Carros

Carro de leilão: cuidados para não se dar mal

Dicas de ouro para se dar bem no seu próximo em leilão de carros.
Tempo de leitura: 5 minutos
Leilão de carro

Apresentando valores que podem chegar a 30% menores do que o de preço de tabela, os veículos de leilão podem parecer muito interessantes para aqueles que estão atrás de um bom negócio.

É verdade que carros de leilão são bem mais baratos e podem estar sendo leiloados por diferentes motivos, embora os mais comuns sejam questões financeiras, e os veículos acabam indo à leilão por inadimplência no financiamento, além dos carros de seguradoras, que geralmente foram recuperados de furto ou que estão batidos.

Leia também

- Os principais tipos de seguro de carro
- Cotação de seguro auto. Quais são os tipos de seguro de carro
- Como fazer um seguro auto para pessoas com deficiência

O preço mais baixo desses carros, que é justamente seu maior atrativo, provém do fato de que no laudo da vistoria e no documento do veículo consta que o automóvel tem origem em leilão.

E como a documentação não apresenta se é um caso de financiamento, colisão ou furto, todos os veículos acabam entrando no 'mesmo saco', sendo desvalorizados no caso de serem revendidos. Geralmente, essa desvalorização no repasse acarreta uma perda de 10% no valor do veículo.

Então, é bom tomar certos cuidados para não ter uma surpresa desagradável com o carro depois de arrematar no leilão, e isso se deve ao fato de que em carros de leilão o comprador não pode nem mesmo dar a partida ou fazer um test drive, e então, a depender do problema apresentado no veículo, o que parecia ser um bom negócio acaba se tornando um tremendo abacaxi.

Os compradores podem até visitar os lotes no pátio da empresa que está leiloando, no dia do evento, ou quem sabe até antes do leilão - geralmente o website das empresas mostra detalhes sobre a visitação.

Mas em certos casos, o veículo de interesse pode até mesmo estar em outro estado, o que acaba dificultando ainda mais a visita.

O ideal é que o interessado vá ao local onde se encontra o veículo, juntamente com um mecânico de sua confiança para que este profissional possa dar uma analisada no estado do carro, nem que seja uma olhada, já que não é permitido ligar o carro.

Os leiloeiros não oferecem nenhuma garantia sequer, sendo que o comprador não pode dirigir o carro para testar antes de arrematar. Outra coisa importante é conferir a placa do veículo para se certificar da existência de multas, além do Renavam para ver se o IPVA não está atrasado ou constam se algumas outras restrições.

Com a propagação dos leilões pela internet, os falsos leilões começaram a fazer vítimas em todo o país. Para quem está começando no mundo dos leilões de carros pela internet, uma boa dica é verificar os dados do leiloeiro junto ao site do

Sindicato dos Leiloeiros, lá é possível ver se o profissional realmente tem autorização para atuar nesse mercado.

Sendo que, no próprio site, logo que você abre a tela inicial, já é apresentado um aviso informando sobre os falsos sites de leilões que se passam por leiloeiros reais.

Os cuidados para você comprar um carro em leilão

Certifique-se que você está no site oficial, você deve conferir se o site que está organizando o leilão é de fato o site correto. Leia o endereço do site na barra de endereço do navegador, procure por erros de português e de digitação. Esses pequenos erros são grandes indícios de que você pode estar navegando num site falso.

Estado geral do item que está sendo leiloado

A empresa que está organizando o leilão é obrigada por lei a informar no edital o motivo pelo qual o veículo está indo à leilão, sendo que, se for por motivo de sinistro (acidente), deve ser mencionado no edital se o acidente é de pequena,média ou grande monta.

Uma dica interessante é sempre tentar verificar se os airbags do veículo estão acionados, se estiverem, isso pode indicar uma batida de média ou grande monta.

Verificando a documentação do veículo que está sendo leiloado

Antes de você dar o primeiro lance, a coisa mais importante é fazer uma verificação da documentação do veículo, preferencialmente junto a um despachante de confiança. Isso é importante, pois o veículo pode apresentar pendências, tais como multas e IPVA atrasado que passarão a ser de sua responsabilidade na hora de regularizar o veículo para que este possa trafegar.

Limite de lance em leilão de carros

Antes de começar a dar lances, estabeleça um limite máximo de lance, até onde você pode chegar ou acredita que seja o valor máximo do veículo que está sendo leiloado. Isso pode evitar que você haja motivado pela emoção do momento.

A depender do estado geral do veículo e também do modelo que está sendo ofertado, comprar um carro em leilão só é vantajoso se o preço final for inferior a 20% do preço normal de de mercado.

As regras dos leilões de carro

Saber quais são as diretrizes do leilão pode evitar certas dores de cabeça, como por exemplo, caso você dê o lance vencedor e acabe se arrependendo depois. Neste caso você poderá ter que arcar com uma 'multa' que pode chegar até a 25% do valor do arremate. Imagine que você desista de levar aquele carro de R$ 100.000 que você arrematou, isso pode lhe custar belos R$ 25.000.

Tendo todos esses cuidados é muito provável que você faça bons negócios nos seus próximos leiloes.



...

MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo