Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

5 pontos turísticos na Itália que talvez você não conheça

Cinco pontos turísticos na Itália fora do tradicional. Berço de uma das civilizações mais antigas do mundo, e com uma vasta história, a Itália é um dos países mais visitados do mundo. Seja na capital, Roma, ou na capital da moda, Milão, ano após ano a Itália atrai milhares de turistas. Entretanto, no país que conta atualmente com mais de 60 milhões de habitantes, os lugares turísticos não estão localizados somente nas cidades mais famosas. Hoje, levaremos você para uma viagem a cinco pontos turísticos na Itália que fogem dos roteiros tradicionais do país.

Afivelem os cintos que a viagem começa agora.

 

1- Casa de Julieta

Com quase 300 mil habitantes e estando localizada na região do Vêneto, Verona é uma das cidades mais importantes da Itália.

 

A história da região é datada do século I a.C, quando fazia parte do Império Romano. A cidade ainda sofreu invasões de outros inúmeros povos como os godos, hérulos e lombardos. No entanto, a principal história envolvendo a cidade de Verona foi escrita em meados dos anos 1500 pelo poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare.

Ele compôs o romance dramático Romeu e Julieta, um dos livros mais tradicionais do mundo até hoje, e a história de amor entre o casal tinha a cidade de Verona como palco.

Casa de Julieta, um dos famosos pontos turísticos na Itália

 

Na história de Shakespeare, vem à tona a rivalidade das duas famílias mais tradicionais da cidade, os Capuleto e os Montéquio. No enredo, Romeu, que é da família Montéquio, é o único de seu clã que não compactua com a guerra contra os Capuletos.

E, justamente, se apaixona por uma descendente deles, Julieta.

Dizem até os dias de hoje que a história é real. Para mais uma vez eternizar o romance que tem suas ruas marcadas na história dos amantes da literatura, existe a Casa de Julieta, ou no italiano Casa di Giulietta.

O local, que é uma construção ainda do período medieval, carrega consigo o enredo que balançou a história de Romeu e Julieta. Para os literatos e românticos de carteirinha, a Casa de Julieta é um dos pontos turísticos na Itália que não podem faltar em seus roteiros.

 

Não deixe de ver
Viagem solo? Cinco dicas para aproveitar um cruzeiro internacional
 

2- Dolomitas

Não é preciso ir para o Canadá, Estados Unidos, Suíça e Rússia caso a sua ideia seja ver muita neve e até mesmo esquiar. 

 

Localizada no extremo norte da Itália, as Dolomitas, ou Dolomiti em italiano, são cadeias montanhosas que estão a cerca de 650 km da capital Roma. As Dolimitas são uma cordilheira dos Alpes Italianos que são consideradas Patrimônio Mundial da Unesco.

Com um ar tradicional europeu, com campos, cordilheiras e montanhas cobertas por neve no inverno, a cidade de Cortina D’Ampezzo é uma das principais da região. Por lá, as temperaturas podem chegar até -9ºC nos dias mais frios, e raramente passam dos 20ºC nos dias mais quentes.

As Dolomitas, cadeia de montanhas perto de Roma.

As Dolomitas, cadeia de montanhas perto de Roma.
 

A estação de esqui de Madonna di Campiglio é uma das melhores e mais tradicionais da região. Uma ótima pedida aos turistas. Outro ponto que pode ser desfrutado é o Lago Misurina que pode ser aproveitado para esportes aquáticos no período do verão e, também, a patinação do inverno. Sem falar na bela vista que ele tem para as cordilheiras.

No entanto, você pode ir até a cidade de Val di Funes e apreciar como é a vida na Áustria e Suíça também. Mesmo estando na Itália, o pequeno Vilarejo de Santa Maddalena lembra um pouco dos outros dois países.

3- Manarola

Já falamos de romance e história e também de lugares para se aproveitar no inverno. Agora nosso próximo ponto turístico está localizado no litoral italiano. 

 

Manarola é um distrito da comuna de Riomaggiore, na província de Spezia. Ela é uma das que compõem a Cinque Terre, um local com um trecho montanhoso perto do litoral. Essas localidades foram declaradas Patrimônio Mundial da Unesco em 1997. Mesmo que não tenha uma praia de areia, Manarola atrai milhares de turistas pelo clima charmoso que ela tem.

