Tecnologia

O que é o Wordpress?

WordPress. Um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais usados no mundo.
Tempo de leitura: 4 minutos
O que é o Wordpress?

O que é o WordPress? Esta é uma questão muito importante na atualidade! Neste sentido o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), com o qual, você pode construir e manter um site. Vale ressaltar que o WordPress começou como um sistema simples de blog, no qual, a página inicial do seu site sempre mostrava suas últimas postagens.

Felizmente, agora você pode fazer muito mais com o WordPress, pois, este é um CMS extenso, com todo um ecossistema de plug-ins e temas em torno dele. Portanto, para se ter sucesso com um negócio online, você precisa saber o que é o WordPress!

Veja também: Benefícios em ter um site feito em Wordpress

Para lhe ajudar com isso, nós do blog preparamos este artigo, com tudo o que você precisa saber sobre isso! Confira!

O que é WordPress?

Você pode explicar o que é o WordPress em uma frase, da seguinte forma: WordPress é um sistema para gerenciar um site, blog ou loja virtual, sem exigir (muito) conhecimento técnico.

Embora o WordPress seja executado na linguagem de programação PHP, você não precisa escrever uma linha de PHP se quiser construir um site com este CMS.

Assim sendo, como o WordPress é tão fácil de usar, ele é muito usado atualmente para criar sites. Na verdade, mais de 30% de toda a Internet usa WordPress!

WordPress é de código aberto (e gratuito)

WordPress é um sistema de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode visualizar, modificar e distribuir o código do WordPress. Você pode baixar completamente uma cópia do código do WordPress em WordPress.org. Você pode então fazer o que quiser com isso.

WordPress.com vs. WordPress.org

Se você quer realmente saber o que é o WordPress, então, é importante entender a diferença entre WordPress.com e WordPress.org.

WordPress.org é o CMS de código aberto, que você pode baixar gratuitamente e usar em seu próprio pacote de hospedagem. Mas, o WordPress.com, por outro lado, é um serviço premium, onde você pode criar um site com um subdomínio do WordPress.com.

Quem faz o WordPress?

WordPress foi iniciado em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little. Era o chamado “fork” do b2 / cafelog, um sistema popular para blogs na época. O desenvolvedor do b2 / cafelog desapareceu repentinamente, fazendo com que muitos blogueiros parassem de receber atualizações.

Mullenweg então propôs desenvolver um novo sistema baseado em b2 / cafelog. Mike Little respondeu com entusiasmo e, juntos, os dois embarcaram na aventura agora chamada WordPress.

Centenas de pessoas em todo o mundo estão trabalhando no WordPress ao mesmo tempo. Portanto, não é mais o caso de duas (ou poucas) pessoas trabalharem no sistema.

Assim sendo, você também pode contribuir para o WordPress de muitas maneiras diferentes. A ideia por trás disso é que, dessa forma, podemos garantir que o WordPress seja e continue sendo popular na web.

O resultado direto é que você pode ganhar mais dinheiro com o WordPress. Embora as pessoas e empresas que contribuem para o WordPress não sejam pagas, isso lhes dá lucro!

Por que usar o WordPress?

Ao saber o que é o WordPress, existem muitas vantagens para usar o WordPress em seu site ou blog. Listamos alguns deles:

WordPress é gratuito e de código aberto

Uma das maiores vantagens do WordPress é que ele é gratuito e de código aberto. Isso significa que você nunca terá que pagar para usar o WordPress. Claro que existem outros custos (como hospedagem ou nome de domínio), mas você não paga nada pelo WordPress.

WordPress é flexível e fácil de expandir

Como o WordPress é tão popular, também existem muitas extensões diferentes disponíveis, tanto gratuitas quanto pagas. Neste sentido, existem milhares de plug-ins WordPress gratuitos, com os quais, você pode adicionar todos os tipos de funcionalidades ao seu site.

Você quer construir uma loja virtual em WordPress? Então, você pode usar o plug-in gratuito WooCommerce, por exemplo.

Configurar seu SEO corretamente? Instale o plug-in Yoast SEO gratuitamente. E há muitos mais plug-ins, temas e outros softwares que estendem o WordPress com funcionalidades extras.

WordPress é fácil de usar

WordPress é tão popular por um motivo: É incrivelmente fácil de usar o WordPress. Especialmente em comparação com outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, o WordPress é uma brisa! Por exemplo, a instalação do WordPress leva cinco minutos.

É fácil encontrar ajuda do WordPress

Com tantas pessoas usando o WordPress, nunca é difícil encontrar alguém que possa ajudar com seu site. Por exemplo, você pode postar uma pergunta no fórum oficial do WordPress.Também há uma boa chance de que uma simples pesquisa no Google responda à sua pergunta.

Por fim, o WordPress é o sistema mais popular para construir sites no planeta. Assim sendo, é de fundamental importância saber o que é o WordPress, se você quer empreender na internet!

E se você gostou do nosso artigo de hoje, sobre o que é o WordPress, então, acesse o blog descobriMundoDigital e confira muito mais!

...

Author: Marcelo Di Silvestro - Colaboração para MundoZ!Website: descobrimundodigital.com

Topo