Vida e Carreira

Qual a diferença entre estagiário, menor aprendiz e jovem aprendiz

Para quem está buscando informações sobre vagas de jovem aprendiz temos algumas dicas valiosas.
Tempo de leitura: 4 minutos
Qual a diferença entre estagiário, menor aprendiz e jovem aprendiz

Se você está buscando uma oportunidade de trabalho é muito importante entender qual é a diferença entre estagiário, menor aprendiz e o jovem aprendiz. É necessário escolher o melhor caminho para obter um trabalho que se adeque ao seu perfil, além da carga horária, salário oferecido e estilo de aprendizado.

Pode ser que você descubra que ainda não é o momento ideal de fazer um estágio e sim se candidatar a vagas de menor aprendiz ou de jovem aprendiz. Neste artigo vamos esclarecer as diferenças entre o estagiário, menor aprendiz e jovem aprendiz. Você vai entender os principais fatores que diferenciam estes três programas. 

- Sobre inteligência emocional no trabalho
- 5 maneiras sutis e muito eficazes para ser notado de forma positiva no trabalho

O que é um estagiário:

O estágio é a primeira experiência no mercado de trabalho para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional. Essa é uma etapa essencial, onde a pessoa vive na prática todas as rotinas de uma empresa, o que proporciona ao aluno obter conhecimento e vivência relacionadas com a profissão que  escolheu. 

Além disso, o estágio permite que os alunos troquem experiências com todos os funcionários das empresas como: estratégias, conceitos e ideias sobre a profissão. O estudante tem a oportunidade de estar todos os dias com profissionais que possuem anos de experiência, o quê resulta num grande aprendizado.

Vale ressaltar ainda que dependendo da dedicação e empenho do aluno durante o estágio, a empresa pode efetivá-lo ao final do período de estágio. Muitas empresas estão em busca de estagiários para treiná-los na cultura da empresa, oferecendo uma grande oportunidade de obter crescimento profissional. 

O estágio é basicamente uma forma de o aluno aprender e conhecer todas as habilidades que são essenciais para o aprimoramento e prática de sua carreira.

O que é um menor aprendiz:

O menor aprendiz é um colaborador que está inserido no programa de aprendizagem. O jovem participa de diversas atividades práticas e teóricas mais simples que vão aumentando gradativamente. O programa de menor aprendiz possui idade mínima de 14 e máxima de 17 anos. Para os menores aprendizes que ainda não finalizaram o ensino fundamental a carga máxima de trabalho é de 6 horas diárias. 

O que é um jovem aprendiz:

Assim como o menor aprendiz, o jovem aprendiz também é um colaborador que está inserido no programa de aprendizagem da empresa. A idade mínima é de 14 e máxima de 24 anos. Para os jovens que ainda estão cursando o ensino fundamental a carga horária tem que ser de 6 horas diárias mas para aqueles que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio a carga horária pode ser de até 8 horas.

Além disso, não é permitido que o jovem faça hora extra e nem trabalhe entre as 22h e 5h,  no período noturno. Dos 5 dias da semana, um dia será destinado somente para o curso profissionalizante  disponibilizado. 

Diferença entre entre estagiário, menor aprendiz e jovem aprendiz:

Geralmente as empresas costumam diferenciar as categorias por idade, já que o menor aprendiz abrange jovens de 14 a 17 anos, enquanto o jovem aprendiz apresenta uma faixa etária de 14 até 24 anos. 

Para a categoria de estagiário as diferenças são maiores, já que se tratam de coisas totalmente opostas. Ao contrário dos aprendizes, os estagiários não são considerados funcionários da empresa, não contam com carteira assinada e não possuem nenhum tipo de vínculo empregatício com a empresa. O estagiário não exerce nenhum tipo de função profissionalizante e sim atividades que vão completar a formação do aluno. Veja as características das modalidades de jovem e menor aprendiz: 

Jovem Aprendiz


- Carteira de trabalho assinada: sim
- Férias remuneradas: sim
- Vale alimentação/refeição: opcional
- Seguro de vida: opcional
- Vínculo empregatício: sim
- Faixa etária: 14 até 24 anos
- Bolsa Auxílio: sim

Menor Aprendiz


- Carteira de trabalho assinada: sim
- Férias remuneradas: sim
- Vale alimentação/refeição: opcional
- Seguro de vida: opcional
- Vínculo empregatício: sim
- Faixa etária: 14 até 17 anos
- Bolsa auxílio: sim

Alguns dos benefícios em participar desses programas:

Jovem aprendiz e menor aprendiz:


- Vale transporte;
- Participação no programa de aprendizagem desenvolvido por uma instituição técnico-profissional;
- Décimo terceiro salário;
- Férias remuneradas que coincidem com o período escolar;
- Previdência social;
- Depósito mensal do fundo de garantia de 2% sobre a remuneração recebida.


Estágio

Para os estagiários nenhum destes benefícios mencionados acima são obrigatórios. A empresa decide o que deve oferecer ao jovem estagiário. Na maioria das vezes, tanto o estágio quanto o programa de aprendizes é o primeiro contato do jovem com o mercado de trabalho e por isso um benefício muito importante para os participantes é a chance de conseguir uma efetivação na empresa.

 

...

MundoZ! Vida e Carreira
Author: MundoZ! Vida e Carreira
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo