Desenvolvimento da criança, a importância das regras e limites
- Adriana Fernandes
- Atualizado: Quarta, 19 Abril 2023 13:18
- Views: 2.751
Estabelecer regras e limites é fundamental para o Desenvolvimento da criança, começando pelo seu caráter. Pensar sobre o processo de educação da criança é uma preocupação constante dos pais, principalmente quando precisam ter o manejo no momento de educar os filhos.
Perguntas como: “Estou educando da forma correta?” “Será que estou cometendo excessos na educação dos meus filhos?”“ Estou sendo permissivo demais?” Podem estar tirando o sono de muitos pais.
O Processo de educação de uma criança requer muita atenção, presença, empatia e acompanhamento dos pais, além é claro, da criação de um vínculo com a criança.
O que vem a sua mente quando se fala em regras e limites? Algo rígido que deve ser seguido à risca sem a possibilidade de questionamentos?
Estabelecer regras e limites é fundamental para o desenvolvimento da criança. É justamente sobre esse assunto que convido você a refletir comigo.
Veja também
- Como funciona a terapia infantil.
O que são regras e limites para o desenvolvimento da criança?
Podemos dizer que as regras são as orientações, e os limites, as barreiras de proteção são a linha que demarca até onde posso ir. A criança, por ainda estar em processo de desenvolvimento, não tem noções claras como deve ou não se comportar.
Ela precisará de alguém que lhe ensine sobre o que deve ou não fazer, aprendendo aos poucos como funciona a sociedade em que vive. O papel dos pais é fundamental, pois são os mesmos que precisarão ensinar e orientar a criança, além de proporcionar um ambiente de muito amor, respeito e paciência, para que aos poucos a criança vá incorporando as regras no seu cotidiano.
Qual a importância das regras durante o desenvolvimento da criança?
As regras devem estar relacionadas com os valores de cada família, portanto devem ser incorporados na rotina de desenvolvimento da criança para que a mesma se sinta segura e aprenda com naturalidade.
Quando a criança aprende a respeitar os combinados estabelecidos dentro do núcleo familiar, não encontrará dificuldade quando tiver que frequentar outros ambientes que também tem as suas próprias regras.
Quais os benefícios ao estabelecer regras e limites?
Os benefícios de se estabelecer regras e limites às crianças são diversos, entre eles estão:
- Desenvolvimento dos seus próprios valores;
- A criança aprende a regular as suas próprias emoções;
- Maior compreensão dos seus limites;
- Aprende a respeitar os próprios limites e os dos outros;
- Aprende a lidar com a frustração;
- Habilidades sociais melhor desenvolvidas;
- Aprende a respeitar as pessoas e as suas diferenças;
- Entre outros benefícios.
Como os pais podem estabelecer regras durante o desenvolvimento da criança?
O que é permitido em uma família, talvez não seja tolerado em outra, por isso, os pais devem ter a convicção do que de fato desejam ensinar as crianças, e o que realmente é prioridade dentro do lar. Ao estabelecer regras durante o desenvolvimento da criança, os pais devem estar atentos às seguintes questões:
As regras devem sempre estar de acordo com a idade da criança.
É muito importante que os pais estejam atentos a essa questão. É preciso não somente respeitar a idade, mas também o desenvolvimento da criança.
Os pais nunca devem comparar uma criança com a outra. Há muita coisa envolvida quando se trata do desenvolvimento infantil. Existem crianças que tem a mesma idade, porém seu desenvolvimento tanto físico como emocional podem se diferenciar.
Estabeleça poucas regras.
Não adiante estabelecer um monte de tarefas e a criança não dar conta de cumpri-las. O ideal é ir estabelecendo aos poucos e de maneira bem natural para que a criança não encontre dificuldade e nem fique estressada.
Reavalie sempre as regras.
É muito importante reavaliar as normas para que possamos ver se não estamos exagerando e sendo injustos com as crianças, ao exigir algo que está fora do alcance da mesma.
Estabeleça regras claras.
Procure certificar-se se de fato a criança compreendeu o que você disse, e uma boa maneira de fazer isso é monitorando e acompanhando a criança para ver se ela entendeu a regra.
Dê suporte à criança.
No começo é natural que a criança se sinta confusa e demore a cumprir com os combinados, por isso é importante que os pais deem o devido suporte, sempre orientando e mostrando como se faz, com amor,carinho e respeito.
Seja paciente.
Crianças precisam de tempo. Se os adultos tem dificuldade em incorporar algumas regras no seu cotidiano, imagine os pequenos.
Seja um exemplo positivo, isso influencia muito no desenvolvimento da criança.
Se quisermos ensinar as crianças a serem cumpridores das regras, devemos ser os primeiros a dar o exemplo durante todo o processo de desenvolvimento da criança.
As regras podem ser reajustadas.
As regras devem ser reajustadas, sempre que necessário. O que não pode é deixar de serem cumpridas, por isso para que sejam mais assertivos, os pais devem ter bom senso e não exigir algo que esteja além da capacidade da criança.
Seja empático com o seu filho.
As crianças têm maior facilidade de obedecer às pessoas que elas admiram, então quanto mais os pais desenvolverem um ambiente de amor, carinho e respeito, mais facilmente as crianças irão cumprir com os combinados.
Lembre-se:
Estabelecer regras não deve ser uma camisa de força. Sempre reavalie os combinados com a criança.
Valorizar as boas atitudes e qualidades da criança é tão importante quanto à correção pelos comportamentos inadequados
Ao estabelecer alguma norma, é fundamental um pouco de empatia por parte do adulto. Se para um adulto costuma ser difícil aprender algo rapidamente, imagine para uma criança.
Uma boa maneira de alcançar um objetivo educacional é estabelecer regras e limites, mas também reconhecer o esforço da criança.
“Semeia uma ação e colherás um hábito;
Semeie um hábito e colherás um caráter;
Semeia um caráter e colherás um destino."
(Napoleon Hill)
Veja também
-A importância do pai no desenvolvimento emocional dos filhos.
...