Vida e Carreira

As dez profissões mais procuradas em 2021

Está a procura de alguma oportunidade de trabalho num segmento aquecido em 2021? Veja aqui uma relação das profissões com maior demanda.
Tempo de leitura: 4 minutos

Com a digitalização forçada do mercado de trabalho, causada pela crise do Corona Vírus, muitas profissões ganharam grande valorização no mercado de trabalho. Não dá mais para acreditar que as coisas voltarão a ser com eram antes do Corona Vírus, seguimentos inteiros da economia foram obrigados a se adequarem a um novo cenário e para isso foram forçados a entrar de cabeça no meio digital.

De uma hora para outra empresas de todos os tamanhos e seguimentos de mercado se viram diante da inevitável implementação do trabalho remoto e da digitalização de seus negócios através do comércio eletrônico, o delivery e as estratégias do marketing digital que viraram tábua de salvação.

Neste novo cenário os profissionais com conhecimentos em tecnologia terão grande importância e se destacarão muito. Competências como edição de vídeos, criação de artes para postagens em redes sociais, gerenciamento de tráfego, programação ou simplesmente configuração de plataformas de comércio eletrônico ou mesmo ter sólidos conhecimentos no desenvolvimento de interfaces com foco na experiência do usuário terão grande valor aos olhos de empresas e empregadores.

As empresas que eram relutantes em contratar profissionais de marketing digital terão que repensar essa postura caso não queiram cair na estagnação ou quem sabe até fechar as portas.

O processo de digitalização de grandes setores da economia já estava em curso bem antes da crise do Corona Vírus, e agora se tornou irreversível.

Veja a seguir as profissões mais procuradas em 2021:

1- Profissionais de saúde: enfermeiros e técnicos de enfermagem

Foi natural o aumento da demanda por profissionais altamente especializados na área de saúde pública, tais como médicos, bioquímicos, geneticistas e biomédicos. Entretanto, existe uma demanda ainda maior pelo pessoal de apoio, os técnicos de enfermagem que apoiam as equipes médicas nos procedimentos corriqueiros com os pacientes. Esta é uma profissão que já estava em ascendência há anos por causa do aumento da expectativa de vida da população e do aumento considerável do acesso aos programas de saúde pública, tendo neste momento um grande incremento por causa do Corona Vírus.

2- Analistas de marketing digital

Com a entrada em massa de muitas empresas no mundo digital, a presença de um analista de marketing digital tornou-se importantíssima no meio corporativo. As competências desse profissional abrangem o gerenciamento de tráfego em redes sociais e no Google, além da própria mensuração de resultados em comércio eletrônico e vendas B2B. Para aqueles que já tem alguma afinidade com o marketing digital ou mesmo os que desejam ingressar nessa área vale a pena conhecer um pequeno curso gratuito sobre o tema. Mais informações neste link.

3- Videomaker - editor de vídeos

A grande demanda do marketing digital está impulsionando a procura pelos profissionais de edição de vídeos, já que este é o tipo de conteúdo que resulta em maior índice de engajamento nas redes sociais e isso se deve ao fato de que muitas pessoas simplesmente não são muito afeitas a leitura preferindo gastar seu tempo assistindo a vídeos. Dessa forma essa ferramenta se tornou muito eficaz para as empresas e qualquer tipo de profissional divulgar seus produtos ou serviços.

4- Designer gráfico - diretor de arte

Os profissionais que fazem a criação de peças visuais como banners e marcas. Apesar de as mídias off line terem encolhidos nos últimos anos, a verdade é que existe um mercado enorme para esse profissionais no meio digital.

5- Especialista em experiência do usuário - UX

Também conhecidos como front-end, esses profissionais precisam ter grande experiência em HTML e CSS para criar as interfaces de aplicativos, websites, blogs, lojas virtuais além de sistemas de gestão - ERPs - e de relacionamento com consumidores, os CRMs. Eles são os responsáveis pela elaboração de menus de navegação, fluxo de telas e hierarquização da informação das aplicações web, mobile e também desktop que usamos diariamente, sem esse profissional, estaríamos ainda nos anos noventa navegando naqueles sites horríveis e confusos.

6- Analistas financeiros

Quando o meteoro do Corona Vírus assolou as economias dos mundo todo, o que mais nos preocupou, depois de evitar a contaminação, foi justamente o fato de termos uma reserva financeira para podermos enfrentar os meses de economia em desaceleração, desemprego e queda nas vendas. Depois desse choque muitas empresas e famílias tem sentido a necessidade de repensar seus hábitos de consumo, evitando o que podemos chamar de 'viver alavancado' e é neste novo panorama que entra a figura do profissional de análise financeira. Um analista financeiro poderá oferecer as melhores orientações sobre como gastar menos, de forma mais responsável e como fazer os melhores investimentos com parte da sua reserva financeira.

7- Desenvolvedores WordPress

Sendo um dos CMSs mais usados no mundo, o WordPress é uma plataforma muito amigável para profissionais liberais, blogueiros e mesmo empresas que queiram criar um canal de interação com seu público ou ainda uma plataforma de e-commerce. Profissionais que se especializaram no desenvolvimento de sites, blogs e lojas virtuais além de sistemas em WordPress contam com grande facilidade de contratação em agências de webdesign e propaganda, além disso ainda existe a possibilidade de seguir uma carreira como freelancer nessa área.

8- Analista de logística

O aumento na demanda da distribuição de produtos através de serviços de encomenda e transportadoras incrementou a busca pelos profissionais com conhecimento e alguma formação em logística para atuar em cadeias de distribuição de mercadorias. Dentre as competências desse profissional estão avaliar, projetar e implementar os sistemas de transporte, armazenagem e distribuição com foco em manter a agilidade e a redução de custos.

9- Analistas de educação a distância

Há um novo padrão de ensino surgindo, o eLearning, e está fazendo com que as escolas e demais estabelecimentos de ensino mantenham atividades extra turno para os alunos, através de vídeo aulas. Dessa forma há uma grande demanda para profissionais como os que foram capazes de desenvolver ferramentas como o Google ClassRoom e o Moodle, além de outras soluções que estão auxiliando as escolas a entregar educação de qualidade à distância. Neste artigo você pode ter uma ideia de como o setor de eLearning está crescendo no mundo tudo e como é possível para qualquer pessoa aproveitar essa onda nos próximos anos, para quem sabe até abrir seu próprio negócio nessa área. Você pode ler o artigo completo aqui.

10- Desenvolvedores de jogos eletrônicos

Existem títulos de jogos que tem receita maior do que alguns lançamentos do cinema. A indústria dos jogos eletrônicos é uma das que mais cresce no mundo, e isso já vem de um certo tempo. Além disso ainda temos o gigantesco mercado de telefones celulares onde os jogos chamados de 'casuais' também puxam os números dessa indústria para cima.

Esta é apenas uma pequena lista de algumas das profissões que mais terão demanda em 2021. Se você está a procura de alguma oportunidade de trabalho num segmento aquecido, pode valer muito a pena investir num curso iniciante ou mesmo de aperfeiçoamento, em qualquer uma dessas áreas.

Vida e Carreira
Author: Vida e Carreira
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo