Somos verdadeiras fábricas de boas oportunidades
- Caio Weber
- Atualizado: Terça, 13 Agosto 2024 20:37
- Views: 1.738
Mas também somos experts em racionalizar nossa auto sabotagem. Oportunidades, via de regra são resultado da preparação do indivíduo, da busca pelo aprimoramento das competências pessoais. E há quem diga que a definição de sorte é justamente a junção de oportunidade com capacidade. Mas para cada boa oportunidade que criamos temos uma estratégia infalível para desperdiça-la.
Conseguimos racionalizar instantaneamente e inconscientemente, e esta é a chave da questão, cada ato que implementamos para desperdiçar uma boa oportunidade. Tudo é justificável, sempre temos a desculpa perfeita para deixarmos passar boas oportunidades, grandes ou pequenas, que poderiam fazer grandes transformações em nossas vidas.
Mas como saber se você está se auto sabotando e como saber quando isso esta acontecendo?
A auto sabotagem acontece toda vez em que você está de 'frente para o gol e acaba chutando para fora', sempre que uma boa oportunidade surge seu subconsciente entra em ação e procura desesperadamente qualquer diretriz, valor pessoal que possa ser usado para desperdiçar mais essa oportunidade, qualquer coisa serve para rechaçar mais essa grande oportunidade. Qualquer crença limitante.
O mais curioso sobre os auto sabotadores é que eles também são verdadeiros experts em CRIAR boas oportunidades.
Mas apesar de terem essa facilidade enorme para criar oportunidades, eles também se sentem frustrados justamente porque as boas oportunidades não se apresentam à eles.
Porém, o que ocorre de fato é que auto sabotadores são tão bons nessa arte que nem se quer se dão conta das oportunidades que passam bem diante de seus olhos, muitas das quais construídas por eles próprios, eles simplesmente não as enxergam.
Leia também
- 5 dicas para montar o planejamento de vendas.
Criando e queimando boas oportunidades
E justamente por não perceberem todas as oportunidades acabam se esforçando cada vez mais e mais para criar novas oportunidades, que serão desperdiçadas no momento oportuno. É uma busca incessante pelo desenvolvimento de novas competências e pela aquisição de novos conhecimentos. Soft e hardskills que serão usadas para fabricar novas oportunidades, num sistema incrível e quase infinito de construção de oportunidades.
E isso acaba criando uma enorme sensação de frustração e incapacidade. Auto sabotadores se veem como pessoas sem sorte alguma. E isto é decorrente do hábito de olharem as realizações do outro, as próprias realizações e compararem com os resultados pífios deles mesmos.
O resultado dessa comparação é o sentimento de frustração e o pensamento de que não são bons o suficiente e então entram na verdadeira roda viva da busca por mais capacitação e mais conhecimento que vão dar origem a novas oportunidades...
Auto sabotadores vivem desse sistema retro alimentado criado e mantido por eles próprios sem se dar conta disso.
Mas existe uma luz no fim do túnel, a auto sabotagem pode ser apenas o sintoma de algo muito mais profundo, como a síndrome do impostor. Se você quiser saber mais sobre esse estado mental que afeta milhões de pessoas, de gente comum à ganhadores do Oscar e grandes empreendedores, clique aqui em baixo e saiba mais sobre o tema.
Veja se você também sofre da síndrome do impostor.