Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

O que é Autoaceitação?

Uma mulher dando um abraço em si mesma ilustra nosso artigo sobre: O que é Autoaceitação?.

Aceitar a si mesmo é ponto de partida para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança Autoaceitação significa se aceitar com todas as suas qualidades e imperfeições. Muitas pessoas confundem tal conceito com se conformar, porém, aceitar a si mesmo está relacionado a aceitar a sua humanidade, ou seja, a sua condição de pessoa imperfeita.

Aceitar sua imperfeição não significa que nada mais pode ser feito, pelo contrário, é estar consciente da sua vulnerabilidade e procurar se aperfeiçoar sempre.

Autoaceitação: Por que é tão importante?

Se existe algo que precisamos lidar é com a gente mesmo, afinal por onde você for, lá estará você. Não há como fugir de si mesmo, portanto, aprender a se acolher e aceitar sua vulnerabilidade é extremamente importante para sua saúde emocional.

Quais as causas da falta de autoaceitação?

A dificuldade em se aceitar pode vir de várias fontes entre elas:

- Ter vivido em um ambiente familiar tóxico;
- Não se sentir amado;
- Complexo de inferioridade;
- Sentir que não tem valor;
- Ter sido rejeitado pela família;
- Se criticar muito;
- Medo de não ser bom o suficiente, entre outros.

Como começar a se aceitar?

O processo de autoaceitação não costuma ser algo simples afinal, por trás da dificuldade em se aceitar pode estar crenças, comportamentos e sentimentos extremamente rígidos e negativos.

Apesar de não ser um processo fácil é possível mudar o conceito e a maneira como você se vê.

Veja também
- Os principais tipos de autocuidado.

Cinco maneiras de praticar a autoaceitação:

Separei cinco maneiras de você aprender a se aceitar e mudar o seu olhar sobre si mesmo.

 - Desenvolva sua autopercepção

Desenvolver a autopercepção é se tornar consciente dos seus pensamentos e comportamentos e perceber a maneira como os mesmos estão influenciando sua vida.

É somente quando nos tornamos conscientes dos nossos comportamentos/ pensamentos é que temos melhores condições de promover mudanças significativas em nossas vidas.

- Pare de se comparar

Somo seres únicos. Cada um tem uma maneira de ver e sentir a vida. Se comparar com outras pessoas, é tentar encaixar à história de vida delas á sua.

No entanto, podemos buscar referência de pessoas mais experientes, que possam contribuir para o nosso desenvolvimento, porém isso é completamente diferente de se comparar.

- Seja menos crítico

Há pessoas que são extremamente críticas consigo mesmo, acreditando que tal atitude irá ajudá-las a melhorar pontos importantes na própria vida.

Acontece que quanto mais constantes e exageradas forem suas críticas, mais probabilidade você terá de desenvolver sentimentos negativos a seu respeito.

Pessoas que se criticam em excesso, geralmente são mais propensas a desenvolverem sentimentos negativos como baixa autoestima, insegurança, medo, ansiedade, entre outros.

Tratar-se com mais respeito, carinho e gentileza é uma boa maneira de calar um pouco a voz da crítica.

- Esteja disposto a se desafiar

Talvez você alimente um conceito negativo a seu respeito, de que você não é capaz, de que não é bom o bastante, e isso tem impedido você de conquistar seus objetivos.

Uma boa maneira de ganhar autoconfiança é permitir se desafiar.

Quanto mais você se permite ter pequenos desafios e os realiza, mais autoconfiante você se torna.

 - Faça terapia

Nem sempre conseguimos lidar com esse processo de autoaceitação sozinhos.

Se você lida constantemente com sentimentos de inferioridade, insegurança, baixa-autoestima, ansiedade ou alimenta crenças negativas a seu respeito, procure ajuda.Um processo de terapia pode lhe ajudar a melhor se conhecer e a vencer tais barreiras.

A terapia proporciona um ambiente acolhedor de não julgamento para que você se sinta à vontade ao  falar das questões que lhe são importantes.

 Como podemos ver, aceitar a si mesmo é fundamental para o desenvolvimento do seu bem-estar emocional, além de contribuir de maneira positiva para o fortalecimento da sua autoestima e autoconfiança.

 Deseja saber mais sobre o assunto? É só clicar no link abaixo:

Relacionado
- As cinco maneiras para você desenvolvera sua confiança.

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812. Apaixonada por livros e poesia.