Vida e Carreira

7 dicas para aumentar a sua produtividade sem stresse

Quando falamos em habilidade para produzir, podemos nos referir aos nossos hobbies, como ler um bom livro ou sair com os amigos.
Tempo de leitura: 5 minutos.

A produtividade é um termo em voga nos últimos anos, sendo um elemento crucial para o desenvolvimento e desempenho dos profissionais, Contudo, seu entendimento foi renovado nas situações de home office e sua dinâmica que foi trazida pela pandemia de COVID-19. Esse debate se intensificou pela necessidade de construir uma rotina produtiva em casa, mesmo longe do escritório ou da sala de aula, para os estudantes. Estar longe do ambiente de trabalho costumeiro é um grande desafio, porém, produtividade nem sempre se relaciona com o trabalho e o local em si.

- 9 acessórios para melhorar o seu escritório em casa
- Como aprender inglês sozinho? Veja aqui!
- Sobre inteligência emocional no trabalho

Quando falamos em habilidade de produzir, podemos inclusive nos referir ao investimento em nossos hobbies, em ler um bom livro, e até mesmo sair com os amigos e familiares. Neste artigo vamos falar sobre como conseguir manter uma rotina saudável de produtividade, o que pode ser levado em consideração e ferramentas que podem ser usadas para tornar as diversas atividades, sejam elas de trabalho ou não, mais produtivas.

Dentre as ferramentas pode-se destacar:

- Bloco de notas;
- Aplicativos;
- Planner;
- Sistemas como CRM.

Dicas para melhorar a produtividade e evitar o cansaço mental

Quando as pessoas possuem muitas tarefas, atividades para cumprir e uma gama de compromissos profissionais, o cansaço mental pode atingir sua saúde e rotina. Afinal, são muitas as etapas que precisam ser atendidas, cada uma de acordo com as responsabilidades profissionais como planejar, criar, produzir, corrigir, entre muitos outros processos.

Muitas vezes, o excesso de atividades causa improdutividade, isto é, impede que realizemos os processos dentro do prazo, de modo que acaba gerando procrastinação.

A palavra-chave para sair dessa situação é o que chamamos de organização e paciência, alinhadas a uma série de aspectos que contribuem de forma definitiva para uma maior produtividade.

Abaixo temos algumas dicas para ter uma rotina saudável e produtiva, mediante os mais variados cenários.

Meditação

Uma das formas mais eficazes para garantir uma estabilidade mental e gerenciar o estresse, permitindo uma maior produtividade, é a pratica de meditação. Existem muitos tipos de meditação, de modo a trazer a concentração, diminuição da ansiedade, entre muitos outros benefícios para a saúde mental e organização do raciocínio.

Pausas periódicas e preestabelecidas

Pessoas que trabalham continuamente, por horas seguidas, podem ser prejudicadas por cansaço mental e físico.  Por conta disso, é  necessário realizar pausas periódicas, ao longo do dia, para que a produtividade possa se manter e a mente descanse, fazendo a transição entre as atividades.

Esses momentos contribuem para manter o foco no trabalho que deve ser realizado dentro do prazo previsto. 

Controle sua agenda

Um dos componentes muito importantes para manter a produtividade, ou mesmo aumentá-la, é alinhar sua agenda, ou seja, organizar todas as atividades de forma adequada e correta, considerando o tempo estimado e os prazos estabelecidos. Você pode contar com ferramentas tecnológicas para manter tudo em ordem, como agendas digitais, alarmes sonoros e até mesmo lembretes de voz por meio de assistentes virtuais.

Lazer

Por fim, podemos apontar como um elemento fundamental para evitar o desgaste físico e melhorar a produtividade é dedicar um tempo para o lazer. Esse momento é quando você se desprende das atividades cotidianas para passar um tempo só ou com pessoas que você gosta, sem cumprir prazos ou atividades. Esses pontos são essenciais para quem quer evitar a fadiga, o cansaço e aumentar a produtividade.

Ferramentas que contribuem para a produtividade

Existem ferramentas que podem te ajudar a atingir os mais variados níveis de produtividade, e abaixo vamos conhecer algumas que podem ser tanto online quanto offline. 

CRM para profissionais

Uma das ferramentas mais importantes para o aumento da produtividade é o CRM - Customer Relationship Management -, ou em tradução livre, Gestão de Relacionamento com Clientes.

O CRM é um sistema de gerenciamento voltado para o segmento comercial e setores de gestão, permitindo um controle mais preciso dos mais variados aspectos do negócio, como vendas, marketing, atendimento e contatos tanto de clientes como de fornecedores.

Ferramentas de reuniões por vídeo chamada

É comum que as reuniões fiquem cansativas e, muitas vezes, diminuam a produtividade por demandar um tempo para ser realizadas, inclusive para deslocamento até os locais. No entanto, com as ferramentas de vídeo chamada, é possível reunir as pessoas em qualquer lugar, eliminando reuniões que sejam desnecessárias e otimizando o dia.

Para isso, existem ferramentas do Google e de outras plataformas que ajudam bastante nesse processo. Inclusive, é possível desenvolver um software próprio para a empresa.

Gestão de projetos e processos

Quem possui muitas atividades, pode usar uma ferramenta conhecida como kanban virtual.  Essa ferramenta, por meio do uso de cartões e listas, permite que você veja todas as atividades que tem durante o dia.

Assim, é possível ter lembretes, comentários, marcadores e até mesmo outros componentes, como uso de blocos de anotação e autocoláveis para visualizar a rotina e quais horários já estão agendados para alguma reunião, por exemplo.

Dessa maneira, com essas ferramentas e dicas, é possível ter uma rotina muito mais produtiva e sem o cansaço mental.


...

MundoZ! Vida e Carreira
Author: MundoZ! Vida e Carreira
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo