Tecnologia

Como construir sua marca pessoal com conteúdo em 3 passos simples

Pode até parecer apenas um monte de trabalho extra para você mas a verdade é que se você dedicar-se a construir sua marca pessoal no meio digital isto poderá lhe render grandes oportunidades, tanto profissionais quanto na vida pessoal.

O que você está fazendo na verdade é criar uma poderosa ferramenta de marketing, não só pessoal mas também para sua empresa, se você for um empreendedor. E essa é uma tarefa que pode ser muito empolgante e divertida.

Veja como isso acontece:

1- A coisa mais básica para profissionais do meio digital

2- Use o poder do social

3- Quer mudar o resultado? Então mude sua perspectiva

Vamos analisar algumas atividades de construção de marca que são muito simples, são coisas que já fazemos diariamente enquanto estamos online e nem sequer nos damos conta, a diferença é que normalmente não temos a intenção de construir nada, apenas interagimos de forma aleatória sem objetivo, e é justamente isso que precisamos mudar para construir uma marca pessoal.

1- A coisa mais básica para profissionais do meio digital

 Sabe aquele blog que você costuma frequentar, pois é, que tal começar a interagir fazendo comentários relevantes sobre os posts que você lê? Isso fará com que você entre em contato com pessoas que expõem suas opiniões usando esse tipo de veículo de interação, é uma ótima maneira de estar no meio de discussões importantes para o segmento de mercado onde você atua.

Mas é claro que nem precisamos mencionar para ficar longe de comentários ridículos como: "ótimo post, parabéns", ou "Bom trabalho", mostre que você tem algo a dizer e desta forma torne-se um influenciador, tome partido, ninguém gosta de pessoas que ficam em cima do muro, tentando agradar aos dois lados, ou que nunca dizem nada, mas quando dizem, não passa de comentários vagos.

Veja Também:
Tentando distribuir seus artigos? O GuestPosts pode te ajudar.
Como criar uma marca digital

Apenas 1% das pessoas que frequentam blogues leem os comentários e são justamente estes os formadores de opinião, eles usam esses comentários para buscar inspiração para criarem seu próximo conteúdo.

E é deste seleto time que você deve fazer parte, use os comentários para envolver as pessoas, para ensinar-lhes algo novo, e jamais banque o bajulador, pessoas que tem algo a dizer não se deixam levar por elogios, elas procuram algo mais nos outros, elas procuram opinião, posicionamento, afinal é desta forma que você realmente pode conhecer alguém.

Esta é a melhor maneira de chamar a atenção para você mesmo.

2- Use o poder do social

Envolver-se em debates com pessoas influentes do seu meio é um grande começo. Através de canais de redes sociais é possível se aproximar de pessoas realmente importantes da maneira mais natural possível.

Você pode conversar com o CEO de uma grande empresa, que talvez não atenderia uma ligação sua, mas que numa rede social poderá ser todos ouvidos, porque é justamente para isso que ele está ali, está garimpando ideias, novas abordagens para temas que domina.

Escolha com o maior cuidado as pessoas que você deseja seguir nas redes sociais, de nada adianta perder tempo com quem não tem nada a dizer, da mesma forma não espere que outros seguirão à você se perceberem que VOCÊ não tem nada a compartilhar.

Outra questão muito importante, nunca perca a oportunidade de se fazer notar, apenas clicar no like não basta, se você tem um objetivo maior do que só gastar seu tempo online, comece a expôr suas opiniões.

Se seu interesse é aprender, faça perguntas;

Se suas opiniões são diferentes, compartilhe;

Se você tem uma visão mais ampla ou simplesmente diferente do que está sendo exposto, compartilhe isso também;

E nunca perca a oportunidade de interagir com pessoas das quais você pode obter conhecimento relevante.

3- Quer mudar o resultado? Então mude sua perspectiva

Não pense que desenvolver conteúdo online é pura perda de tempo, ou uma tarefa enfadonha. Se o retorno de suas interações online não está sendo o que você espera, saiba que você pode estar perdendo grandes oportunidades.

Desenvolver uma marca pessoal é obter exposição e mostrar às pessoas que você é acessível, aí entra o aspecto social do meio digital, e você pode usar isso para melhor como indivíduo ao conhecer pessoas inteligentes que são tão apaixonadas pelo que fazem quanto você.

Quando dominamos a arte de criação de conteúdo relevante, não só desenvolvemos nossa marca pessoal mas ganhamos reconhecimento, algo que é muito mais valioso do que apenas exposição.

 

Luis Carlos Weber
Author: Luis Carlos WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
Editor do eZoop! Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta das novas tecnologias. Sempre com um novo projeto na cabeça.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo