Vida e Saúde

Autocuidado: Três maneiras de criar uma agenda saudável

Ter uma agenda saudável ajuda a reorganizar o pensamento
Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabia que ter uma agenda saudável também é uma maneira de você praticar o autocuidado?

Vivemos uma vida muito agitada não é mesmo? É tanta coisa que precisamos fazer durante a semana... Acompanhar as atividades escolares dos filhos, os afazeres do trabalho, pagar as contas, cuidar da casa, e segue a lista... Às vezes são tantas coisas que a sensação é que o ideal seria ter um dia que tivesse mais de vinte e quatro horas e olhe lá!

Diante de tantos afazeres é muito comum nos sentirmos perdidos e sentimentos diversos podem tomar conta nesse momento tais como: estresse, ansiedade, nervosismo, sentimentos de impotência, sensação de estar perdido, entre outros.

Quando nos sentimos assim, a única vontade que temos é de simplesmente sumir de cena e ir para um lugar que pudéssemos respirar com mais tranquilidade...
Porém, com um pouco de organização e montando uma agenda saudável que contribua para a prática do autocuidado, organizamos melhor nossas atividades durante a semana de maneira a não nos sentirmos tão sobrecarregados ou com aquela sensação de que não fizemos nada ou o bastante.

Autocuidado: A necessidade de reorganizar nossa rotina.

Diariamente temos sido alertados quanto a prática de uma alimentação o mais saudável possível não é mesmo? E já sabemos que negligenciar isso é colocar em risco nossa saúde física. Então, quando nos deparamos com a realidade de ter que fazer algumas mudanças, reorganizamos o nosso cardápio não é mesmo? Porque seria diferente quando se trata de ter uma rotina mais organizada que promova o autocuidado?

A questão é que muitas vezes relacionamos o autocuidado a questões do cuidado com a pele ou de ter uns momentos de lazer. Isso também é importante, porém o autocuidado vai muito mais além, pois engloba  as nossas necessidades físicas, sociais, emocionais e até mesmo espirituais.

Ter uma agenda saudável é uma ótima estratégia para você praticar o autocuidado e ter saúde emocional

Talvez você ainda não tenha o hábito de escrever em uma agenda suas atividades do dia, ou quem sabe acredita que isso seja insignificante,porém, criar o hábito de escrever de forma organizada suas atividades cotidianas pode lhe ser bastante útil.

O acúmulo de atividades durante o dia pode influenciar suas emoções de forma negativa, alterando o seu humor, e consequentemente a maneira como você se relaciona com os outros ou lida com as situações do dia-a-dia, por exemplo.

Convido você há parar um pouco e a refletir sobre sua rotina. No final do dia você se sente mais descansado mentalmente ou completamente estressado, angustiado ou quem sabe até mesmo ansioso por não ter dado conta de fazer o que havia proposto. O sentimento é de que apesar dos imprevistos deu para cumprir algumas coisas ou é de total frustração? Sua rotina visa o autocuidado?

Cuidar da sua rotina é uma forma de autocuidado

Não é frescura, pelo contrário, é um ato de consciência da própria vulnerabilidade.
É você reconhecer que não é uma super-heroína. Você não precisa dar conta de tudo, e está tudo bem.
Ter uma rotina saudável é uma maneira de você cuidar de si mesma. É não se permitir ir além dos seus limites.

É uma forma de autorrespeito. Uma maneira de autocuidado. Isso faz sentido para você?

como montar uma agenda saudável que leve em conta o autocuidado?

Bom, eu poderia listar um monte de coisas que você poderia fazer, mas isso de alguma forma precisa fazer sentido para você, ou seja, nessa agenda de autocuidado precisa conter coisas  que estejam  alinhadas ás suas necessidades.

Cada pessoa é única e tem necessidades diferentes, gostos diferentes, portanto, sua agenda saudável precisa estar alinhada de certa forma com sua realidade de vida.

A ideia aqui é aprender a selecionar, organizar com sabedoria, fazer adaptações quando necessário, de modo que você não se sinta sobrecarregada e isso acabe de certa forma afetando sua saúde emocional.

Sobre autocuidado

Três maneiras de ter uma agenda saudável e praticar o autocuidado

Como já disse anteriormente não faz muito sentido eu listar um monte de coisas para você fazer, até porque não sei quais são as suas necessidades no momento, mas creio que essas três dicas pode lhe dar um norte de como você pode ir montando sua agenda saudável e assim praticar o autocuidado.

*Tenha uma agenda. Um caderno ou faça uma tabela no seu computador;

Talvez isso não faça sentido no começo, mas acredite ter uma agenda poderá te ajudar a organizar sua rotina e de certa forma praticar o autocuidado de maneira mais consciente.

Colocar na agenda suas atividades do dia te dará uma melhor direção e te ajudará a ter uma maior consciência do que de fato é prioridade para o dia e o que pode ser deixado para outro momento. Essa é também uma maneira de promover o autocuidado.

*Pratique a autorreflexão; 

Procure refletir sobre quais são as suas necessidades no momento e monte sua agenda baseada nelas. O que precisa vir primeiro ou ser feito nas primeiras horas do dia e o que você pode deixar para fazer na parte da tarde, por exemplo.
Procurar ter esse discernimento é uma forma de autocuidado que promove saúde e bem-estar.

*Inclua na sua agenda momentos de "respiro."

Costumo chamar de momentos de respiro aquelas doses de autocuidado que precisamos ter durante o dia, ou seja, aquele momento seu. De você com você mesma.
Um momento para ler um livro, tomar um banho um pouco mais demorado, ou talvez cinco a dez minutos para tomar um café com mais tranquilidade. O que lhe dá mais prazer?

Não se esqueça: Ter uma agenda saudável é uma prática de autocuidado. Experimente!

 

Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812 Apaixonada por livros. Nas horas vagas escrevo poesia.

Topo