Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

O que é amor-próprio?

Uma mulher jovem usando óculos e refletindo sobre o que é amor-próprio?

Veja o amor-próprio como uma prática de autocuidado e transforme a maneira como você se relaciona consigo mesma e com as outras pessoas. Amor-próprio significa ter atitudes que favorecem a sua saúde física, mental e emocional. Significa se conhecer melhor. Entender quais são os seus limites, não abrir mão deles e saber comunicá-los aos outros, sem culpa.

Nos meus atendimentos às mulheres no consultório, percebo que há uma dificuldade muito grande por parte de algumas mulheres em relação a aprender a amar a si mesmas.

Tais dificuldades podem ter raízes em crenças, aprendizados ou situações traumáticas. Pode parecer estranho essa ideia de cultivar o amor-próprio, afinal, fomos ensinadas a oferecer amor aos outros, não a nós mesmas.

É muito comum nós mulheres, ocuparmos o lugar de cuidadoras. Estamos com frequência oferecendo amor aos filhos, aos pais, aos amigos, aos parceiros e, no entanto, encontrando muita dificuldade em oferecer amor a nós mesmas.
 
Para que você encontre maneiras de se cuidar separamos cinco benefícios que o amor-próprio pode lhe proporcionar.

Cinco benefícios do amor-próprio

Já parou para pensar como seria de fato a sua vida se você deixasse de lado a culpa, o medo, a autocrítica e começasse a se tratar com mais carinho e gentileza? Para você começar a colocar em prática e aprender a se amar mais separamos cinco benefícios que cultivar o amor-próprio pode lhe proporcionar.

Veja também
- Os principais tipos de autocuidado.

Tornar-se uma pessoa mais gentil

Falamos tanto no quão bonito é ser gentil com as pessoas, não é mesmo? mas saiba que ser gentil consigo mesma não é somente algo bonito, mas saudável. Caso você não saiba como ser gentil consigo mesma, pode começar a experimentar a falar com você da mesma maneira que você falaria com uma amiga íntimo que esteja passando por uma fase difícil.

Ter mais energia para desfrutar a vida

Quando cultivamos o amor-próprio começamos a priorizar nossas necessidades, a cuidar mais de nós, o que acaba de certa forma renovando a nossa energia e nos proporcionando bem-estar.

Relacionamentos mais saudáveis

Se não aprendemos a nos amar, corremos o risco de ficarmos sempre à procura de alguém que nos ame e que nos faça sentir que temos valor, o que pode nos colocar em relacionamentos tóxicos. Desenvolver o amor-próprio nos ajuda a ter atitudes e perspectivas mais saudáveis nos relacionamentos.

Aumentar a autoconfiança

Quando cultivamos o amor-próprio, ampliamos o nosso autoconhecimento. Passamos a conhecer mais sobre nossas habilidades e aprendemos a fortalece-las, o que nos ajuda a confiarmos mais em nós mesmos.

Aumentamos o nosso senso de valor

Tal senso de valor não está ligado apenas ao sucesso pelos objetivos conquistados, mas pelo valor de ser quem você é. Com todas as suas qualidades e imperfeições. Como você pode ver, o amor-próprio são atitudes que levam você a ter mais confiança em si mesma, além de aprender a se tratar com mais carinho e gentileza.
 
Portanto, inclua o amor-próprio como uma prática de autocuidado e transforme a maneira como você se relaciona consigo mesma e com as outras pessoas.
 
Leia também
- O que é autoaceitação?

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Sou psicóloga clínica (CRP 04/39812) especializada em atender exclusivamente mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e alcançar uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma abordagem personalizada que visa ajudar pessoas a aprender a lidar com seus pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar habilidades práticas para lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Ficarei feliz em ajudar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.