessa mobilidade.

O trabalho remoto é uma tendência antiga, mas que cresceu muito nos últimos dez anos. Quem já era adepto dessa modalidade laboral sabe bem que o ambiente de trabalho em casa impacta diretamente na produtividade, desde a iluminação correta até o acesso a móveis confortáveis, passando pela temperatura ideal.

Aliás, o último fator é bastante negligenciado, mesmo que exista comprovação científica de seu efeito positivo na criatividade e na concentração. O assunto é tão sério que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, conta com um departamento totalmente dedicado ao tema, com uma pesquisa em curso, entre outros recortes, sobre os efeitos positivos do chamado conforto térmico na produtividade.

- Saiba o que está incluso na manutenção e na instalação do ar-condicionado

Conforto integral

Quando pensamos em conforto no ambiente de trabalho, seja em casa ou no escritório, é comum considerarmos que ele se limita a cadeiras bem acolchoadas. Contudo, o tema vai além disso, sendo parte importante na construção de um espaço ideal.

Além de acolchoada e macia, a cadeira de trabalho deve ser ergonômica, ou seja, deve potencializar as funções do corpo em relação ao trabalho realizado. Quem passa o dia todo sentado, por exemplo, deve considerar a altura da cadeira em relação à mesa.

O ideal é que o ângulo formado no cotovelo, com relação ao braço e ao antebraço, seja de 90º. Isso evita esforço desnecessário e faz com que o braço se canse menos, impedindo o desenvolvimento de doenças laborais.

Outro aspecto a ser considerado sobre a cadeira é a sustentação da coluna. Cadeiras de trabalho confortáveis, não devem ser confundidas com móveis de descanso, já que eles têm funções diferentes. Uma boa cadeira ergonômica de trabalho vai acompanhar a curvatura de sua coluna.

- 9 acessórios para melhorar o seu escritório em casa

Privacidade e discrição

Aqueles que têm um cômodo da casa reservado somente para o trabalho estão em vantagem em muitos aspectos, a começar pela privacidade. Isso porque, dependendo da área de atuação e do seu método de trabalho, um escritório próprio vai te permitir uma decoração independente do resto da casa, o que pode ser essencial, especialmente se as cores e os objetos domésticos tiverem  uma estética mais peculiar.

Atividades como escrita criativa e edição de vídeo, por exemplo, exigem um ambiente sóbrio, com cores que estimulam a concentração. Ao mesmo tempo, aqueles que precisam receber clientes em casa, eventualmente, também vão ganhar pontos se tiverem um espaço com decoração mais minimalista e elegante.

Uma forma prática de potencializar isso é unir decoração e funcionalidade. Invista em objetos de organização com um desenho digno de 'peça de design'. Isso vale para objetos desde a estante de livros até o porta-canetas.

Temperatura

Como dissemos no início do texto, a temperatura do ambiente de trabalho impacta diretamente a produtividade. Por isso, o Ministério do Trabalho considera o conforto térmico em suas normas. Na NR17, o órgão determina que, em ambientes fechados destinados ao trabalho, durante o verão, a temperatura deve estar entre 23°C e 26°C. Já no inverno, entre 20ºC e 23ºC.

Assim, se for necessário e possível, instale um sistema de climatização, de acordo com a região onde você mora e a estação do ano, para garantir que o seu conforto durante o trabalho em casa vá além de apenas uma cadeira ergonômica.

Iluminação

De mãos dadas com a temperatura, está o conforto proporcionado pela luz correta. Isso porque, em ambos os casos, é comum necessitar de instalações elétricas, em especial para quem trabalha à noite.

O ideal é utilizar o máximo de luz natural possível e nesse quesito janelas amplas ajudam muito, tanto na iluminação quanto na ventilação durante os meses mais questes. Quem estiver reformando a casa e conta com a possibilidade de interferir na planta pode conversar diretamente com o arquiteto e informar esse desejo.

De toda forma, é importante investir em uma luz branca e difusa, que não canse os olhos, associada com pontos de luz que permitam a leitura de impressos sem forçar a visão, por exemplo.

 

¹ - Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise de covid-19. O estudo foi elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e coletou, em abril de 2020, informações de 139 pequenas, médias e grandes empresas brasileiras.

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!

Topo