Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Autocuidado: quais os principais tipos?

Mulher jovem usando roupa vermelha ilustra nosso artigo sobre: Autocuidado: quais os principais tipos? Referência de imagem: Camisa foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com 

Dicas importantes para saber o que é e quais os principais tipos de autocuidado. Práticas de skincare são normalmente vistas como formas de autocuidado, porém, não podemos limitar o autocuidado apenas às rotinas de cuidado com nossa pele, cabelo, ou seja, cuidados gerais com o corpo. O autocuidado apesar de ser um assunto bastante discutido, poucas pessoas sabem o que de fato é praticar o autocuidado. Então, como meio de sanar algumas dúvidas a respeito do tema, preparamos esse conteúdo com as informações necessárias sobre o assunto.

O que é autocuidado?

Cuidar de si  está relacionado a tudo o que você faz por si mesma visando o seu bem-estar seja ele físico, emocional ou espiritual. Por isso, é muito importante que as pessoas entendam que não existe apenas uma categoria de autocuidado, mas várias.Abaixo separamos algumas dessas categorias de autocuidado e seus principais benefícios.

Autocuidado físico

O cuidado com o físico é um dos cuidados mais conhecidos, afinal sempre fomos ensinados sobre a importância de praticarmos exercícios físicos, termos uma boa alimentação para mantermos a saúde do nosso corpo.Cuidar do nosso físico é extremamente importante, pois mantém nossa saúde física, portanto, ter uma boa alimentação, boas horas de sono e até mesmo a prática de um passatempo traz muito benefícios para a nossa saúde e bem-estar além é claro de aumentar nossa autoestima.

Dez dicas para você cuidar do seu físico e melhorar sua autoestima:

ter uma agenda saudável, ou seja, reorganizada e tenha apenas itens  que tem a ver com seu estilo de vida;
Meditação;
Prática de um esporte que você goste;
Brincar com seu animal de estimação;
Assistir sua série preferida;
Aprender novas habilidades;
Praticar dança ou canto;
Ler um bom livro;
Praticar escrita criativa;
Desenhar.

Essas foram algumas dicas apenas para você ter uma ideia do que pode ser realizado para  manter uma rotina de cuidados físicos.

Autocuidado emocional

Quando cuidamos do nosso emocional aprendemos a  melhor lidar com nossos sentimentos e pensamentos.Abaixo separamos oito dicas para você cuidar de suas emoções:Praticar a escrita terapêutica através de um diário;
Acolher seus sentimentos sem julgamentos;
Tirar um tempo para curtir sua própria companhia;
Praticar a gratidão;
Separar um tempo para estar com os amigos;
Apreciar a natureza;
Aprender a observar seus sentimentos e comportamentos
Participar de grupos terapêuticos.

Autocuidado espiritual

Praticar a nossa espiritualidade é uma maneira  bem particular de você se conectar seja com a natureza, com a fé ou uma religião em específico, visando sempre a promoção do autoconhecimento e do seu bem-estar.Abaixo separamos cinco práticas que promovem saúde espiritual:

Meditação ou orações;
Avaliar crenças e valores;
Praticar atividades que te trazem inspiração;
Participar de alguma atividade voltada para o social;
Trabalhar sentimentos e comportamentos.

Lema do autocuidado

Existem várias maneiras e áreas para você se cuidar, porém,  o objetivo é o mesmo, ou seja, sempre procurar fazer aquilo que lhe proporcione saúde e bem-estar.Outro fator importante do autocuidado é que ele amplia o seu autoconhecimento, ou seja, você passa a ter um maior conhecimento de si mesma, passando a usar esse conhecimento em prol do seu bem-estar físico, emocional e espiritual. 

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Sou psicóloga clínica (CRP 04/39812) especializada em atender exclusivamente mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e alcançar uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma abordagem personalizada que visa ajudar pessoas a aprender a lidar com seus pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar habilidades práticas para lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Ficarei feliz em ajudar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.