Vista de Manarola, distrito de Riomaggiore, na província de Spezia. Um dos 5 pontos turísticos na Itália que realmente vale a pena conhecer.

Vista de Manarola, ao amanhecer, distrito de Riomaggiore, na província de Spezia.
 

Com muitas casas nas pedras e em formatos de torres, é considerada um dos pontos turísticos na Itália mais românticos. Suas construções são coloridas e muito próximas ao Mar Mediterrâneo, certamente você já deve ter visto alguma foto dessa região em buscas na Web.

Nessa mesma região, os amantes do vinho podem passear por outras aldeias como a de Groppo onde se localizam muitas vinícolas. Já em Volastra é possível visitar o antigo Santuário da Nossa Senhora da Saúde.

Com trilhas, paisagens e construções de tirar o fôlego e ainda a possibilidade de viajar por aldeias próximas, certamente você colocará Manarola em seu próximo roteiro turístico para a Itália.

 

Não deixe de ver
As oito coisas mais legais para você fazer na Disney
 

4- Teatro de Bolonha

A cidade de Bolonha, que possui uma população de quase 400 mil habitantes, é a capital da região da Emília-Romanha, na província de Bolonha. E é a sétima maior cidade da Itália. 

 

Considerada uma cidade universitária, é lembrada constantemente por sua culinária, cultura, música, arte e história. E por falar em arte, chegamos ao nosso quarto roteiro da viagem de hoje, o Teatro de Bolonha. A história do atual Teatro Comunale di Bologna começa antes mesmo de sua construção. Em 1745, um incêndio atingiu as dependências do então Teatro Malvezzi de Bolonha, que era todo de madeira.

Teatro Comunale di Bologna

Teatro Comunale di Bologna
 

Após o incidente, a cidade solicitou ao arquiteto Antonio Galli Bibiena o projeto de um novo local para cultuar a arte. Em 14 de maio de 1763, o teatro abriu suas portas para a apresentação de II Trionfo di Clelia de Gluck, a primeira atração da nova casa.

Desde então, a cidade passou a ser reconhecida no contexto musical do país. Relatos históricos dizem que Mozart chegou a viver um tempo em Bolonha, onde estudou na Accademia Musicale de Bolonha.

Com uma das mais belas construções de todo o país, certamente você não deixará de dar uma passadinha em Bolonha para conhecer o Teatro Comunale di Bologna.

 

5- Vulcão Vesúvio

A nossa próxima parada é na região de Nápoles, e é destinada para aqueles que gostam de uma boa aventura. 

 

O Vulcão Vesúvio é um ponto turístico da Itália que, ao mesmo tempo em que causa medo por um dia poder acordar, é fascinante para muitos cidadãos italianos da região que vivem em seus arredores. Em 79 d.C, o vulcão teve o seu maior momento de fúria.

Em uma explosão, suas chamas destruíram completamente as cidades de Pompéia e Herculano. No entanto, sua última erupção ocorreu no ano de 1944.

Dentre os pontos turísticos na Itália você não pode deixar de visitar o Vulcão Vesúvio.

Vista aérea do Vulcão Vesúvio, na Itália.
 

Mesmo com o medo dos moradores de um dia o Vesúvio desperte de seu sono, ainda assim o lugar é visitado por milhares de turistas anualmente. Então, se você tem um espírito aventureiro, não pode perder de forma alguma a oportunidade de visitar o Vulcão Vesúvio na região de Nápoles.

 

Viajar é uma paixão em comum que quase todo mundo têm.

 

E, certamente, a Itália está inserida em muitos dos roteiros de brasileiros e povos de outras nacionalidades. Mesmo que as famosas cidades de Roma e Milão possam fazer parte obrigatória do seu roteiro, hoje apresentamos cinco pontos turísticos na Itália que são incríveis, que talvez você não conheça e agora podem fazer parte de sua próxima trip pela Europa.

 

Não deixe de ver
Os 7 principais gastos em viagens internacionais

 

 

...

 

 

Author: Larissa Stumpf - Colaboração para MundoZ!