Como criar uma marca digital
- Caio Weber
- Atualizado: Domingo, 01 Setembro 2024 11:39
- Views: 7.204
Uma vez criada, o próximo desafio é mudar a sua marca digital de " invisível para visível". E isso nos faz pensar o quanto a vida está se tornando muito mais complexa a cada dia que passa. No passado tínhamos apenas uma marca para criar e manter. A "marca física", que é limitada pelo tempo e pelo espaço. Sua manutenção é constante, é algo que todos nós fazemos e é verdade que alguns são melhores nisso que outros. Você se levanta de manhã e executa atividades que podem incluir um banho rápido, o café da manhã, terminando com o 'ritual' de vestir-se para ir ao trabalho. Uma olhada no espelho e pronto, você está pronto para o mundo. Mas as coisas mudaram e hoje vamos descobrir como criar uma marca digital memorável.
Hoje temos a marca digital online para manter, nutrir e 'polir', para então, apresentar ao mundo, e isso não se restringe a uma localização geográfica, pois pode ser de uma amplitude enorme além de ter o poder de exercer comunicação de forma continua muito além do espaço-tempo.
Esta é sua "marca digital". O que podemos chamar de presença digital
O desafio hoje é tornar-se visível em um intrincado mundo digital, com gigabytes de informações e concorrência global na internet, e tanto faz se você é uma marca pessoal ou empresarial, a concorrência por visibilidade é enorme.
Ter uma marca digital, multi-canal, agora está se tornando obrigatório. Uma marca digital ou uma personalidade digital precisa ser publicada em sites, blogs, Facebook, Twitter e YouTube, Instagram e isso é apenas o começo.
A mensagem da marca digital precisa ser consistente e constante em uma grande variedade de plataformas. E plataformas digitais estão surgindo a todo o momento, como o Instagram, Pintrest, TikTok, Snapchat.
Isso requer uma gestão persistente e vigilante, tal como verificar o nosso e-mail de fazer login na nossa página do Facebook além das intermináveis e sistemáticas atualizações no Twitter. Um blogueiro precisa verificar quais assuntos outros blogs estão abordando, em seguida, analisar e aprovar os comentários em seus próprios blogs.
Outros estarão verificando quantos hits receberam durante a noite em seu canal do YouTube. Fãs e usuários do LinkedIn vão querer saber quais as interações mais interessantes estão em sua caixa de entrada. Se você está no TikTok, você vai querer verificar quantas pessoas viram seus vídeos.
Uma marca digital precisa de otimização constante para garantir que ela não foi "sequestrada" por spammers, scammers ou trolls. É um exercício de constante vigilância e gestão.
Como costumamos dizer "é complicado"
A ascensão da marca digital como ativo digital. Em uma 'economia' digital como esta em que estamos vivendo, não se pode achar que para uma marca ou um profissional de ponta, ter um site, ou apenas um blog publicado é o suficiente. Se você não é encontrado pelos motores de busca, então você pode muito bem ser invisível.
Em alguns setores até 90% de todas as decisões de compra começam com uma busca no Google. Hoje em dia até mesmo o Papa é uma palavra-chave classificada no Google.
Então, quais são os ativos digitais que você precisa criar, comercializar e gerir?
- Sites (incluindo blogs e lojas de e-Commerce)
- Presença ativa em redes sociais
- Conteúdos multi-mídia
- Ações mobile, incluindo aplicativos e sites móveis
- Bases de dados digitais, incluindo assinantes de sua lista de e-mail
O valor de construir e continuar a investir nesses ativos não pode ser subestimado. Em breve lojas on-line terão mais tráfego do que as lojas físicas tem hoje.
Marketing Digital
Uma vez criada, o próximo desafio é mudar a sua marca digital de " invisível para visível ", para que os prospects (leads) e clientes possam encontrá-la, ler e ver o seu conteúdo e, em seguida, comprar seus produtos e serviços. A criação de uma marca digital não deve ser "iniciada e esquecida", como acontecia em um passado não muito distante.
Campanhas de sucesso exigem estratégias e táticas de marketing digital que devem ser multi-canal. Estas estratégias incluem:
- Search Engine Optimization (SEO)
- Publicidade digital paga (o que inclui Facebook Ads e Google Adwords)
- Marketing de redes sociais
- E-mail Marketing
Uma boa estratégia de marketing para uma marca digital não pode mais confiar em apenas um canal, ou mesmo míseros dois canais, porque seu público-alvo está, em grande parte disperso em várias 'plataformas digitais'.
Gerenciamento e Monitoramento da Marca Digital
Marketing multi-canal requer as ferramentas, know-how e plataformas para que se possa medir o sucesso ou o fracasso das campanhas. Um gerente de marketing de uma marca deve analisar e querer saber o que está sendo dito sobre sua "Marca" para se proteger de desastres de relações públicas que podem destruir uma reputação em horas ou em poucos minutos, afinal de contas estamos na era da comunicação em tempo real e isso significa a possibilidade de uma potencial catástrofe na velocidade de um tweet.
Gestores de redes sociais precisam manter e monitorar "Trend Topics" em plataformas como o Twitter e também outras redes para ver o que está acontecendo no mundo online e talvez tirar proveito disso.
Esse monitoramento pode ser em feito em casa mesmo ou por empresas terceirizadas, especialistas em monitoramento de redes sociais. Agências de publicidade precisam saber quais são as taxas de cliques em campanhas de banners patrocinados. Muitas ferramentas e competências são necessárias para gerenciar o processo de proteção e manutenção de uma marca digital, e este é um processo contínuo e ininterrupto.
E você? Já descobriu a importância da criação da sua marca digital? Quão importante ela é para o seu negócio e marca neste momento? Você utiliza estratégias de marketing para sua marca digital? Quais os canais que mais funcionam para sua marca?
Veja Também
- Como construir sua marca pessoal com conteúdo em 3 passos simples