Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Preciso fazer exame para COVID-19 antes de viajar?

Vai viajar ao exterior neste final de ano? Veja os países, e suas restrições, que estão abertos para receber turistas.
Tempo de leitura: 5 minutos
Mulher jovem sentada no chão do aeroporto usando máscara após ter feito o teste para COVID-19.

Devido à pandemia da Covid-19, medidas restritivas foram adotadas para evitar a disseminação do vírus. Mas com o avanço da vacinação no país e no mundo, a realização de viagens internacionais está sendo possível com a reabertura gradual das fronteiras para o turismo.

Ainda assim, todos os protocolos de segurança devem ser obedecidos, se você vai viajar, é preciso ficar atento às informações de restrição, entrada e saída de cada região, pois elas são atualizadas constantemente e variam conforme o país. 

A precaução para evitar o contágio e disseminação do vírus é fundamental para viajar com segurança e ainda que vários países e companhias aéreas peçam o comprovante de vacinação, um exame PCR para Covid-19 também pode ser exigido.

O que é o teste para COVID-19, RT-PCR?

RT-PCR ou simplesmente PCR para Covid-19, é o exame que detecta o vírus SARS-CoV-2 no organismo em até 12 dias após o início dos sintomas. O teste consiste na coleta de secreção pelo nariz ou boca, na pessoa a ser testada, com o uso de um cotonete.

 

Veja também
5 pontos turísticos na Itália que talvez você não conheça

 

Em seguida, a amostra é levada para um laboratório, onde é analisada e o resultado apresentado em cerca de 4 horas. 

Diferentemente do exame de 'anticorpos totais', conhecidos como testes rápidos e encontrados em farmácias, que apenas detectam se um indivíduo possui anticorpos contra o vírus, o teste PCR é bem mais preciso. 

Enquanto o teste rápido serve apenas para informar se um indivíduo teve contato com o vírus que causa a Covid-19, o PCR atua detectando se ela está com a doença no momento. Sendo assim, ele é o exame indicado para o diagnóstico efetivo.  

Por esses motivos, resultados de testes rápidos podem não ser válidos para apresentar na hora de viajar para alguns países, se for o caso, você precisará do tipo RT-PCR. 

Por que fazer o exame PCR para COVID-19? 

Mesmo a vacinação sendo eficaz no combate à pandemia, diminuindo significativamente o número de casos da doença, o vírus ainda existe e é necessário se proteger, mesmo após tomar a vacina, deve-se continuar utilizando máscara, mantendo o distanciamento adequado e lavando as mãos com frequência. 

Por isso, o teste PCR negativo, junto ao comprovante de vacinação, é um pré-requisito para as viagens internacionais, como uma medida de segurança sanitária.

Como fazer o teste para COVID-19? 

O teste para Covid-19 pode ser realizado gratuitamente nas unidades únicas de saúde (SUS), se a pessoa estiver apresentando algum sintoma.

Se você precisa do teste para viajar, mas não tem sintomas de Covid, também pode realizá-lo em laboratórios particulares ou com o seu convênio médico.

 

Veja também
Parques da Disney reabrem - mas sem gritos, por favor

 

O preço do teste varia conforme o laboratório e de país para país, mas geralmente eles custam a partir de R$240,00 aqui no Brasil. É importante verificar o prazo para liberação dos resultados de cada laboratório.

Quais destinos exigem o exame PCR?

Assim como em muitos países, para entrar no Brasil também é necessário apresentação do teste negativo de RT-PCR. O teste deve ser realizado em até 72 horas antes do voo.

Vale lembrar que também pode ser solicitado o comprovante de vacinação, cuja emissão é feita pelo aplicativo do SUS, gratuitamente.

É válido lembrar que, normalmente, os países exigem os comprovantes na língua local ou em inglês. Confira alguns destinos que estão abertos para turismo com ou sem restrições.

Vai viajar para a Espanha?

Aberto com restrições. Para entrar no país é necessário comprovar que a  imunização está completa, ou seja, com a primeira e segunda dose e com a dose de reforço, quando liberada para o seu grupo ou faixa etária. 

Além disso, a vacina precisa fazer parte das liberadas para imunização na Espanha e o quadro deve ter sido completado 14 dias antes da viagem. Para viagens emergenciais em que a pessoa não está vacinada, deve-se apresentar o teste do PCR negativo.

Para quem pretende viajar para os Estados Unidos

Está aberto, mas com restrições. Para entrar no país é necessário comprovar o quadro de vacinação completo com imunizante aprovado pela OMS. Além disso, também deve ser apresentado teste PCR negativo para Covid-19. Até 7 de novembro (2021) era preciso realizar quarentena de 14 dias.

Para entrar em Portugal a trabalho ou como turista

O país está aberto para brasileiros e não exige nenhuma vacina específica para entrada, é necessária a apresentação de teste PCR negativo para Covid-19. 

O México está recebendo turistas brasileiros

País aberto para brasileiros e também não exige vacina específica para entrada, mas é necessário realizar o preenchimento de um formulário eletrônico em até 12 horas antes do voo. 

Alguns países também aceitam o teste de antígenos, no entanto, ele precisa ser realizado em até 48 horas antes da viagem e não em 72 horas como o PCR. Lembre-se de conferir diariamente as atualizações sobre os critérios de entrada para o seu país de destino, pois mudanças nas regras podem ocorrer a qualquer momento.

 

Veja também
- Como reduzir sua 'pegada de carbono' em viagens de negócios

...

Author: Bianca Bezerra - Colaboração para MundoZ!