Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Autocuidado: A importância de se respeitar

Uma mulher jovem numa cafeteria ilustra nosso artigo.sobre: Autocuidado: A importância de se respeitar.

Praticar o autocuidado é uma maneira de se respeitar. Já parou para pensar no quanto o autocuidado está relacionado à maneira como você se respeita? Pare por alguns minutos e reflita sobre as seguintes perguntas: O quanto você tem se respeitado? Respeitado seus limites, suas escolhas, seu tempo? O quanto você está realmente comprometida com sua vida, com seus sonhos, com suas escolhas?

Hoje quero conversar com você mulher que lê esse texto e que talvez ainda não tem o autocuidado como uma maneira de se respeitar, de cuidar de você, da sua vida, das suas emoções.

Vejo o autocuidado como uma premissa para ter mais autoestima, se cuidar e se valorizar como pessoa, além de ser primordial na construção de relacionamentos saudáveis. É preciso falar sobre a importância de se cuidar,  e é por isso que lhe convido a puxar a cadeira e me acompanhar nesse “bate-papo”. Vamos?

Veja também
- Os principais tipos de autocuidado.

O que é autocuidado?

Você certamente já leu por aí muita coisa relacionada à autocuidado. A importância de se cuidar, cuidar do nosso físico, da nossa saúde mental, mas você realmente já parou para refletir que o simples fato de se respeitar é uma maneira de se praticar o autocuidado?

O autocuidado engloba o cuidado com a nossa saúde física, emocional e espiritual, e está relacionado à maneira como cuido e me relaciono comigo mesma. Portanto, para conhecer mais sobre você, aprender a se cuidar e ter mais autoestima, o autocuidado é um caminho que pode te levar a importante descoberta sobre si mesma.

Autocuidado são pequenas atitudes que te levam ao autoconhecimento

Provavelmente em algum momento da sua vida você decidiu por algo e acabou descobrindo o quão benéfico aquilo se tornou para você. Por exemplo, vamos supor que você nunca tenha feito exercício físico antes e que por algum motivo você resolveu colocar uma determinada atividade física em prática e acabou descobrindo a partir daí que tal atividade física tem colaborado para diminuir sua ansiedade.

Nesse caso, você acabou descobrindo que fazer exercícios físicos é uma maneira positiva de te ajudar a diminuir um pouco sua ansiedade, isso significa que você descobriu um pouco mais sobre você e o que colabora para o seu bem-estar.

Percebe que  pequenas atitudes de autocuidado podem te levar a conhecer um pouquinho mais sobre você?
É por isso que acredito muito que o autocuidado amplia o nosso autoconhecimento e  nos permite descobrir maneiras de nos cuidarmos favorecendo assim a nossa autoestima.

Relacionado
- As cinco maneira para você cultivar o amor próprio.

 A prática de autocuidado aumenta minha autoestima?

Já parou para pensar no real significado da palavra autoestima? Autoestima significa ter estima por si mesma. É ver valor em você e nas coisas que você faz.

Quer uma prova maior de se estimar do que cuidar de si mesma? Quando você pratica o autocuidado você está aumentando o seu autoconhecimento, ou seja, está aprendendo a cuidar mais de você. A selecionar coisas que te trazem bem-estar e por outro lado a eliminar coisas que não te favorecem ou que ferem os seus valores.

Portanto, para se ter autoestima é preciso aprender a se cuidar, para então começar a aprender mais sobre você. Então, a partir de agora, entenda que para se ter mais autoestima você precisa ter ações positivas a seu respeito.

Se você não se cuida, você está desrespeitando a si mesma!

Não tem como não chegar a essa conclusão. Se você não cuida da sua saúde física, não se valoriza como pessoa, como mulher. Se você não prioriza suas necessidades, se você não respeita seus limites, suas escolhas, você está sendo negligente na área do autocuidado e com isso tem ferido sua autoestima e estreitado seu olhar sobre si mesma e sobre o seu potencial como mulher.

Como virar esse jogo?

Você não precisa de grandes passos, mas de pequenas atitudes de autocuidado. Comece a pensar em pequenas coisas que você pode fazer para se cuidar e com isso aprender mais sobre você.

Pode ser iniciando uma caminhada, decidindo fazer terapia, estar mais com os amigos, tirar um tempo para o lazer. Escolha uma ou duas coisas e perceba o efeito dessa mudança a curto e longo prazo em seu comportamento.

Tudo é uma questão de aprendizado...

Se é aprendizado significa que você pode aprender.
Aprender a cuidar mais de si mesma, a se valorizar, porém, é preciso entender que todo processo de aprendizado seja em aprender a se cuidar, a construir relacionamentos saudáveis ou ser mais paciente, irá requerer paciência, persistência e compromisso da sua parte. Sinceramente espero que mesmo diante das adversidades você não desista de ser você e de ir em busca do que você deseja para sua vida.
 
Ah! Estou também no Instagram. Lá compartilho temas sobre autoestima, autocuidado e autoconfiança para o público feminino.
Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho:@adrifernandes.psi
 
Beijos, e até a próxima!
 

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812. Apaixonada por livros e poesia.