Os famosos que sofrem da síndrome do impostor
- Angélica F. Luna
- Atualizado: Sexta, 17 Janeiro 2025 10:47
- Views: 880
Índice de Artigos
Dificuldade em reconhecer o próprio sucesso, o conceito foi introduzido pelas psicólogas clínicas americanas Pauline R. Clance e Suzanne A. Imes em 1978. Ele descreve a dificuldade que algumas pessoas têm em reconhecer seus próprios êxitos, acreditando que eles são fruto de sorte ou circunstâncias externas, e não de sua própria competência.
Perfeccionismo excessivo
Essa condição nem sempre está ligada à baixa autoestima, mas frequentemente ao perfeccionismo extremo ou à alta autoexigência.
Taylor Swift, durante uma palestra no Festival de Tribeca, revelou que descobriu sofrer da síndrome do impostor enquanto dirigia o documentário de seu show. "Você não tem capacidade para dirigir um filme; existem muitas pessoas que estudaram muito para isso", ela dizia repetidamente para si mesma.
Bella Hadid, uma das modelos mais bem pagas do mundo, segundo a Forbes, também falou sobre sua experiência com a síndrome. "Eu tive essa síndrome do impostor onde as pessoas me faziam sentir que eu não merecia nada disso", disse em uma entrevista para a Vogue em 2022.
Esse fenômeno afeta também os homens. Um exemplo é Jacob Elordi, que, em uma entrevista ao El País, admitiu que todos os dias sente que não deveria estar onde está e que é um impostor.
Kim Kardashian, em entrevista à revista Time em 2023, compartilhou: "Ainda luto com a síndrome do impostor ou algo parecido, embora eu ache que isso é parte do que me mantém ativa".
Meryl Streep, uma das maiores atrizes de todos os tempos, também já se sentiu como uma impostora em alguns momentos. "Você pensa: 'Por que alguém neste planeta gostaria de me ver novamente em um algum filme? E de qualquer forma, eu não sei atuar, então por que estou fazendo isso?'", disse à USA Weekend em 2002.
Emma Watson também revela dificuldades em avaliar seus próprios sucessos de forma objetiva. "Eu tenho um certo sentimento de desconforto com relação a mim mesma, e o pior é que isso só vai aumentando. Às vezes eu penso: 'Em algum momento, todas as pessoas vão acabar perceber que sou uma fraude total? Não mereço nada do que alcancei nos últimos anos'", confessou à revista Rookie.
A atriz Maisie Williams afirmou à revista Glamour em 2020: "Eu acredito que, mesmo sendo um boa atriz há mais de uma década, eu ainda estou sofrendo com a síndrome do impostor. Será que é realmente isso que eu deveria fazer? Vou realmente fazer isso pelo resto da vida?".
Ellie Goulding escreveu em uma publicação no Instagram: "Sei que escolhi esta profissão, mas nada poderia ter me preparado para os altos e baixos que ela traz. Tenho certeza de que grande parte da minha ansiedade vem da síndrome do impostor, de não acreditar em mim mesma e achar que não mereço a felicidade".
Billie Eilish, em uma entrevista concedida à BBC em 2022, falou sobre a síndrome do impostor que sente, especialmente ao se apresentar para grandes multidões.
Joshua Jackson, em uma entrevista ao The Times de Londres, revelou que durante sua participação em 'Dawson's Creek' sentia que estava ganhando dinheiro que não merecia. Ele contou que, com seu salário em vários episódios da série, ganhava mais do que pais de amigos em um ano inteiro.
Michelle Obama, em declarações à Vogue, admitiu: "A síndrome do impostor é extremamente difícil. Meninas e mulheres ouviram por tanto tempo que não pertencem a lugares onde grandes decisões são tomadas, que quando finalmente chegamos lá, não paramos de nos questionar o tempo todo".
Robert Pattinson, em entrevista ao The Observer em 2015, confessou: "De muitas maneiras, estou bastante orgulhoso de ainda conseguir trabalho", admitindo que sempre se sente como um impostor.
Tina Fey, numa entrevista ao 'The Independent', acabou compartilhando com todos: "Frequentemente eu acabo oscilando entre a egomania quase extrema e um sentimento total de 'Eu sou uma fraude!'".
Amy Schumer, com seu humor característico, admitiu à Elle em 2015 que também sofre da síndrome do impostor. "Por que Hollywood está me pregando essa grande peça? Quando vão perceber que sou um lixo e que não deveria estar em um filme?", ela disse.
Renée Zellweger, em entrevista à revista Fotogramas em 2008, comentou: "Ainda não sei por que as pessoas acreditam em mim. Eu ainda me surpreendo de que as coisas continuem indo bem. Na verdade, cada vez melhor. E ainda sofro com o medo de que na próxima vez as coisas não saiam bem".
Jennifer López, em uma entrevista ao 'Good Morning Britain' em 2015, revelou que, apesar de seu sucesso, nem sempre se sentiu confiante com sua voz. "Depois de tantos anos sendo comparada a outras cantoras, você acaba acreditando que não é tão boa assim".
Dua Lipa, em uma entrevista ao The Sun em 2022, disse: "Muitas vezes me inspiro em artistas que têm muitas dúvidas ou um lado mais sombrio. Às vezes penso que preciso sentir dor para ser boa no que faço, e deixo a síndrome do impostor tomar conta. Especialmente quando estou escrevendo".
Jodie Foster admitiu ao 60 Minutes que, por um tempo, acreditou que iriam retirar seu Oscar de Melhor Atriz por 'Acusados' (1988), devido à síndrome do impostor.
Lupita Nyong'o revelou ao The Hollywood Reporter que, após ganhar seu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por '12 Anos de Escravidão', a atriz Emma Thompson a ajudou quando sua síndrome do impostor estava no auge.
Tom Hanks, em uma entrevista ao NPR em 2016, disse: "Chega um ponto em que você pensa: 'Como cheguei até aqui?' Quando descobrirem quem eu realmente sou, um fraudador, vão tirar tudo o que eu tenho".
Kate Winslet, em 2009, disse ao The Mirror: "Às vezes eu acordo de manhã antes de ir gravar e penso que não posso fazer isso. Sou uma fraude. Estou lá pensando: 'Meu Deus, sou horrível e todo mundo vai perceber'. Escolheram a pessoa errada".
Margot Robbie, em uma entrevista à Glamour britânica em 2020, confessou: "Sempre quero fazer o melhor e acredito que posso fazer o melhor. Nunca houve um momento em que pensei que tinha conseguido. Tenho essa voz interior que está constantemente lutando por algo melhor".
Lady Gaga, em seu documentário para a HBO, disse: "Às vezes ainda me sinto como uma garota perdedora no colégio e só preciso me levantar e me dizer que sou uma superstar, e assim conseguir passar o dia e ser para todos os meus fãs o que eles precisam que eu seja".
Awkwafina, em uma entrevista à Harper’s Bazaar em 2021, confessou: "Sempre sinto a síndrome do impostor porque há muitas pessoas talentosas por aí, e é normal se comparar. Mas tento não deixar que isso me domine hoje em dia, porque trabalhei muito duro".