Selton Mello novelas: Conheça aqui!

Se você quer saber tudo sobre Selton Mello novelas, não poderia chegar em um lugar melhor!
Tempo de leitura: 5 minutos
O ator Selton Mello em um restaurante em São Paulo.

Desde criança, quando tinha apenas oito anos, Selton Mello fez a sua estreia na TV (1981), interpretando Sidney, um protagonista do seriado Dona Santa, exibido na Rede Bandeirantes. E a partir daí, sua carreira só decolou, não apenas como ator, mas dublador de filmes e diretor. Ficou um tempo afastado das telas, mas em 1992 retornou as novelas interpretando Bruno, em Pedra sobre Pedra, na Rede Globo.

Para você ficar por dentro de todas as novelas em que Selton Mello atuou, selecionamos aqui as principais, assim como quais papéis protagonizou!

 

Selton Mello novelas quando começou?

 

Quando o assunto é Selton Mello novelas, é importante saber como tudo começou.

Seu primeiro trabalho na TV ocorreu no ano de 1981, com apenas oito anos, no seriado Dona Santa exibido na Rede Bandeirantes, interpretando Sidney, um dos personagens principais.

Em 1983, também na Bandeirantes, na novela Braço de Ferro, viveu o papel de Raimundo. Em 1984, passou a trabalhar na Rede Globo, e nesse mesmo ano, atuou na novela Corpo a Corpo, interpretando Ronaldo Pellegrini. No ano de 1986, interpretou o papel do escravo Rafael, na primeira fase da novela Sinhá Moça.

Depois dessa novela, se afastou durante seis anos para se dedicar à carreira de dublador de filmes, e deu voz ao jovem Indiana do filme Indiana Jones e John Bender, do Clube dos Cinco, apenas para citar alguns.

 

Selton Mello novelas quais as principais?

 

Para você saber tudo sobre Selton Mello novelas, preparamos uma lista com as principais e o papel que o ator interpretou:

Pedra sobre Pedra (1992) no papel de Bruno;

Olho no Olho (1993) onde interpretou Juca;

Tropicaliente (1994), vivendo um dos protagonistas, Vitor Velasquez;

A Próxima Vítima (1995), interpretando Antônio Mestieri;

A Indomada (1997), no papel de Emanuel;

Força de um Desejo (1999), interpretando Abelardo Sobral.

 

Quais séries e minisséries Selton Mello participou?

 

Além de Selton Mello novelas, saiba que foi protagonista e atuou em várias séries, minisséries e filmes. Confira, a seguir, alguns que marcaram a carreira do ator:

O Auto da Compadecida (1999), que ao lado de Matheus Nachtergaele protagonizou o nordestino Chicó;

Série Invenção do Brasil (2000), série para comemorar os 500 anos do Brasil, interpretando Diogo Álvares Cabral;

Minissérie Os Maias (2001), no papel de João da Ega;

Filme Lavoura Arcaica (2001), interpretando André;

Os Normais (2003), no papel de Bernardo;

Longa Lisbela e o Prisioneiro (2003), vivendo Leléu Antônio;

Série Os Aspones (2004), atuando como o protagonista Tales;

Filme O Coronel e o Lobisomem (2005), onde viveu Pernambuco Nogueira.

A lista é longa, mas em 2006, estreou como diretor, dirigindo o curta-metragem Quando o Tempo Cair. Em 2011, o filme O Palhaço, onde foi protagonista, roteirista e diretor, lhe rendeu doze Grandes Otelos no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Seu papel como o terapeuta Caio, na série Sessão de Terapia no canal GNT (2012), fez tanto sucesso que a série se estendeu por mais duas temporadas. Em 2020, voltou como diretor e protagonista da série Sessão de Terapia, agora no Globoplay.

Também em 2020, após 23 anos afastado das novelas, Selton Mello foi escalado para viver Dom Pedro II, na novela das seis da Rede Globo Nos Tempos do Imperador. No entanto, em razão da pandemia de Covid-19, teve que ser adiada, estreando em agosto de 2021.

Pela sua atuação na novela, ele ganhou o Prêmio F5 de Melhor Ator do ano.

Tendo uma ideia melhor sobre Selton Mello novelas e suas atuações em filmes e séries, além é claro da carreira como autor e diretor, não é por acaso que Selton Mello é considerado um dos melhores atores de sua geração.

E sem falar sua participação no teatro: O Ateneu (1987), Os Meninos da Rua Paulo (1992), Zastrozzi (2003), sendo que nessa última peça atuou como ator, diretor e produtor.

 

Quais as premiações de Selton Mello?

 

Conhecendo mais sobre Selton Mello novelas, não seria surpresa alguma a quantidade de premiações e indicações que ele recebeu. Com uma carreira de tantos anos e tantos papéis, seria impossível listar todos os prêmios aqui. Por isso, vamos citar alguns:

2002 – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: melhor ator no filme Lavoura Arcaica;

2006 – Festival do Rio: melhor ator por sua participação em O Cheiro do Ralo;

2007 – Los Angeles Brazilian Film Festival: melhor diretor pelo filme Feliz Natal;

2008 – Prêmio Contigo! De Cinema Nacional: melhor ator em Meu Nome Não é Johnny;

2011 – Grande Prêmio Brasileiro de Cinema: melhor filme de ficção, melhor diretor, melhor ator, melhor roteiro original, melhor montagem de ficção pelo filme O Palhaço;

2021 – Prêmio F5: melhor ator de novelas em Nos Tempos do Imperador;

2022 – Troféu Internet: melhor ator nos Tempos do Imperador.

 

Agora que você sabe mais sobre Selton Mello novelas e outras atuações, vale a pena procurar nas plataformas de streaming algumas dessas novelas, séries e filmes. Assim, você poderá comprovar porque é um ator tão requisitado e considerado um dos mais competentes da sua geração!

 

Veja também
- Influenciadora diz ter 150 mil roubados em resort de luxo.

 

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Login